Há diversas formas de saber se a sua caixa d’água está suja e é preciso ficar de olho em todas elas porque, em caso afirmativo, isso pode ser muito prejudicial à saúde. Portanto, acompanhe este artigo para aprender a identificar se já está na hora de limpar sua caixa d’água!
Mal cheiro indica água suja
Se, ao abrir qualquer das torneiras da sua casa, você se depara com um mau cheiro, isso é um sinal de que sua caixa d’água está suja. O mau cheiro acontece quando há presença de impurezas, exigindo medidas rápidas para sua limpeza.
Se a cor da água está diferente, esse é um sinal claro
Um sinal que pode ser ainda mais evidente que o mau cheiro é a cor da água. Quando a água está saindo suja da boca da torneira, sem dúvidas ela está vindo de um local sujo.
Lodo dentro da caixa d’água
Para notar a presença de lodo na caixa d’água é preciso abri-la e verificar. Mas, se você está em dúvida se a sua caixa d’água está suja, essa é uma medida necessária.
A limpeza da caixa d’água é fundamental e não se deve negligenciá-la. Continue acompanhando este artigo para entender o porquê.
As consequências da caixa d’água suja
A água é um dos principais portadores de doenças, quando não está limpa. Isso acontece porque todos precisam dela e a acessarão em algum momento.
E a sujeira torna a água um ambiente propício para o desenvolvimento de uma série de fungos, vírus e bactérias. Por isso, se a sua caixa d’água está suja, o melhor é não esperar e tomar medidas imediatas para a limpeza.
Dentre as doenças que que a água suja transmite, estão:
Leptospirose
A leptospirose é uma doença comumente associada aos ratos e à sua urina. Apenas disso estar correto e o rato ser o seu principal transmissor, não é preciso ter contato direto com o roedor, para se contaminar.
Em muitos casos, a caixa d’água se encontra com roedores mortos, que consequentemente geram a proliferação da Leptospira, bactéria causadora da doença. Se a caixa d’água não é limpa, não se percebe esse problema e as pessoas continuam utilizando a água normalmente.
Ao menor contato com a água contaminada, mas especialmente após a sua ingestão, uma pessoa se contamina.
Essa é uma doença que começa com sinais sutis, parecidos com os de doenças comuns, como febre, vômitos e diarreia. Entretanto, ela pode evoluir para um quadro grave e levar a insuficiências renal e hepática, dentre outros problemas que precedem o óbito.
Giardíase
A giardíase é outra doença que você está correndo o risco de pegar, se sua caixa d’água está suja. Quem causa a doença é um protozoário de nome Giárdia lamblia.
Muitas pessoas conhecem essa doença por provocar fortes diarreias e dores abdominais, mas suas consequências vão além disso. Caso essa doença se transmita a uma criança, isso pode prejudicar o seu crescimento.
Portanto, é preciso ficar de olho na caixa d’água, para sua proteção e de sua família.
Como realizar a limpeza da caixa d’água
Agora que você já sabe como identificar se a sua caixa d’água está suja, bem como a importância de mantê-la limpa, é preciso saber como limpá-la. Na internet você encontrará diversos tutoriais, detalhando cada etapa da limpeza.
Entretanto, você pode não encontrar sobre os riscos que a limpeza por conta própria pode causar. A começar pelo risco de queda, uma vez que a caixa d’água fica nas alturas, passando pelo risco de tombos dentro da própria caixa d’água e chegando ao risco de intoxicação por produtos de limpeza.
Por isso, o recomendável mesmo é contatar uma empresa especializada.