Riscos da limpeza de fossa mal feita! | Ajax Desentupidora
Riscos da limpeza de fossa mal feita! | Ajax Desentupidora

Limpar a fossa adequadamente é fundamental para a manutenção da higiene do local, especialmente considerando que os locais onde há fossa são aqueles onde não há rede de esgoto. Além disso, há riscos da limpeza de fossa mal feita que você não quer correr!

Para saber quais são esses riscos, continue acompanhando este artigo!

Acúmulo de gases tóxicos

A ação da fossa séptica para separação dos dejetos da água acumula alguns gases tóxicos. Por isso, quando a limpeza de fossa é mal feita, esses gases continuam se acumulando e eles são perigosos para a saúde humana.

A toxicidade desses gases leva a sintomas como dores de cabeça, falta de ar, enjoo e outros sintomas leves. Mas ela também pode causar fortes intoxicações, que levam as pessoas ao óbito.

Tudo isso acontece apenas com a inalação desses gases. Por isso é fundamental contar com especialistas para limpar a fossa, de forma que eles façam um trabalho eficiente e seguro.

Atração de pragas urbanas

O cheiro da fossa e o acúmulo de dejetos, naturalmente, atrai pragas urbanas até o local. Por exemplo, ratos, baratas, moscas e outras. Essas pragas ficam na região próxima da fossa, podendo adentrar a residência.

A sua presença é preocupante porque, como é de conhecimento popular, esses animais e insetos transmitem uma série de doenças.

Eles andam pelos esgotos e dejetos e depois levam microrganismos por onde passam, espalhando rastros perigosos deles pela casa e nas proximidades.

Danos nas estruturas da fossa

Limpar a fossa exige conhecimento técnico e uso de equipamentos apropriados. Quando a limpeza é mal feita, ou feita por amadores, isso pode gerar danos à estrutura da fossa e prejudicar o seu funcionamento. Por exemplo, rachaduras ou colapsos.

A consequência disso é que o funcionamento da fossa é prejudicado e ela não cumpre mais o seu papel de purificar a água e separá-la dos dejetos.

Contaminação da água

Quando a limpeza da fossa é mal feita, gerando rachaduras, é inevitável que haja vazamentos dos dejetos por elas. Dessa forma, eles acabam por contaminar tudo ao redor, inclusive os lençóis freáticos.

Justamente por causa desse risco é que existem leis ambientais a serem seguidas, de forma que o descarte deles seja feito de forma correta.

E, quando não há a limpeza adequada da fossa, o proprietário da fossa é responsável por esses danos ambientais. Isso pode gerar multas e até prisão.

Entupimento

A limpeza de fossa, quando feita de forma inadequada, provoca o entupimento do seu sistema, o que leva ao comprometimento do seu funcionamento. Quando há o acúmulo de resíduos sólidos na fossa, ela não consegue mais receber os dejetos, nem decompor o que já estava nela.

Se não houver solução imediata para o problema, podem acontecer vazamentos e acúmulo de resíduos próximos à fossa.

A consequência, nesse caso, é o acúmulo de gases tóxicos e a atração de pragas urbanas, como já falamos anteriormente.

Mau cheiro

O mau cheiro é uma das consequências da limpeza de fossa mal feita mais desagradáveis. Isso porque, ao contrário dos outros riscos que se corre ao fazer limpeza amadora, esse é o mais perceptível.

O mau cheiro não fica apenas onde está a fossa, mas pode adentrar a residência, fazendo com que tudo ali pareça cheirar mal. Assim, fica difícil realizar as atividades rotineiras, como comer, ou mesmo receber visitas.

Como lidar com a fossa suja

Para realizar a limpeza de fossa, o ideal é contratar uma empresa especializada, que possui os equipamentos adequados para realizar o procedimento e conta com profissionais devidamente treinados, para fazê-lo de forma segura e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP