Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Qual a diferença de lacraia e tesourinha?

Qual a diferença de lacraia e tesourinha?

Há apenas uma pequena diferença entre a lacraia e a tesourinha. Mas em geral, são duas formas de chamar os mesmos insetos. Entretanto não apenas assim essa praga urbana é chamada: pode ser bicho-da-lenha, rapelho, bicha-cadela, dentre outros. E o nome tesourinha se dá por causa da sua cauda que parece ser formada por uma pinça, ou por uma tesoura.

Existem inúmeras tesourinhas dessa mesma espécie e elas todas acabam por receber este nome popular por conta da sua cauda. A lacraia é uma delas. E a principal diferença entre ela e a tesourinha comum você saberá mais a frente.

Para entender mais sobre esse inseto, seus hábitos, onde ele pode aparecer e quais os perigos ele representa para a vida humana, continue acompanhando este artigo!

Onde a tesourinha gosta de viver

Esse inseto possui hábito noturno, por isso não é costume vê-lo durante o dia. A pinça que sua calda forma é muito importante para sua sobrevivência porque através dela o inseto consegue sobreviver se defendendo ou atacando predadores. Geralmente, a pinça dos machos é maior que a das fêmeas e também apresentam formato curvo. Já nas fêmeas, esse formato é reto.

Essas pragas urbanas gostam de ambientes bem úmidos, apesar de conseguirem se desenvolver em ambientes frios, ainda que não da mesma forma. Geralmente, elas se alimentam de animais vivos e por isso estão com frequência perto da carcaça de insetos. Além disso, a tesourinha também se alimenta de plantas.

A tesourinha é venenosa?

Apesar do seu aspecto assustador que pode levar ao susto quando a encontram, na verdade esse inseto é completamente inofensivo. Isso não significa que sua picada (ou beliscão com a pinça) não doa, e sim que ela não gerará mais problemas.

Isso porque não há veneno no inseto como há em outros como o escorpião por exemplo. Geralmente, a reprodução desses insetos é demorada e por isso ele não costuma ser um grande problema, mas pode acontecer.

Portanto, ao ser picado por uma tesourinha simplesmente cuide da ferida como se qualquer outra. Lave-a bem e utilize antissépticos para não inflamar. Já a picada da lacraia, que é uma espécie de tesourinha, é sim venenosa. Entretanto, não há com o que se preocupar mesmo assim porque o seu veneno é muito pouco nocivo para os humanos!

Como evitar essa praga urbana na sua casa

Primeiro, não deixe nada espalhado ou jogado pela casa. Tudo que a tesourinha puder utilizar para se esconder, ela usará. Portanto, roupas, papéis e outros devem ser guardados para não virarem esconderijo do inseto.

Além disso, como ela se alimenta de folhas e plantas, é muito importante verificar suas plantas constantemente. Elas podem não apenas se esconder nelas como encontrar vasta fonte de alimentos.

Caso você encontre uma tesourinha em suas plantas, fique de olho pois podem surgir outras. Para limpá-las, utilize apenas água e detergente nas folhas. Cheque sempre tanto as plantas que você tem dentro de casa, como aquelas que estão no jardim ou área externa.

Como foi mencionado acima, a tesourinha gosta de um ambiente bastante úmido. Por isso, o ideal é manter a casa sempre bem ventilada para não correr o risco de que ela encontre ambiente propício para procriar.

Por fim, mantenha a sua casa sempre limpa e conte com uma dedetização para realizar controle de pragas sempre que achar necessário. A dedetização é um procedimento seguro e eficaz que manterá não só a tesourinha longe da sua casa como qualquer outro tipo de praga urbana. E o seu resultado perdura por muito tempo.