Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Doenças causadas pela falta de Saneamento Básico | AJAX Soluções

Doenças causadas pela falta de Saneamento Básico | AJAX Soluções

Não é segredo para ninguém, que nosso país carece de serviços básicos de coleta e tratamento de esgoto. Mas quais são os riscos de doenças causadas pela falta de saneamento básico? Confira nesse artigo!

Em Outubro deste ano, publicamos um artigo, com um alerta para a sociedade atual, onde verificamos através de pesquisas da Trata Brasil, que quase 50% da população sofre sem coleta de esgoto no Brasil.

Decerto esse tema sugere diversos desmembramentos, afinal, a ausência de serviços básicos, como a garantia de água potável, por exemplo, é propícia para a criação de um ambiente favorável a disseminação de doenças severas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a grande parte das doenças causadas pela falta de saneamento básico, se dá por questões de água contaminada.

Como isso afeta as populações carentes?

Segundo a Unicef o problema da falta de saneamento básico, é o maior causador de diarreia aguda em crianças de todo o mundo. Sendo que, isso resulta em cerca de 40% das internações de crianças menores de 5 anos.

Entretanto, no Brasil esse número é ainda maior, onde 87% das internações hospitalares de crianças, foi devido a doenças de transmissão feco-oral – todas causadas devido a água contaminada.

Além disso, é preciso levar em conta, que além da contaminação direta com água contaminada, a população sofre com o surgimento de outras doenças relacionadas a água não tratada, como por exemplo, infecções causadas por mosquitos que se reproduzem em água parada, como a dengue e febre amarela.

doenças causadas pela falta de saneamento básico

Principais doenças causadas pela falta de Saneamento Básico

Com o propósito de mapear as consequências e os riscos da falta de saneamento básico no país, em 2017 o Instituto Trata Brasil desenvolveu um diagnóstico com as principais doenças relacionadas a veiculação hídrica. São elas:

Diarreia

O Instituto analisou as 10 piores e as 10 melhores cidades do país, registrando números alarmantes!

De acordo com a análise, nos 10 piores municípios ocorreram 92.338 internações no período estudado, contra 22.746 nos 10 melhores municípios.

Isso significa que onde o saneamento básico é inexistente, ou ainda, pouco eficaz, a quantidade de pessoas internadas devido a diarreia é aproximadamente 4,06 vezes maior que em áreas cujo saneamento básico existe.

Esquistossomose

Transmitida pelo parasita Schistosoma mansoni, o parasita se hospeda em caramujos de água doce. Diante disso, esgotos a céu aberto, valas peridomiciliares e córregos, se transformam em um ambiente perfeito para sua transmissão.

Dengue

Ainda de acordo com o estudo, entre 2007 a 2015, 33 pessoas morreram em decorrer da doença – isso, nas 10 melhores cidades do Brasil. Em contrapartida, nas 10 piores cidades, cuja falta de saneamento básico é altíssima, 149 pessoas foram a óbito se comparado ao mesmo período.

Leptospirose

O surto de leptospirose é outro agravante no que diz respeito às doenças causadas pela falta de saneamento básico.

Para se ter uma ideia, os 10 piores municípios do país tiveram mais de 1.124 internações em decorrer da doença – cerca de 5,3 vezes mais, do que nas 10 melhores cidades do Brasil.

Febre Tifoide

Embora seja pouco difundida, a febre tifoide é causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi.

Dentre os principais sintomas, estão:

  • Febre alta;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Ausência de apetite;
  • Tosse seca;
  • Manchas vermelhas pelo corpo.

Febre Paratifoide

De maneira idêntica, a febre paratifoide é transmitida por uma bactéria, porém, nesse caso é um tipo diferente de Salmonella.

Ela pode ser transmitia pela urina ou fezes das pessoas infectadas. E seus sintomas são iguais ao da febre tifoide.

Shigelose

Visto que, também pode ser identificada por ‘disenteria bacteriana’ a Shigelose consiste em uma intoxicação alimentar, devido a bactéria Shigella.

Dentre seus sintomas estão:

  • Vômito;
  • Febre;
  • Cólica abdominal;
  • Sangue nas fezes;
  • Convulsões.

Cólera

Geralmente, a cólera é transmitida através dos dejetos fecais de pessoas infectadas pela bactéria.

A água contaminada é um grande problema nesse caso, visto que a transmissão costuma ser via oral.

A bactéria tem uma rápida multiplicação dentro do intestino da pessoa, o que resulta em desidratação, vômitos, câimbras, colapso respiratório – sendo que em alguns casos, pode ser letal!

Amebíase

A amebíase afeta o intestino e dentre os sintomas estão a cólica abdominal, muitos gases, diarreia e desnutrição.

Giardíase

Também causada por parasitas que vivem em água contaminada, ela causa diarreia crônica, dores abdominais e fadiga intensa.

Hepatite A

Por fim, temos a hepatite A que é contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato entre pessoas contaminadas.

Além disso, a água contaminada com fezes é outro risco para a saúde da população, que pode apresentar sintomas como tontura, febre, cansado, enjoo e pele amarelada.

doenças causadas pela falta de saneamento básico

Como evitar a contaminação de doenças causadas pela falta de Saneamento Básico?

Decerto para evitar a contaminação de doenças causadas pela falta de saneamento básico, as prefeituras devem se adequar a regulamentação estabelecida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico PLANSAB.

A legislação é clara em determinar diretrizes para as operações que precisam corresponder aos serviços básicos de saneamento, a fim de assegurar a segurança e o bem-estar da população.

Contudo, sabemos que o governo nacional já admitiu que não será capaz de cumprir a meta estabelecida para a implementar e regularizar esses serviços até a data estipulada (o ano de 2033).

Sendo assim, resta aos cidadãos procurar meios de evitar o contato direto com água contaminada.

Dentre algumas soluções para evitar a transmissão de doenças associadas a ausência de saneamento básico, temos:

Portanto, lembre-se que a prevenção sempre será a melhor alternativa para evitar danos à saúde da sua família e comunidade.

Conte com a AJAX Dedetizadora e Desentupidora para te ajudar nessa missão! Estamos sempre atentos e disponíveis para melhor te atender!

Além disso, oferecemos outras soluções que poderão te ajudar a manter sua casa, comércio, ou condomínio em segurança.

Confira nossos serviços de controle de pombo, desentupidora, caça vazamentos, descupinização, desratização e outros.

São mais de 15 anos de experiência, oferecendo excelência no atendimento, inovação nas técnicas de execução, mão de obra qualificada. Tudo isso, a fim de garantir a satisfação total de cada um de nossos clientes.

Conhece alguém que precisa ler essa informação? Compartilhe nosso conteúdo!