Muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios que são até comuns, mas incomodam muito. Por exemplo, rinite ou sinusite. Ou ainda com aqueles problemas um pouco mais graves, como a asma, que exigem maiores cuidados. O que todos eles têm em comum é o que pode causá-los ou piorá-los: bactérias, fungos, vírus, ácaros. Mas a sanitização pode te ajudar com isso! Saiba como, lendo o artigo abaixo!
O que causa as alergias
As alergias não têm época para acontecer e muitas coisas podem causá-las: o acúmulo de poeira em locais isolados (pode ser atrás do guarda-roupas, por exemplo), o mofo nas paredes, que costuma acontecer em épocas chuvosas, os ácaros que juntam em cobertores e roupas de cama.
Dentre tantos outros. Assim, qualquer lugar pode ter um alérgeno que disparará as alergias de pessoas mais sensíveis. Mas a sanitização pode resolver esse problema. Continue acompanhando o artigo para saber como!
Como funciona a sanitização de ambientes
A sanitização é um procedimento que vai além da higienização, que é uma limpeza mais superficial. Esse procedimento visa a eliminação quase completa de vírus, ácaros, bactérias e outros. Por isso, durante a pandemia, esse processo foi obrigatório em diversos estabelecimentos.
Isso acontece mediante a aplicação de um produto químico que cria, onde ele cai, uma película de proteção. Assim, os agentes causadores de alergias não conseguem se estabelecer ali, nem se reproduzir. Todo o processo é feito por especialistas, com produtos autorizados por agências reguladoras.
Além disso, a sanitização é totalmente segura, por isso as pessoas podem conviver no ambiente normalmente, assim como os pets, apenas após poucas horas. Essas horas são necessárias para que os produtos aplicados sequem.
E não há que se preocupar com esses produtos com relação a incêndios, uma vez que eles não são inflamáveis. Portanto, se você tem alergia, a sanitização pode te ajudar com isso de forma rápida e simples.
O procedimento de sanitização que mais ajuda a evitar alergias
Pode-se realizar sanitização tanto em superfícies, como de forma mais profunda, em estofados e colchões de um local. Nesse caso, o procedimento remove o ácaro completamente, que é o principal causador de alergias respiratórias. Também é possível realizar o procedimento em locais como o ar-condicionado, onde se acumula muita poeira, portanto, muitos ácaros.
Qual é o procedimento de preparo
O procedimento de sanitização não exige nenhum preparatório específico, mas as pessoas que moram no local não podem permanecer nele durante a execução do procedimento.
Entretanto, como ele é feito por partes, de cômodo em cômodo, há a possibilidade de as pessoas ficarem nos cômodos nos quais o procedimento não está sendo realizado. Dentro de poucas horas, as pessoas poderão usar o local normalmente.
Por quanto tempo o procedimento dura
O tempo pelo qual o procedimento continuará fazendo efeito depende de vários fatores. Por exemplo, o tamanho do local, a quantidade de pessoas que convivem nele, dentre outros. A depender deles, o efeito do produto pode durar mais, ou menos.
Entretanto, o tempo geralmente recomendado para repetir o procedimento é dentro de três meses. Assim, é possível evitar reações alérgicas causadas pelo ambiente poque a sanitização pode te ajudar com isso. Além disso, adotar medidas de limpeza diárias ajuda a fazer com que o procedimento dure mais.
Onde a sanitização pode ser feita
Não há locais nos quais a sanitização seja proibida. Portanto, ela pode ser feita em condomínios residenciais, em hospitais, espaços comerciais, academias e eu muitos outros. O procedimento é simples e vale a pena pela saúde, bem-estar e segurança que ele traz.