O sistema de captação da chuva pode resultar em até 50% de economia na conta de água do consumidor! Confira mais um conteúdo da série AJAX informa!
A ONU (Organização Mundial da Saúde) garante que em até 2050, dois terços de toda a população mundial sofrerá com a escassez de água. Ou seja, isso representará muito esforço e empenho das autoridades e dos cidadãos, no que se refere ao tratamento de água potável.
No entanto, não se pode esperar chegar até lá para começar a prevenir o problema.
Dentre algumas das medidas cabíveis, e que já estão sendo adotadas por milhares de pessoas em todo o mundo, temos:
- Tomar banho dentro de 5 a 10 minutos no máximo;
- Economizar água nas repartições comuns dos prédios e condomínios;
- Lavar louça com o uso restrito de água (utilizando-a apenas para enxaguar os utensílios;
- E instalar um sistema de captação da chuva para reaproveitar a água em casas e comércios.
Como funciona o sistema de captação de água da chuva?
Assim como o próprio nome já sugere, o sistema de captação da chuva é uma prática sustentável de economizar água de maneira consciente!
O que é um sistema de captação de água?
O sistema de captação de água da chuva, também pode ser chamado de cisterna.
Ele é definido pela construção de um reservatório que capta e armazena a água da chuva. A ideia é que haja um reaproveitamento para uso restrito doméstico.
Como funciona a cisterna?
O funcionamento da cisterna consiste em levar a água da chuva para dentro das calhas, e em seguida, escoa para um filtro. A finalidade do filtro é eliminar toda e qualquer impureza e sujidade, como folhas, pequenos insetos etc.
Existe um objeto chamado “freio d’água” que impede a agitação do conteúdo interno na cisterna, evitando que haja uma contaminação sólida em meio a água que será reutilizada.
A água da cisterna é potável?
Nenhuma água obtida pela chuva pode ser considerada potável, exatamente pelo fato de que, sujidades como fuligem, sulfato e amônio possam adentrar no líquido, contaminando a substância. Portanto, a água da cisterna não é recomendada para consumo humano!
Mas, nada impede que essa água seja utilizada para afazeres domésticos. Na verdade, esse é o intuito de instalar uma cisterna em casa ou em seu centro comercial. A água da chuva pode ser usada para lavar carro, quintal, calçadas, vaso sanitário, varanda etc.
Como é feita a instalação da cisterna?
A fim de evitar a incidência de luz solar, em sua grande maioria, as cisternas são enterradas, sobretudo, àquelas que são de grande porte. No entanto, existem muitos modelos de cisternas pequenas, que atendem a população como um todo. Nesse caso, elas não precisam necessariamente serem enterradas. E a boa notícia, é que elas possuem um excelente custo-benefício!
Ao mesmo tempo que as cisternas ficam localizadas em solo. E assim que enchem seu recipiente, todo o excesso de água é automaticamente descartado por um sifão associado a tubulação de água pluvial.
Com efeito de captar a água que fica no interior da cisterna, existe uma bomba somada a um conjunto de sucção, que por sua vez, leva a água para uma caixa localizada na parte superior da cisterna. É lá que acontece a filtragem, garantindo que ela fique mais limpa.
AVISO: Jamais instale uma cisterna no encanamento da casa, assim você evita que a água chegue perto das torneiras que são utilizadas para o consumo humano.
Vantagens de usar um Sistema de Captação da chuva
- Em primeiro lugar, ao instalar esse sistema em sua casa você está agindo a favor do meio ambiente, pois essa é uma prática ecologicamente correta;
- Você contribui com a luta contra a escassez hídrica;
- É possível ter uma cisterna em qualquer tipo de ambiente, seja rural, urbano, comercial, etc;
- Sua economia será de 50% em relação ao gasto atual de água;
- O sistema suporta diversas capacidades, ou seja, sua cisterna poderá ser de até 16 mil litros se necessário;
- Esse tipo de sistema é capaz de conter enchentes, pois armazena parte da água que iria para rios e bueiros.
Cuidados essenciais com sua cisterna
- Para àqueles que querem ter uma cisterna em casa, é preciso realizar a manutenção regular. A vantagem é que para isso, vale a pena contratar uma desentupidora e dedetizadora, assim, será mais fácil garantir que as calhas sempre fique limpas e livre de roedores e outros animais;
- O recipiente deverá ser limpo periodicamente, isso garante que ela fique em boas condições de uso sempre;
- Procure por uma cisterna com filtro anti-UV 8 ou ainda, faça uma de alvenaria (concreto). Esse é o meio mais seguro de garantir que sua água seja devidamente filtrada;
- Além disso, o SIAS informa que não é permitido utilizar as primeiras águas da chuva. O ideal é que isso seja feito após a primeira leva.
Com o propósito de conscientizar e agir e prol a um mundo melhor, moradores de São Paulo criaram o Movimento Cisterna Já – que funciona como um auxílio em momentos de crise hídrica na região. Nesse sentido, ocorre uma capacitação de quem deseja fazer parte dessa revolução necessária!
A AJAX Dedetizadora e Desentupidora é a favor de políticas públicas e ações sociais que viabilizem esse tipo de projeto. Porquanto, a qualquer sinal de problemas com suas tubulações, rede de esgoto, fossa séptica e outros, fale conosco! Nós ligamos para você!
Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe em seu Facebook!