Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Lagartixa: Benefícios e Por que não se pode matar?

Lagartixa: Benefícios e Por que não se pode matar?

Você sabe por que não se deve matar lagartixa? Embora muitas pessoas tenham pavor desse pequeno animal, ele é um verdadeiro aliado no controle de pragas. Entenda mais, a seguir!

Antes de tudo você precisa saber que não se deve dedetizar lagartixa. Portanto, dificilmente alguma empresa fará esse tipo de serviço.

Isso porque, as lagartixas são consideradas aliadas no controle de pragas doméstico. Afinal, elas se alimentam de insetos que podem trazer doenças para os moradores da casa.

Além disso, as lagartixas são responsáveis por garantir o equilíbrio do meio ambiente, fazendo com que o ciclo da cadeia alimentar funcione em perfeita harmonia.

Você também vai gostar de saber: “Como Diferenciar Cupim de Formiga | AJAX Soluções

Lagartixa come aranha?

Uma dúvida comum entre alguns de nossos clientes é sobre a alimentação do animal. Isto é, o que lagartixa come?

Honestamente, a lagartixa é uma predadora feroz. Ou seja, ela se alimenta de diversos animais, como aranhas, moscas, formigas, baratas e até mesmo, pequenos escorpiões. Aproveite para ler depois: “Como Prevenir Picada de Escorpião”.

Nesse sentido, vale dizer que elas adoram caçar insetos que residem em casas, apartamentos e; estabelecimentos comerciais.

O “lance” com as aranhas é que, as lagartixas são vistas como um dos principais predadores naturais da aranha, sobretudo, da aranha marrom. Que por sua vez, é venenosa para humanos. Mas, além das lagartixas, os sapos e os gatos, também se alimentam do animal.

Lagartixa faz mal?

Outra grande questão entre a maioria das pessoas é se lagartixa faz mal à saúde.

A resposta para essa pergunta é bem simples: não!

Em primeiro lugar, elas não possuem nenhum tipo de veneno. Além disso, também não atacam seres humanos ou animais domésticos.

Nesse hiato, elas não transmitem doenças e, por isso, são consideradas inofensivas à nossa presença!

As lagartixas são animais de hábitos noturnos e, portanto, raramente são vistas durante o dia.

Quando se sentem ameaçadas, elas fogem ou ficam paralisadas. Na tentativa de “não serem vistas” pelo predador.

É comum que elas soltem parte do rabo, a fim de enganar seus predadores, que ao se depararem com “partes” de seu corpo, acreditam que o animal tenha morrido durante a fuga.

lagartixa

O que atrai lagartixas em casa?

Vale dizer que, diferentemente, de outros animais, as lagartixas não infestam os ambientes. E, isso acontece porque seus ovos demoram entre 40 a 80 dias para eclodir.

Elas procuram abrigo em locais “seguros”, com a finalidade de encontrar comida e um local tranquilo para fazer seus ninhos.

Geralmente, o que atrai lagartixa são o alto volume de insetos no ambiente. Sendo assim, se sua casa está repleta desses animais, saiba que muitos outros estão por aí.

Dentre os animais que mais atraem lagartixas, estão:

  • Aranhas
  • Baratas
  • Mosquitos e moscas
  • Escorpiões
  • Formigas

Para se livrar desses animais, reduzindo assim, a população de lagartixas em casa, contrate uma Dedetização Residencial.

Como reduzir o número de lagartixas em casa?

Obviamente que a dedetização é a melhor opção e; lembrando que não é para acabar com as lagartixas, mas sim, com os insetos que atraem o animal.

No entanto, você pode garantir que seu quintal esteja sempre limpo e bem higienizado. Dessa forma, o número de insetos presentes no ambiente será bem menor!

Em suma, evite deixar restos de alimentos jogados em quintais; ou dentro da vasilha de animais domésticos.

Também assegure que não haverá entulho em volta da casa. Pois, dessa forma você evita que escorpiões e roedores se alojem no ambiente.

Por que a lagartixa não cai da parede?

Agora vamos de curiosidades…

Você sabe o motivo da lagartixa não cair da parede?

Essa façanha é tão notável, que aqui no Brasil as lagartixas ficaram conhecidas como “lagartixa-de-muro” e/ou “lagartixa-de-parede”.

Acontece que as lagartixas-de-parede possuem lamelas, que servem para fixar o animal em superfícies lisas, como vidros e paredes.

Sem contar que as patas da lagartixa são fortes, mantendo a atração necessária para fazer com que o animal permaneça grudado na superfície.

Só existe um tipo de lagartixa?

“Costumamos separar as lagartixas dos lagartos, que são maiores e andam no chão, mas todos são lagartos. Além do tamanho, os hábitos, habitats, comportamentos e alimentação diferem as 276 espécies que ocorrem no Brasil”, explica o biólogo Willianilson Pessoa.

Segundo a Lista de Répteis da Sociedade Brasileira de Herpetologia, atualizada em 2018, todos esses lagartos se dividem em 15 famílias.

“A famosa lagartixa-de-parede, por exemplo, é africana e foi introduzida no Brasil. No entanto, há espécies da mesma família que são nativas do nosso País. Ou seja, algumas espécies podem ter gênero compartilhado em outros países, de acordo com a evolução”, comenta o biólogo.

A família da lagartixa-de-muro engloba 45 espécies. Já a família da lagartixa-de-parede tem seis espécies de dois gêneros diferentes.

Fonte: G1

Por que a lagartixa não tem pálpebras?

Ainda de acordo com o biólogo Willianilson Pessoa:

“A ausência de pálpebras não é uma anomalia ou má-formação. É apenas resultado da seleção natural que, como sempre, permite algum tipo de benefício aos indivíduos ligado ao modo de vida, habitat e outros fatores da biologia. Por conta disso, os lagartos das famílias Sphaerodactylidae, Phyllodactylidae e Gekkonidae hidratam os olhos com a língua”.

Como a cauda da lagartixa se regenera?

Chamada de autonomia, a regeneração da cauda da lagartixa ou lagarto é comum entre as espécies.

Comumente, isso acontece quando os animais entram em atrito ou; quando querem simular “uma morte” para evitar um ataque do predador.

A regeneração é comum e pode ocorrer por diversas vezes. Entretanto, a cada nova regeneração, “nasce” uma cauda com estruturas diferentes da original.

Segundo Fábio Molina, biólogo da Fundação Parque Zoológico de São Paulo – SP, “as vértebras da cauda são substituídas por um bastão de cartilagem sem planos de fratura”.

Como resultado da regeneração, as fêmeas passam a produzir menos ovos; enquanto os machos demorar mais para crescer.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar que não se deve matar lagartixas, pois, elas são aliadas no controle de pragas dos ambientes.

Mas, para acabar com insetos que servem de alimentos para esse animal é preciso contratar a Dedetização.

Fale com a Dedetizadora AJAX e agende uma visita técnica gratuita.