Cupim subterrâneo X Cupim de madeira: diferenças
Cupim subterrâneo X Cupim de madeira: diferenças

Cupins são uma espécie de praga urbana que geram muitos problemas, quando causam infestações. Existem mais de 300 tipos de cupins só no Brasil, dentre eles, o cupim subterrâneo e cupim de madeira.

Continue acompanhando este artigo para saber a diferença entre os dois!

Cupim subterrâneo características

Conhece-se os cupins subterrâneos, também, são pelo nome cupins de concreto, ou de sono. Quando eles estão no local é mais difícil identificá-los, uma vez que os seus sinais são muito sutis.

Isso porque, como o seu nome sugere, eles criam túneis por de baixo da terra. Uma vez que não deixam rastros, eles acabam sua presença acaba sendo perigosa, já que destroem silenciosamente.

Além disso, eles têm por costume realizar infestações em estruturas prediais, prejudicando-as. E o seus ninhos se encontram, igualmente, em locais escondidos das estruturas.

É importante salientar que essa espécie é muito comum em zonas urbanas e ela representa riscos sérios riscos à saúde pública. Encontra-se esses cupins podem em paredes, lajes, tijolos e também em papéis, se misturando e destruindo documentos importantes.

Outra ação perigosa desses cupins é o ataque a rede elétrica de uma casa que, quando para de funcionar, já mostra ser tarde para impedir uma infestação. Nesse caso, aas ações são para contê-la e acabar com ela, o que é possível.

Entretanto, o prejuízo pode ser tão grande, que não compensa a espera. O melhor a fazer, portanto, é contatar uma empresa especializada em controle de pragas (uma dedetizadora experiente) para realizar a dedetização preventiva.

Essa dedetização deve ser feita, sempre, a cada seis meses, para garantir que os efeitos do processo perdurem e que os cupins passem longe do local.

Veja como é o cupim de madeira

Ao contrário do cupim subterrâneo, o cupim de madeira não realiza seus ninhos em subsolos e paredes. Isso porque ele realmente gosta é da madeira. Daí o seu nome.

Dessa forma, este cupim é menos propenso a construir seus ninhos em vãos estruturais, à medida que ele precisa da madeira para se reproduzir. Além disso, eles preferem madeiras com baixo teor de umidade, por isso é costumeiro encontrá-los em madeiras secas.

Entretanto, por preferirem a madeira seca, é fácil encontrá-los em móveis, molduras de quadros, caixas e outros objetos. Assim, eles acabam por serem transportados de um local a outro em mudanças, por exemplo. Portanto, como é possível perceber, ambos os cupins podem gerar prejuízos financeiros, ainda que em níveis diferentes.

Como eliminar cupins

Entendendo que, tanto o cupim subterrâneo, como o cupim de madeira, podem ser muito perigosos para um loca, é preciso encontrar formas para eliminá-los. Isso porque eles conseguem fazer um grande estrago, em um curto espaço de tempo.

Quando se identifica a infestação no seu início, é possível tentar solucioná-la com misturas caseiras. Uma delas é, por exemplo, o uso de vinagre com outros ingredientes, como o óleo de laranja, ou mesmo apenas com água. Essa misturinha consegue matar os cupins e, enquanto perdurarem os seus efeitos, manter outros longe do local.

Além disso, também é possível eliminá-los utilizando inseticidas específicos. Aqueles que são líquidos costumam se mostrar mais eficazes. Entretanto, ao utilizar venenos, deve-se redobrar a atenção, porque eles podem prejudicar as pessoas e pets em uma casa.

A utilização, tanto das misturinhas caseiras, quanto dos inseticidas, é uma solução temporária. Isso porque os seus efeitos não perduram para sempre, a menos que sua aplicação se dê constantemente.

Além disso, elas soluções não são eficazes para infestações já instaladas. Portanto, nesses casos, a única opção é contar com o serviço de especialistas, para realizar a dedetização do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP