Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Os 5 vilões do Entupimento no Esgoto

Os 5 vilões do Entupimento no Esgoto

A vida doméstica possui vários desafios, sendo que um deles, com certeza, é o entupimento no esgoto. Por isso é preciso saber os vilões do entupimento no esgoto, que podem trazer grandes problemas para o seu dia a dia, por isso merece sua atenção. 

O entupimento no esgoto é  uma dor de cabeça que pode inutilizar os ralos da sua cozinha ou do banheiro, tornando a vida doméstica complicada. Mas, a solução dos problemas começa através de sua detecção. Portanto, vamos descobrir algumas das causas que geram esse problema.

Confira mais sobre os 5 vilões do entupimento no esgoto no artigo abaixo!

Despejo de gorduras

Uma das causas para o entupimento no esgoto pelo excesso de gordura despejado diretamente no ralo. Com o tempo, esses óleos e gorduras se solidificam criando obstruções na tubulação e gerando, assim, o entupimento.

Para evitar esse tipo de situação, a melhor forma é armazenar a gordura em recipientes e descartar da maneira correta. Existem formas de reaproveitar a gordura, uma delas e, talvez a mais famosa, é na produção de sabão de cozinha.

Portanto, evite descartar gordura diretamente no ralo, vaso sanitário ou qualquer outra forma em que ela possa alcançar a sua tubulação.

Triturador de Alimentos

No Brasil, não é muito comum a utilização de trituradores de alimentos, mas existem residências que possuem esse artifício. Apesar de ser prática, esse tipo de instalação, se não tiver acompanhamento de uma tubulação específica, pode gerar entupimento. Para usar o triturador, o encanamento deve ser maior e mais largo para comportar esse dispositivo.

Portanto, antes de instalar um equipamento como esse, é necessário ter em vista o projeto hidráulico da residência e observar se o ele comporta essa utilização. O entupimento ocorre pelo motivo óbvio de se ter comida em excesso na tubulação a ponto de a água não conseguir escoar.

Cabelo e pelos de animais

Outro motivo que pode gerar o entupimento do esgoto é, com certeza, o excesso de cabelo e pelos de animais na tubulação. No momento do banho, é natural que alguns fios se desprendam da sua cabeça e vão parar no ralo.

A limpeza do dele se faz necessária para evitar que esse tipo de acúmulo te traga dores de cabeça posteriores. Os pelos dos animais, como gatos e cachorros, caso se acumulem ou se alguém descarte-os na tubulação, também, podem gerar problemas. Para evitar esses processos, retire o excesso de cabelo dos ralos sempre que possível e descarte na lixeira ou local apropriado.

Fio dental, cotonetes e outros

Existem outros materiais para os quais, se não houver o correto descarte, podem obstruir o sistema hidráulico da residência. O descarte de fio dental, papel higiênico, bituca de cigarros, cotonetes ou qualquer tipo de material utilizado, não deve ser feito diretamente no sistema de encanamento da casa.

Assim, evite esse tipo de descarte, pois, por serem materiais de difícil decomposição, podem gerar obstrução e, em seguida, entupimento da tubulação.

Falta de Limpeza periódica

Mesmo com todos esses cuidados, o esgoto ainda pode entupir e te deixar na mão em algum momento. Portanto, é necessário que se faça limpeza da caixa de gordura e do esgoto em si, de tempos em tempos. E, a melhor forma de fazê-lo, é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Eles possuem equipamentos e pessoal apropriado para cada situação. Além disso, uma das funções da empresa de desentupimento é criar uma rotina, que, se tiver o seguimento correto, evitará novos problemas de entupimento da sua rede de esgoto.

Por fim, agora que você já entendeu os 5 vilões do entupimento no esgoto, siga as dicas que passamos e evite ter dores de cabeça com esse tipo de situação tão desagradável.