Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Como identificar uma infestação de ratos?

Como identificar uma infestação de ratos?

Não é porque você não está vendo os ratos no local, que eles não estão presentes. Essas pragas urbanas têm um hábito noturno, portanto você encontrará ratos mais facilmente durante a noite. Mas esse é o horário que a maioria das pessoas está dormindo, então não conseguem perceber a sua presença. Então, como identificar uma infestação de ratos, mesmo sem vê-los? É o que você saberá, ao continuar lendo este artigo.

Os ratos deixam rastros

É muito importante entender que os ratos saem a noite de seus ninhos, por isso nem sempre os encontraremos perambulando durante o dia. Mas eles deixam sinais pelos locais onde passam.

E estar alerta a eles é fundamental para identificar quando há uma infestação de ratos. Essas pragas são muito perigosas e, mesmo que você não as veja, pode se contaminar com as doenças as quais elas carregam.

Isso acontece porque eles andam por locais muito sujos, como esgotos. Além de transmitirem leptospirose através da sua urina, se estiverem infectados. E isso acontece mesmo que o contato com ela seja indireto.

Portanto, saiba quais são os sinais de que há ratos no local, para entender a hora de contatar uma empresa especializada!

Brulhos estranhos durante a noite

Uma pista de que há infestação de ratos no local são os barulhos estranhos à noite. Eles podem ser no teto ou forro, indicando que o animal está andando por lá. Mas também podem ser mais sutis, parecendo com alguém mexendo nas embalagens de produtos alimentícios. Nesse caso, a suspeita se confirmará se, no dia seguinte, houver alguma embalagem danificada.

Alimentos roídos

Como mencionamos, essas pragas roem as embalagens de alimentos, porque estão em busca de comida à noite. Mas não apenas se encontrar embalagens roídas é possível suspeitar da presença deles. Qualquer alimento que esteja disponível, se aparecer roído, é motivo de preocupação. A exemplo de frutas e outros esquecidos nas mesas da cozinha até o outro dia.

Manchas no chão

Os ratos são animais sujos, por isso, levam a sujeira por onde passam. Assim, quando eles se arrastam para os lugares, costumam deixar rastros que podemos comparar a manchas no chão. Essas manchas sinalizam o caminho por onde eles andaram, especialmente se fazem isso com frequência.

Marca de pegadas no dia seguinte

Quando não deixam manchas, é possível notar a presença de ratos por causa das pegadas. Elas não necessariamente ficam marcadas, mas poderão aparecer se esses bichos se sujarem com algum produto alimentício e depois forem embora.

Cheiro fétido

Há um cheiro que os ratos têm que é bastante característico. E, quando eles estão presentes no local, consegue esconder-se dos olhos, mas não do olfato. Esse cheiro não engana. Se você já suspeita da presença de uma infestação de ratos e, ainda, sente um odor fétido, o próximo passo é identificar onde os ratos estão fazendo o seu ninho.

Fezes de ratos

Os ratos deixam fezes, que são facilmente reconhecíveis, nos cantos pelos quais eles andam. Normalmente, você as encontrará perto de onde ficam as comidas, ou dos lixões, especialmente se esquecê-los abertos. Dessa forma, se elas estiverem espalhadas pelo chão, então há ratos no local. Mas atenção! Não precisa ser em grande quantidade para indicar isso!

Ranhuras nos móveis

Por fim, a nossa última dica para identificar uma infestação de ratos é observar ranhuras nos móveis. Os ratos apenas subirão onde encontram comida, por isso, é preciso observar dentro dos móveis da cozinha e da despensa, se for o caso.

Sempre que identificar um desses sinais, contate uma empresa especializada para dedetização do imóvel e afastamento das pragas!