Limpar a caixa d’água é muito importante porque através da água uma série de doenças podem ser transmitidas. Por isso, é importante saber qual o tempo para limpeza da caixa d’água e manter na sua agenda o dia de chamar a empresa especializada.
Quando não se realiza a limpeza, a caixa d’água pode ter sua água contaminada. Isso acontece porque diversos materiais contaminantes invadem a água pelas frestas e ali se acumulam. Portanto, é uma questão de higiene e saúde.
Quais são as contaminações que acontecem pela água
Antes de saber qual o tempo para limpeza da caixa d’água é preciso conhecer a fundo os riscos de não realizá-la. Por isso, conheça uma série de doenças que afetam pessoas através da água contaminada:
- Disenteria bacteriana
- Febre tifoide
- Leptospirose
- Esquistossomose
- Dengue (não acontece pela ingestão, mas favorece o aparecimento dos mosquitos e sua proliferação.
- Rota vírus
É importante lembra que essa é uma lista bastante reduzida de todas as doenças que podem acometer as pessoas através da água. Na verdade, existem centenas delas.
Quando realizar a limpeza da caixa d’água
Agora que você já sabe como é importante realizar a limpeza da caixa d’água, deve saber qual o tempo para limpeza da caixa d’água:
O ideal é que a limpeza da caixa d’água se dê a cada seis meses, uma vez que neste tempo se acumulam muitos materiais contaminantes no seu piso, parede, entram insetos pelas frestas e outros.
Quando eles contaminam a água, inevitavelmente ela desce pela tubulação, gerando a contaminação das pessoas que com ela têm contato. Portanto, a limpeza deve ser realizada de modo a preservar a sua e a saúde da sua família.
É possível realizar a limpeza sem ajuda de profissionais?
Sim! Agora que você já sabe qual o tempo para limpeza da caixa d’água, poderá realizá-la sempre que necessário. E é possível fazer isso sem contratar profissionais. Entretanto, é bom que você siga um passo-a-passo corretamente para não danificar as estruturas dela. Além disso, também é importante cuidar para que não restem nela vestígios da limpeza que prejudicarão a sua saúde depois, como água sanitária, por exemplo.
Portanto, se você não tem segurança de como realizá-la, é mais seguro, rápido e confiável fazer a limpeza com uma empresa especializada. Mas, se mesmo assim você quer tentar, veja abaixo um passo-a-passo resumido, para se preparar para o processo:
1 – Feche o registro localizado na caixa d’água.
2- Desativa a boia automática, amarrando-a para cima.
3- Esvazie quase todo o seu reservatório, deixando cerca de 10 cm apenas para realizar a limpeza. Não esqueça de fechar a saída visando impedir que a água suja passe pelo cano.
4 – Utilize escovas e esponjas para caprichar na limpeza do reservatório. Jamais utilize qualquer tipo de químicos: eles podem contaminar a sua água!
5- Retire toda a água que você utilizou para a limpeza utilizando para isso baldes, vasilhas, panos e o que achar necessário para removê-la completamente.
6- Encha novamente a caixa d’água, mas apenas um pouco. Cerca de 50 cm já o suficiente. Em seguida, adicione água sanitária lá dentro, lembrando sempre de utilizar a proporção de 1 para mil, ou seja, de 1 L de água sanitária para cada 1.000 L de água.
7 – Aguarde duas horas para que a água sanitária faça efeito e depois disso, remova novamente toda a água. É fundamental remover toda ela porque não pode haver vestígios e resíduos da água que ficou armazenada, sob pena de fazer mal à sua e a saúde da sua família.
Se for muito difícil, já sabe: contrate uma empresa especializada!