Você sabe como funciona a Impermeabilização de Caixa d’água? Ademais, você sabe quando solicitar esse serviço? Confira a seguir!
A fim de evitar problemas futuros, como vazamentos e infiltrações, por exemplo, muitas empresas, condomínios e até mesmo, residências, contratam o serviço de impermeabilização de caixa d’água e de outros reservatórios.
Isso porque, através desse procedimento, é possível garantir que os ambientes fiquem seguros, bem como, isso mantém a tranquilidade dos moradores, que por sua vez, não precisam se preocupar com problemas relacionados a água, que por consequência, levam a gastos extraordinários.
Você também vai gostar de saber: Desentupidora Hidrojateamento em SP
Benefícios da Impermeabilização de Caixa d’água
A começar pelo fato de que ao impermeabilizar seu reservatório você evita infiltrações. Afinal, dessa forma pode se prevenir que a água escape pela caixa d’água, escorrendo pela laje, paredes e piso.
Além disso, a impermeabilização confere mais durabilidade a caixa d’água, onde toda a estrutura fica mais segura e firme, postergando o processo de deterioração.
Sem contar que, ao ter uma caixa d’água livre de problemas relacionados a estrutura, você também aumenta a qualidade da água, que não sofrerá com alteração na cor e no sabor.
Outros aspectos relevantes que são altamente benéficos para quem impermeabiliza seus reservatórios, são:
- Conserva o visual e a estética da caixa d’água;
- Evita mofo;
- Previne o surgimento de bolor;
- Evita corrosão das armaduras e de outros elementos;
- Etc.
Quando solicitar a Impermeabilização do reservatório?
Recomenda-se que a impermeabilização seja realizada no momento da instalação do reservatório. Todavia, sabemos que nem sempre isso é possível.
Nesse caso, você pode solicitar uma visita técnica, a fim de descobrir quais são os procedimentos necessários para impermeabilizar seu reservatório de maneira assertiva.
Fato é que, é preciso seguir as orientações técnicas para garantir que o serviço seja bem feito. Isso porque, em alguns reservatórios, onde a impermeabilização não foi feita corretamente, podem surgir rachaduras e muitos vazamentos. E não queremos isso, não é mesmo?
Diferença entre Estanqueidade e Impermeabilidade
Antes de tudo, você precisa saber qual a diferença entre estanqueidade e impermeabilidade, afinal, não são a mesma coisa.
O estanque é aquele cujo material utilizado no processo é capaz de reter a água, evitando que ela escorra com facilidade pelo reservatório. Portanto, o concreto, por exemplo, é um material que confere estanqueidade a caixa d’água.
No entanto, o concreto sem estar impermeabilizado, pode sofrer com infiltrações devido ao seu alto grau de poros em sua composição. Daí, a necessidade de adicionar materiais impermeáveis, que irão adicionar uma camada maior de segurança, evitando quaisquer tipos de vazamento.
Problemas comuns que podem ser evitados através da Impermeabilização
A seguir, confira os principais problemas que podem ser evitados se você impermeabilizar sua caixa d’água:
Corrosão de armaduras
Se você não impermeabiliza seu reservatório ele fica exposto e por consequência, ocorre a corrosão das armaduras.
Nesse sentido, estamos falando do aço que oxida quando está em contato com a água. Por isso, é extremamente importante evitar a presença de umidade em sua estrutura.
Se o reservatório não estiver corretamente protegido, a água irá causar danos, comprometendo a qualidade do reservatório.
Lixiviação
Sabendo que o concreto é um material alcalino, é importante dizer que ocorrem reações químicas na água em contato com o cimento. Que por sua vez, forma diversos sais.
Sendo assim, a água faz pressão nas paredes e acaba entrando em contato com esses sais. Como resultado, surgem manchas brancas do lado de fora do recipiente.
Assim, a resistência mecânica do concreto é afetada, abrindo espaço para que gases nocivos entrem em contato com a estrutura, gerando corrosões.
Carbonatação
A carbonatação ocorre quando CO2 entra em contato com as armaduras do concreto. Nesse hiato, o CO2 reage com os hidróxidos do concreto, formando os carbonatos.
O grande problema nisso tudo é que essas reações reduzem o pH do concreto, acelerando o processo de corrosão.
O que considerar na hora de Impermeabilizar a caixa d’água?
Ao contratar uma empresa para impermeabilizar sua caixa d’água, você deverá considerar a questão do local onde ela está instalada. Portanto, verifique se ela está enterrada ou suspensa.
Feito isso, é hora de pensar no material que será usado no serviço, até porque, você tem que pensar no material do seu reservatório.
Dito isso, existem materiais como o concreto e a alvenaria, por exemplo, que são mais suscetíveis as variações de temperatura, e por isso, precisam de um olhar cuidadoso durante a impermeabilização.
A equipe responsável pelo serviço deverá avaliar as condições do local, a fim de decidir junto ao proprietário, quais serão os melhores métodos a serem aplicados.
Métodos de impermeabilização em caixas d’água
Em primeiro lugar, temos os métodos convencionais. Isto é, os que são mais utilizados por empresas e pessoas físicas.
Em síntese, existem dois sistemas:
- Rígido – O sistema rígido utiliza aditivos químicos incorporados à argamassa ou ao concreto do reservatório. Geralmente, você irá encontrá-lo sob a forma de cimento polimérico, cristalizante e/ou resina epóxis. Recomenda-se utilizar esse método em ambientes cuja mobilidade é restrita.
- Flexível – No caso do sistema flexível, aplica-se uma manta pré-moldada ou ainda, uma mistura moldada feita de fibra de poliéster. Após a secagem do material, elas funcionam como uma espécie de membrana protetora. Recomenda-se utilizar desse método em locais espaçosos, cuja mobilidade é maior.
Ainda a respeito dos métodos convencionais, vale dizer que eles não são definitivos e precisam de manutenção preventiva de tempos em tempos. Esse “tempo” deve ser determinado junto a empresa responsável pelo serviço.
Impermeabilização definitiva
Por fim, temos a impermeabilização definitiva, onde através do uso do poliéster flexível você consegue garantir maior segurança e higiene ao reservatório.
A vantagem é que a superfície não tem cheiro e também não deixa gosto da água. Além disso, ele é altamente resistente, aumentando o tempo de vida útil da caixa d’água.
Algumas empresas, inclusive, dão 15 anos de garantia sobre esse procedimento. Portanto, vale muito a pena!
Agora que você já sabe tudo a respeito da impermeabilização de caixa d’água, que tal agendar uma visita técnica gratuita para realizar a limpeza do seu reservatório?
Além disso, conte com a AJAX para solucionar problemas de vazamentos, entupimentos, dedetização e muito mais!