Muitos locais estão passando por chuvas fortes e muitas cidades estão alagando, ou sofrendo com enchentes, por causa disso. Essa situação sempre acontece por causa do descuido com entupimento quando há chuva.
Na verdade, por causa dos cuidados que não se tem para evitá-lo, como a destinação correta do lixo e a redução de sua produção. São medidas consideradas sustentáveis, mas que colaboram com a qualidade de vida das pessoas, além da preservarem natureza.
Continue acompanhando este artigo para saber como prevenir entupimento quando há chuva!
O que causa enchentes e alagamentos
A causa principal de enchentes e alagamentos é a falta de local para o escoamento de água. Se os bueiros, por exemplo, estão recobertos por lixo, então ela não descerá para o esgoto.
E o que causa esses entupimentos é justamente o lixo, do qual falamos acima, cujo descarte se dá de forma incorreta. E não estamos falando apenas daqueles papéis de bala ou bituca de cigarro, que as pessoas deixam no chão.
Claro que eles contribuem (muito) para o entupimento, mas também há o lixo que as pessoas colocam para fora de suas casas em locais inapropriados. Quando isso acontece, a chuva pode carregá-los facilmente, causando ou agravando um problema de entupimento pré-existente.
Além disso, o descarte incorreto de substâncias domésticas, que param na rede de esgoto coletiva, é outra das causas de entupimento quando há chuva.
Por exemplo:
Descarte de óleo e gordura na pia
Óleo e gordura não se misturam a água. Portanto, quando usam o mesmo encanamento, a gordura poderá bloquear a passagem de água, levanto ao entupimento da rede de esgoto do local.
Entretanto, esse problema se torna muito maior quando o esgoto de diversos aglomerados populacionais se junta. Isso porque ele deixa de afetar às casas, pessoas ou estabelecimentos individualmente e passa a ser um problema coletivo.
Descarte de materiais no vaso sanitário
Outro dos hábitos que deveriam ser menos comuns entre as pessoas é este. Descartar papel higiênico, fio dental ou qualquer outro objeto no vaso sanitário, causa problema de entupimento.
Assim como acontece com o descarte de gordura e óleo nos locais errados, esses itens bloqueiam a passagem da água. Inicialmente, eles causam “apenas” um entupimento incômodo no local.
Mas depois, se torna um problema muito maior, como entupimento quando há chuva em toda uma cidade.
O descuido de cada um interfere nos problemas de todos
O entupimento quando há chuva causa enchentes e alagamentos, e isso é responsabilidade de todos. Portanto, não adianta reclamar do governo, quando esses problemas acontecem, se você é uma das pessoas que descarta seus lixos de forma errada.
A participação de cada um é importante para evitar o problema, reduzir a poluição e o lixo. Assim, evite jogar lixo no chão da rua, bem como deixar o seu lixo doméstico escorado na rua. Para isso existem as lixeiras.
Se esse lixo for composto por grandes objetos, procure um local apropriado para deixá-los. Não se deve deixar, por exemplo, sofás e colchões na rua. Para eles, existem coletas seletivas e pontos específicos de descarte.
Cada prefeitura oferece um ponto para sua realização, por isso é preciso verificar diretamente na sua cidade.
Além disso, é preciso adotar cuidados em hábitos diários dentro da sua casa: a caixa de gordura e lixinhos do lado do vaso sanitário estão lá por um motivo.
Se responsabilize pelo seu próprio lixo, descarte-o da forma correta e mantenha sua caixa de gordura limpa, assim como seus canos desentupidos, por meio do desentupimento preventivo.
Lembre-se do entupimento quando há chuva e pense que você pode ser parte da solução.