Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Percevejo de cama: O que atrai e como prevenir? AJAX Soluções

Percevejo de cama: O que atrai e como prevenir? AJAX Soluções

Problemas com percevejo de cama? Entenda o que atrai esses insetos e saiba quais os melhores métodos de prevenção.

Embora possam parecer inofensivos, o fato de serem animais hematófagos, ou seja, são animais que se alimentam de sangue – fazem dos percevejos insetos bastante indesejáveis.

Além disso, os locais em que se abrigam são bem assustadores, afinal, em sua maioria, ficam em camas, sobretudo, de hotéis e pousadas.

Mas, por que o percevejo de cama é tão nocivo?

Esses insetos costumam picar os humanos, que por sua vez, passam a sofrer com uma coceira intensa que pode durar até duas semanas.

Outro aspecto que incomoda, é o fato de serem facilmente transportados por nós, pois podem ser levados através de bagagens, roupas e até mesmo, móveis.

Considerados pragas urbanas por sua reprodução intensa, podem causar uma infestação alarmante, e como resultado disso, é preciso fazer uma dedetização residencial no local afetado.

percevejo de cama

O que atrai percevejo de cama?

Decerto a grande maioria de nós acredita que a poeira seja o maior atrativo para esses animais, mas além disso, o calor associado a sujeira dos ambientes, e claro, o sangue – são quem recebe maior atenção dos insetos.

A seguir, confira uma lista com tudo o que atrai percevejo de cama para a sua casa. Anote aí:

#1 – Sangue

Antes de tudo, os percevejos estão em busca de alimento, portanto, vão atrás de sangue, seja humano ou animal.

Sendo assim, pessoas ou animais machucados, que possam deixar resíduos de sangue expostos por lençóis, tapetes, cobertas etc – são motivo de grande concentração de percevejos.

#2 – Alta concentração de pessoas e animais

Ao passo que esses insetos precisam de lugares movimentados para sobreviverem em abundância, comumente são encontrados em locais com muito tráfego de pessoas e animais.

Por isso, ambientes de clima temperado, sobretudo, que facilitam sua existência, oferecendo sujeira e calor, são bastante convidativos.

#3 – Bagunça

Infelizmente, onde tem bagunça tem sujeira, afinal, é difícil manter as coisas limpas quando estão acumuladas, uma em cima das outras.

Portanto, os percevejos se amontoam em locais bagunçados, com muitos objetos e coisas fora do lugar.

#4 – Ambientes com pouca luminosidade

Com o intuito de encontrar abrigo, o percevejo de cama adora lugares escuros.

Dessa forma, ele pode formar colônias escondidas, ideais para sua proliferação.

Ademais, molduras de quadros, papéis de parede, malas de viagem e tudo o que é escuro e quente, pode conter um percevejo.

#5 – Roupa suja

Por fim, a roupa suja é outro motivo que atrai percevejos de cama. O odor da roupa é chamativo para os insetos, isso porque, nelas estão boa parte da pele morta que se solta de nós durante os dias.

Sem contar, que existe uma grande probabilidade de haver resíduos de sangue nelas, seja por machucados, ciclo menstrual ou qualquer outra razão.

Ciclo de vida dos percevejos de cama

O ciclo de vida desses animais dura em média 5 semanas, dividindo-se entre fase do ovo, ninfa e fase adulta.

Ainda que pareça pouco, depois da oviposição eles eclodem e se espalham por todos os lugares, indo atrás de sangue para se alimentar e dar continuidade a sua fase de crescimento.

A título de curiosidade: uma única fêmea é capaz de depositar até 500 ovos durante sua vida, que pode chegar a até 12 meses.

O que acontece em caso de picada?

Se você for picado(a) por um percevejo de cama, saiba que pode ser uma situação bem desagradável. Isso porque, as picadas ocorrem de maneira agrupada e em vários lugares do corpo.

Os percevejos preferem picar locais com mais vascularização, principalmente, onde a temperatura da pele está mais alta, concentrando mais dióxido de carbono.

Como consequência de uma picada, surgem diversas manchinhas vermelhas, e dá muita coceira na pele.

Em casos extremos, as pessoas apresentação outras reações alérgicas, bem como, alguns sintomas raros, tais como:

  • Falta de ar;
  • Boca inchada;
  • Língua inchada;
  • Garganta fechada;
  • Tontura;
  • Desmaios;
  • Febre.

Se os sintomas não sumirem rapidamente, aconselha-se procurar um médico para verificar os sintomas e confirmar se são de fato, em decorrência da picada.

percevejo de cama

Como identificar uma infestação de percevejos em sua casa?

Sabendo que os percevejos precisam de sangue para sobreviver, pode-se prever que eles irão picar os humanos para se alimentar. Portanto, é preciso procurar por esses insetos em camas, móveis, sofás e objetos próximos da cama.

No geral, eles não picam animais de estimação, contudo, quando a colônia dos percevejos está bem grande, eles utilizam cães e gatos como moradia, fazendo desses animais abrigos vivos.

Para identificar uma infestação de percevejo de colônia, é preciso analisar o surgimento de manchas avermelhadas na pele, seguidas de uma coceira intensa.

Esse costuma ser o primeiro sinal, porém, não é o único. Já que eles também podem ser facilmente encontrados em gotículas de sangue que ficam em lençóis e roupas.

Se as roupas de cama estão com manchas escuras, saiba que há um forte indício de que ali existem muitas fezes desses animais.

Por fim, um outro elemento para identificar suas colônias, é o cheiro adocicado no local. Esse cheiro surge a partir das glândulas odoríferas do percevejo, e é bem parecido com o cheiro da ‘maria-fedida’.

Métodos para prevenir percevejo de cama

E como prevenir percevejo de cama?

Em primeiro lugar, o ideal é prevenir que eles tomem conta da sua casa, sobretudo, da sua cama!

Muitas pessoas recorrem aos inseticidas, mas existem outros métodos para prevenir e eliminar esses animais:

  • Utilizar aspirador de pó no colchão e nas fissuras das paredes;
  • Lavar e secar no sol as roupas de cama regularmente;
  • Utilizar vaselina na armação das camas, na tentativa de dificultar que eles subam para os lençóis;
  • Usar um vaporizador de alta temperatura no chão, paredes e colchão;
  • Colocar o colchão no sol, ao menos uma vez por semana;
  • Se possível, cobrir o colchão com uma capa protetora que seja impermeável;
  • Contratar uma dedetizadora especializada, para eliminar os focos e as colônias dos percevejos.

Conclusão

Por mais que você mantenha sua casa higienizada, é possível que os percevejos invadam seus lençóis por caminhos inesperados, sendo assim, lembre-se da importância em manter sua atenção redobrada quanto aos cuidados de prevenção.

Além disso, se você é de São Paulo ou do Litoral e possui um hotel, pousada, mora em república, ou tem uma casa movimentada, a melhor maneira de prevenir é ligando para a AJAX Dedetizadora e Desentupidora!

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue nos acompanhando aqui no blog!