Como é uma casa de cupim?
Como é uma casa de cupim?

Para saber como é uma casa de cupim é primeiro necessário conhecer esses animais, seus hábitos de vida e então suas formas de organização. Isso porque, cupins são animais sociais, que se apresentam em grandes colônias ordenadas em torno de um rei e uma rainha.

Ademais, há variações e diversidade na casa de cupim, uma vez que não apenas aquela grande montanha de terra pode ser sua morada. Em habitações humanas a casa de cupim pode surgir dentro das mais variadas mobílias e saber como combatê-los é fundamental.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre como é uma casa de cupim e algumas maneiras de enfrentá-los!

Os cupins e sua organização social

No ambiente natural a casa de cupim representa-se bem por aqueles grandes montinhos de terra empilhada, bem semelhantes ao pão-de-açúcar. Normalmente, vê-se e reconhece-se essas estruturas em pastos com grande facilidade, uma vez que destoam da paisagem verdejante. Cada uma destas compões uma colônia desses insetos.

Essas colônias possuem organização e boa estruturação e cada indivíduo desempenha seu papel na manutenção da colônia. Um aspecto interessante sobre essa hierarquia social é que a colônia se origina em torno de um único casal de insetos, ao qual chamamos de rei e rainha.

Ademais, como toda sociedade, a colônia passa por ciclos. Assim, nessas épocas é possível que surjam outras colônias derivadas de pares que se encontram durante a revoada e juntos seguem para formar uma nova casa de cupim.

Indícios da infestação

Entre os primeiros indícios de que sua residência pode, em breve, também virar uma casa de cupim são os rastros da revoada. Esses rastros são as famosas asinhas que caem desses insetos após o período. Sem as asas, às vezes são tranquilamente confundidos com formigas e assim terem sossego para se instaurar em sua casa.

Dessa forma, os próximos sinais você observará serão as sujeirinhas nas proximidades de mobílias feitas de madeira, por exemplo. Essas sujeirinhas são um indicativo de que ali tem uma casa de cupim e seu aparecimento é tão discreto quanto o momento em que esses insetos se instauram. Isso porque, essa sujeira são dejetos que a nova colônia expele e não aparecem em alta frequência.

Medidas para prevenção e combate desses insetos

A primeira coisa para evitar que sua residência abrigue uma casa de cupim é reconhecer a época de revoada e tomar medidas antes que o problema se instaure. Com isso, ações preventivas como o uso de telas nas janelas e panos em frestas das portas, bem como mudança nos hábitos podem ser bons primeiros passos. Mas nem sempre é possível adequar todos esses fatores e por vezes podem ser ineficientes. Dessa forma, pode-se tomar outras medidas, como o auxílio especializado.

Empresas dedetizadoras podem oferecer o serviço de prevenção ou mesmo combate através do emprego de ferramentas de última geração. Uma das grandes vantagens desses serviços é a praticidade e o baixo risco para os moradores da casa.

Além disso, o uso desses cupinicidas não perturba a ordem do lar, tornando dispensável grandes mudanças de hábitos dos moradores e animais de estimação. Por fim, essas empresas oferecem a segurança e a eficiência que métodos caseiros ou comercialmente disponíveis não ofertam. Dessa forma, garantindo a integridade de mobílias e outros componentes da casa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como é a casa de cupim é importante buscar ajuda para evitar problemas decorrentes da infestação. Medidas caseiras para combater esses animais são desencorajadas e a melhor forma é o auxílio especializado que utilizará de ferramentas eficientes e seguras para controlar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP