Nós os conhecemos por serem pragas urbanas, que levam doença pelos locais onde passam. Mas há mais sobre os ratos a saber que isso. Acompanhe este artigo para saber algumas curiosidades sobre ratos que você, provavelmente, não sabia antes!
Nem todos os ratos são pragas
É isso mesmo, uma das curiosidades sobre ratos é que existem centenas de espécies no mundo todo. Ao contrário do que se possa pensar, a minoria delas é considerada praga.
Entretanto, quando um rato é considerado praga, ele precisa ser eliminado, por transmitir sérias doenças para humanos e, algumas vezes, para pets.
Essa curiosidade vai te espantar
Todo mundo sabe que os ratos se reproduzem muito rápido. Mas você não pensava que era tanto: em apenas 3 anos, um único rato consegue produzir 20 milhões de descendentes.
Isso mostra o quanto essas pragas podem formar infestações em um curto período de tempo, sendo necessário eliminá-las antes que isso aconteça!
O tamanho de um rato pode ser assustador
Existem ratos de diversos tamanhos no mundo, alguns menores, outros maiores. Mas, a depender da espécie, um rato adulto pode alcançar 50 centímetros de comprimento.
Além disso, ele pode chegar a pesar quase 1 kg, o que é, realmente, muita coisa. Encontrar uma praga urbana dessas dá medo (e deveria), por isso o ideal é eliminá-la tão logo ela apareça.
Cuidado, eles podem ser agressivos
É verdade que o tamanho dos ratos pode assustar, mas seu comportamento também pode fazê-lo. Isso porque eles são agressivos e atacam, mordendo. Eles aprendem isso desde pequenos.
Uma mordida de rato é extremamente perigosa porque ela transmite inúmeras doenças, como a conhecida leptospirose. E outras como a peste e o tifo murino.
É importante frisar isso porque, especialmente a leptospirose, pode resultar em morte, quando não tratada. Por isso, a mordida deverá ser tratada imediatamente, não podendo esperar nem mesmo algumas horas.
Eles marcam território
Além de serem perigosas, essas pragas são nojentas e têm hábitos que confirmam isso. Um deles é a marcação de território, através da urina. À medida que eles andam, deixam rastros pelo chão.
E cheiro da urina dos ratos é muito forte, assim como o da própria presença deles, que passam por locais imundos, como lixos e esgotos. E são esses rastros que você pode encontrar, quando eles estiverem caminhando pelo local.
Ratos são pragas resistentes
A dificuldade em eliminar pragas urbanas, como os ratos, não se deve apenas ao fato da sua reprodução rápida. Na verdade, eles são incrivelmente resistentes: podem ficar dias sem comer nem beber água, sem prejuízo à sua saúde.
Além disso, eles podem cair de até 15 metros de altura e saírem ilesos e resistem a altas doses de radiação. Então, eliminá-los, quando aparecem no local, não é tão fácil quanto parece.
Especialmente porque seus hábitos são noturnos, então é difícil vê-los. Se você os vê, principalmente se for durante a noite, é porque há uma infestação no local, ou em um lugar próximo.
A dedetização para ratos é especial
Por fim, a última das curiosidades sobre ratos que nós separamos para você, é sobre a forma de eliminar os ratos. Considerando que haja infestação, não será fácil eliminar os ratos, especialmente matando um por um, ou atraindo-os com iscas.
Nesse caso, é preciso contatar uma dedetizadora para realizar o procedimento, através dos equipamentos certos e de produtos adequados. Mas a dedetização contra ratos não se chama assim: seu nome é desratização.
Agora que você já conheceu mais sobre os ratos e seus perigos, não os deixe livres para conviver com sua família. Se você suspeitar de uma infestação, chame uma empresa especializada para resolver o problema!