Piolho ou pulga? Você sabe diferenciar os dois? Existem outras ameaças que provocam coceira e outros sintomas?
Saber a resposta para todas essas perguntas pode proteger seu ambiente e seu pet de muitos problemas de saúde. É por isso que Ajax trouxe até você toda a informação necessária a respeito disso. Vamos proteger juntos todos os que moram na sua casa ou apartamento. Inclusive os animais de estimação.
Piolhos
Os piolhos podem afetar tanto o ser humano quanto os animais de estimação. Porém, os parasitas que afetam cães e gatos não são os mesmos que os que habitam os seres humanos. Isso porque as espécies não conseguem sobreviver com sangue humano.
Isso quer dizer que, se alguém na casa estiver com piolho, ele não afetará os animais de estimação. Assim como se algum pet estiver com piolhos, nenhum ser humano será afetado.
Isso também quer dizer que remédios para eliminar piolhos humanos não têm nenhum efeito em piolhos de animais de estimação. É sempre necessário comprar um remédio específico para cada espécie desse parasita.
Sintomas e características
Os piolhos humanos são pequenos e, por isso, difíceis de serem pegos um por um. Eles não chegam a medir mais do que 3 milímetros. Tem forma ovalada e a cor pode variar entre marrom e vermelho. Os ovos são ainda menores, de cor esbranquiçada e chegam a medir 0,8 milímetros.
Em seres humanos os piolhos provocam:
- Muita coceira na cabeça;
- Sensação de algo andando na cabeça;
- Pequenos machucados no couro cabeludo;
- Pequenos pontos brancos nos fios de cabelo;
Já os piolhos presentes em animais de estimação podem ter variados tipos de características dependendo da espécie. A boa notícia é que raramente acontece de um animal de estimação saudável ter piolhos. Esse tipo de infestação acontece apenas quando já existe algum tipo de problema com o animal.
Em animais, os piolhos podem provocar:
- Coceira intensa no pelo;
- Agravamento de algum tipo de problema de saúde do animal;
- Feridas devido a coceira;
- Vermelhidão;
- Cansaço.
Pulgas
As Pulgas são mais comuns em animais de estimação do que em humanos, mas podem sim atacar ambos e até mesmo transmitir algumas doenças. Por isso é tão importante identificar o problema e combatê-lo o quanto antes. As pulgas que vivem em ratos, por exemplo, carregam consigo diversos vírus seríssimos.
Sintomas e características
As pulgas oferecem grande risco a quem frequenta um ambiente contaminado. Principalmente por que elas não se prendem ao pêlo ou à pele. Portanto, se espalham pelo ambiente e por locais em que o infectado frequenta. Elas chegam a medir até 3 milímetros, mas são pequenas o bastante para não serem vistas pelo olho humano. São de coloração
No hospedeiro a pulga provoca:
- Muita coceira;
- Feridas na pele provocadas pela coceira;
- Anemia, cansaço excessivo;
Uma dica: no corpo humano, as pulgas não ficam por muito tempo. O que pode acontecer é que a pulga chegue a picar a pele e logo saia dela, ficando no ambiente e esperando para atacar outros animais.
O seu pet agradece a preocupação
É claro que todos nós temos grande amor pelos nossos animais de estimação. Muitos chegam a considerá-los filhos e filhas. Então, cuidar do ambiente e da sua saúde é extremamente necessário. Pulgas e piolhos podem provocar doenças e enfraquecer seriamente o seu pet. Além de causar muito incômodo e coceira, além de feridas na pele e queda de pelo.
Mas não basta apenas tratar do seu animal sem também tratar o ambiente em que ele está. Principalmente no caso das pulgas, que costumam se espalhar por todo o lugar em que o pet frequentou.
Não basta apenas combater no animal
O combate de pulgas e piolhos deve sim ser feito no animal, mas deve se estender a todo o ambiente que ele frequenta. Principalmente os locais em que ele frequenta habitualmente e em toda a casa. A dedetização de pulga ou piolho precisa ser feita por um profissional. Não só por que ele contará com o equipamento e o inseticida ideal, mas por que ele terá o cuidado de aplicá-lo em todos os locais necessários.
É assim que você protegerá o seu ambiente e o seu animal de estimação de ameaças. Tanto contra pulga quanto contra piolho.
O que fazer se o pet estiver infestado?
Antes de tudo, contate um profissional veterinário responsável pelo animal. Ele fará uma avaliação mais profissional do caso e indicará o melhor remédio para utilizar no pet. Será necessário dedetizar o ambiente antes da aplicação e provavelmente depois, para que a eficácia do tratamento seja 100%.
Depois disso, não haverá mais pulgas para habitarem e se aproveitarem dos animais no ambiente. E para que não haja nova infestação, tome cuidado com os ambientes em que seu pet anda. Evite locais abandonados, lotes desconhecidos ou que não passaram por limpeza e cuidado recentemente. Você verá que seu cachorro ou gato agradecem o seu esforço.
A Desentupidora e Dedetizadora Ajax está presente nas principais regiões do estado de São Paulo. Então, se você precisa de exterminar piolhos ou pulgas e proteger seu animal de estimação, pode chamar a gente.
Atuamos há mais de uma década no cuidado do bem estar dos nossos clientes. Deixamos o seu ambiente livre de ameaças. Oferecemos serviços de qualidade em dedetização de pulga e piolho.
Além disso, você tem a garantida de um atendimento rápido, sem sujeira e, principalmente, com resultados que duram por muito tempo. Somos a solução certa para você.
E o melhor, o atendimento é 24 horas/7 dias na semana. Então é só entrar em contato com o atendimento imediatamente com a Ajax pelo telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais ou via formulário de contato.