espaços confinados nr33

Descubra o que diz a Norma de Espaço Confinado NR33 e entenda qual sua importância e o motivo de ser obrigatória para o funcionamento de Desentupidoras.

Todos sabemos que quando o assunto diz respeito a segurança do trabalho, é de suma relevância que se tome todos os devidos cuidados para evitar que possíveis acidentes aconteçam.

Em função disso, a Constituição Federal estabelece uma série de normas de saúde, segurança e higiene, a fim de garantir que todos os trabalhadores possam estar assegurados durante o exercício de sua profissão.

Você também vai gostar de saber: “Protocolo para Troca de Tubulações | AJAX Soluções”

O que é a NR33?

O Ministério do Trabalho expediu a NR-33 com a finalidade de garantir a segurança de operários que precisam trabalhar em espaços confinados.

Isto é, todo e qualquer local, cuja estrutura não foi projetada para a circulação humana rotineira, pode ser considerado “confinado”, devido sua limitação de entrada e saída – bem como, devido à quantidade limitada de oxigênio e ventilação no perímetro.

A norma regulamentador (NR33) prevê:

“(…) estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços”.

Exemplos de espaços confinados:

  • Tubulações de esgoto;
  • Tanques e reservatórios de água;
  • Galerias para canalização de água;
  • Silos de Armazenagem;
  • Fornos e Caldeiras;
  • Secadores e Reatores;
  • Locais de tingimentos e misturadores;
  • Entre alguns outros ambientes apertados.

Espaço Confinado NR33

Medidas Essenciais a Serem Tomadas por quem Trabalha em Espaços Confinados

A saber que a norma estabelece algumas medidas que devem, obrigatoriamente, serem tomadas por quem exerce tal função, resolvemos listá-las, a fim de garantir que você entenda tal importância:

Permissão de Entrada de Trabalho (PET)

Neste caso, estamos nos referindo a um documento por escrito, que precisa conter diversas medidas de controle relacionados à entrada e execução do trabalho que será realizado no espaço confinado.

Sendo assim, nesse documento todas as informações sobre salvamento em caso de emergência, precisam estar relatadas.

No PET é necessário preencher data, hora, início e fim do trabalho. Lembrando que a cada nova realização do trabalho, é preciso atualizar o documento.

Equipamentos de Ventilação, Medidores de Oxigênio e de Resgate

Todo funcionário que for trabalhar em espaços confinados precisa estar munido de equipamentos de ventilação.

Além disso, é preciso contar que os equipamentos de resgate serão de fácil acesso. Dessa forma, em caso de emergência, o resgate pode ser feito de forma segura e imediata.

Sinalização e Isolamento da Área

Outra ação de grande relevância que precisa ser respeitada é a Sinalização e o Isolamento da Área.

Portanto, todos que circulem em volta do local, precisam estar cientes de que algo está ocorrendo ali, a fim de evitar possíveis acidentes.

Equipamentos Medidores de Gases e Vapores Tóxicos e Inflamáveis

Geralmente, existe uma enorme quantidade de gases e vapores tóxicos em locais de confinamento e por isso, o risco de explosão e incêndio é muito alto.

Nesse sentido, para evitar qualquer tipo de acidente relacionado a gases inflamáveis, a equipe precisa estar munida de equipamentos que mensurar os níveis de gases e vapor.

Como a Norma Regulamentadora, NR33 Protege o Trabalhador?

Muitas das regras presentes na norma visam zelar pela saúde dos colaboradores. Por isso, existem ações que devem ser tomadas tanto pelo empregado quanto pela empresa responsável pelo mesmo.

Como por exemplo, o empregado deve ser submetido a exames médicos específicos, ou seja, condizentes às funções que irá realizar.

Além disso, a empresa precisa esclarecer no ato da contratação, quais os riscos e obrigações do trabalhador, no momento da execução de suas tarefas.

Em suma, a norma regulamentadora de Espaço Confinado NR33, protege o trabalhador, diante das condições que devem ser oferecidas para ele, antes, durante e depois do serviço executado.

Portanto, a empresa fica responsável por garantir a segurança de todos os envolvidos, oferecendo equipamentos, qualificação, proteção e, auxílio necessário em caso de acidentes.

A família dos trabalhadores também devem ser assistidas, sobretudo, em caso de acidente e/ou morte.

Leia também: “Desentupidora 24 Horas: Emergência Não Tem Hora”

Como é Realizada a Qualificação do Trabalhador?

Todo trabalhador precisa ser orientado e qualificado, antes de iniciar suas funções de confinamento. Nesse sentido, fica sendo obrigatória, a certificação dos operários, o que por sua vez, deve ser oferecida pela empresa responsável pela execução do serviço.

Dentro do conteúdo programático de capacitação, o trabalhador deverá aprender sobre:

  • Definições;
  • Reconhecimento, avaliação e controle de riscos;
  • Funcionamento de equipamentos utilizados;
  • Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho;
  • Noções de resgate e primeiros socorros.

Após o término do treinamento, o trabalhador deverá receber um certificado com nome, data e local de realização.

Além disso, o documento precisa conter uma descrição do que foi aprendido, bem como, da carga horária e especificação do tipo de trabalho e do espaço confinado.

É necessário que haja a assinatura do técnico e do instrutor responsável pelo treinamento. Dessa forma, o documento estará validado.

Espaço Confinado NR33: Certificação Obrigatória para Desentupidoras

Mas, agora que você já conhece a NR33, por que ela é uma norma obrigatória para quem trabalha em Desentupidoras?

Bom, evidentemente que pessoas que trabalham com tubulações, dutos, encanamentos no geral, fossa e rede de esgoto, precisam estar qualificados para tal. Afinal, do contrário, corre um enorme risco de acidentes acontecerem, de uma maneira sem precedentes.

Além disso, as desentupidoras realizam a limpeza e manutenção de caixas d’água, que por sua vez, necessitam que os funcionários entrem dentro do recipiente para efetuar o serviço.

Existem muitas outras situações de risco que colocam em evidência a necessidade de ter qualificação profissional para a realização de serviços como desentupimento, limpeza e manutenção de recipientes e fossa, caça vazamentos, entre outros.

A boa notícia é que a Desentupidora AJAX conta com a certificação da NR33 e por isso, está apta a desempenhar qualquer uma dessas obrigações.

Se você está localizado(a) no estado de São Paulo, fale conosco!

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP