Diante disso, é muito importante se conscientizar, sobretudo, seguindo as medidas de prevenção disponíveis para todos, como por exemplo, lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, constantemente.
Acontece que esse assunto diz respeito a uma esfera muito maior e não se deve focar em apenas uma solução para o problema!
E é por isso, que hoje falaremos da importância da Sanitização em Consultório Odontológico. Afinal, esse é um ambiente de saúde, onde a presença de pacientes, é diária e intensa.
Você também vai gostar de saber: “Sanitização de Escritório em SP | AJAX Soluções“
O que é a Sanitização de Ambientes?
Antes de tudo, saiba que a Sanitização de Ambientes consiste na desinfecção de um local. Isto é, por meio de produtos químicos específicos, os profissionais responsáveis pelo serviço, eliminam quaisquer tipos de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos que vivem no local.
Nesse sentido, é preciso que fique claro a seguinte questão: Sanitizar é diferente de Limpar!
Isso porque, a limpeza tradicional elimina sujeiras visíveis aos olhos. Enquanto a Sanitização, por sua vez, elimina microrganismos que não podemos ver.
Para garantir uma higienização adequada em ambientes clínicos, como os consultórios odontológicos, por exemplo, é preciso efetuar a limpeza e em seguida, a sanitização. Dessa forma, tanto os profissionais da saúde, quanto os pacientes poderão se sentir seguros e protegidos contra vírus, bactérias etc.
A Sanitização de Ambientes é realizada por profissionais qualificados. Onde utiliza-se produtos químicos registrados e aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ministério da Saúde.
Como Funciona a Sanitização em Consultório Odontológico?
Em síntese, existe mais de uma maneira de sanitizar um ambiente, afinal, o método utilizado dependerá do grau de infestação e do tamanho do ambiente. Sem contar que, a finalidade do local também irá influenciar no tratamento que ele receberá da equipe técnica.
Para ficar claro, saiba que existe Sanitização de objetos, como tapetes, carpetes, colchões e estofados. Assim como, existe a sanitização de equipamentos, como ar-condicionado e tubulações de ar.
Em todo caso, a Sanitização em Consultórios Odontológicos se dá por meio de uma máquina específica, que por sua vez, realiza a filtragem e eliminação de fungos, vírus, bactérias e ácaros.
Em suma, são 7 etapas de filtragem que visam melhorar a qualidade do ar do ambiente sanitizado. Além disso, ocorre a pulverização de um produto especial, cujo efeito age sobre as superfícies do consultório.
Geralmente, dentro de 10 minutos, 99% a 100% dos microrganismos presentes no ambiente são eliminados, anulando por completo seu poder infeccioso.
OBS – A Sanitização age sobre os microrganismos que já estavam no local. Portanto, ela não impede a transmissão do vírus entre pessoas que frequentem o ambiente e por ventura, já estejam contaminadas.
Por que Fazer a Sanitização em Consultório Odontológico?
Primeiro porque, é de responsabilidade do dentista/responsável pela clínica, adotar medidas de prevenção e controle de infecção para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência odontológica realizada em seu consultório. (Fonte: Manual de Boas Práticas em Biossegurança).
Além disso, para garantir que seu estabelecimento não seja interditado por estar fora dos padrões e normas previstas em lei, mediante a Pandemia de COVID-19.
Outro ponto relevante a ser destacado, é do ponto de vista social – onde é importante garantir que todos os frequentadores de um determinado ambiente comercial, estejam seguros e livres de qualquer atentado à saúde.
Obviamente que, não é possível prever ou evitar por completo, que haja a transmissão em um consultório odontológico, visto que, pessoas contaminadas podem transmitir o vírus entre si, durante uma conversa qualquer, por exemplo.
No entanto, você precisa garantir que o seu consultório clínico esteja devidamente desinfetado por meio da Sanitização de Ambientes e pronto para receber pacientes em segurança.
Preocupações Necessárias
Lembre-se que dentistas e outros profissionais da saúde, são expostos, diariamente, a microrganismos patogênicos. Ou seja, isso incluir bactérias e vírus, sobretudo, àqueles que infectam a cavidade oral e o trato respiratório.
Lembre-se que no atendimento odontológico ocorre um alto risco de infecção viral, devido ao grande número de procedimentos que expõem sangue, saliva e outros fluidos corporais dos pacientes.
Por isso, a Sanitização é fundamental, garantindo que equipamentos e instrumentos essenciais da profissão, sejam descontaminados periodicamente. Bem como, as superfícies e o ambiente no geral. Evitando que microrganismos permaneçam “flutuando” no consultório por longos períodos.
Qual é a Frequência ideal para a Sanitização do seu Consultório?
- Alto fluxo de circulação – Uma vez por semana;
- Moderado fluxo de circulação – A cada 15 dias;
- Baixo fluxo de circulação – A cada 30 dias.
Sanitização em Consultório Odontológico da AJAX
A Sanitização da AJAX acontece por meio de um método específico e aprovado pela ANVISA junto ao Ministério da Saúde.
Utilizamos um produto à base de quaternário de amônio, exatamente, como está previsto em lei. Visando desinfetar e proteger os ambientes com eficácia e total segurança.
Nossa equipe vai até o Consultório Odontológico, avalia o local, examinando possíveis focos de infestação. Em seguida, inicia o processo de limpeza superficial do local.
Depois, o processo de pulverização do produto se inicia. É importante dizer que durante esse serviço, nenhuma pessoa, além dos técnicos, deverão estar presentes no local.
Afinal, usa-se um produto químico que só pode ser manuseado por pessoas qualificadas e munidas de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Recomenda-se que o local fique vazio por ao menos 4 horas após a aplicação do produto. No térmico da sanitização, a equipe dispõe de um laudo técnico, a fim de garantir que o ambiente está completamente higienizado.
Atendemos toda a região de São Paulo! Agende uma visita gratuita!