Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Limpa Fossa e Limpeza de Caixa de Gordura para Restaurantes | AJAX Soluções

Limpa Fossa e Limpeza de Caixa de Gordura para Restaurantes | AJAX Soluções

Entenda a importância de contratar uma empresa especializada em serviços de limpa fossa e limpeza de caixa de gordura para restaurantes.

Decerto, ausência de limpeza não é bom em qualquer segmento, sobretudo, naqueles que envolvem a manipulação de alimentos.

Sob o mesmo ponto de vista, seguimos com a tamanha relevância que há em efetuar a limpeza de fossa e limpeza de caixa de gordura em restaurantes.

Uma vez que, a falta de limpeza em restaurantes pode resultar em entupimentos de canos e esgoto, retorno de sujidades e claro, doenças infecciosas.

Qual a situação dos Restaurantes do País?

De acordo com a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, 23% dos bares e restaurantes do estado foram interditados – entre 2010 e 2012.

De lá para cá, os números estiveram em constância, e não apenas no Rio, mas também em outras regiões do país.

Infelizmente, as principais ocorrências têm ligação direta com o alto número de alimentos com data de válida vencida, mau cheiro no local e presença de pragas urbanas.

Mas além disso, o excesso de restos de comida na pia e tubulações, gera uma situação desagradável à caixa de gordura do restaurante, bem como, a fossa do comércio.

Em 2008, o Brasil confirmou que existiam muitas deficiências na coleta e tratamento de esgoto no país, o que gerava inúmeros problemas relacionados a sujeira nesses locais públicos.

No entanto, apesar desses problemas ainda existirem, empresários não estão livres de multas e até mesmo, interdição do estabelecimento pelo descumprimento de normas e leis.

Por que restaurantes correm o risco de serem interditados?

A resposta para essa pergunta é simples: a maioria dos restaurantes ignoram a limpeza da caixa de gordura, porque os efluentes presentes nesse reservatório estão conectados ao sistema coletor de esgoto.

Em suma, as empresas “acreditam” que a limpeza não é de sua responsabilidade, e seguem desconsiderando a limpeza periódica.

Porém, é claro que muitos estabelecimentos comerciais aplicam técnicas preventivas e corretivas para se livrar do problema.

Muitos restaurantes, optam pela contratação do serviço de hidrojateamento de alta pressão, cuja finalidade é retirar o excesso de gordura acumulado.

Mas, representantes dos órgãos fiscalizadores advertem que, somente o hidrojateamento pode não ser totalmente eficiente.

Isso porque, o ideal é usar o tratamento biológico, através de uma técnica chamada de bioaumentação (multiplicação de microrganismos presentes no sistema).

Esse processo impede a formação de gorduras no recipiente, mantendo o reservatório sempre limpo.

limpa fossa e limpeza de caixa de gordura para restaurantes

Qual a importância da limpeza de caixa de gordura para restaurantes?

Como citamos brevemente no início do artigo, é extremamente importante manter a limpeza da fossa e da caixa de gordura de um restaurante, devido aos riscos relacionados à saúde.

Além disso, entende-se que em estabelecimentos comerciais que oferecem alimentos, seus dejetos, como óleos, gorduras e graxas – interferem na eficiência das estações de tratamento.

Isso porque, essa gordura em contato com temperaturas baixas, tende a se solidificar, o que resulta em entupimentos na rede de esgoto.

Portanto, além de ser um problema para os proprietários do restaurante, que poderão sofrer com prejuízos relacionados a entupimentos, a falta de limpeza da caixa de gordura ainda é altamente negativa para toda a população.

Em função disso, é importante realizar a limpeza da caixa de gordura em restaurantes periodicamente, para evitar danos ambientas e à saúde da comunidade.

Como garantir a eficiência na limpeza desses reservatórios?

Tanto a limpeza de fossa, quanto a limpeza da caixa de gordura precisam ser eficazes, afinal, as pessoas esperam se alimentar em um ambiente seguro, não é mesmo?

Entretanto, para garantir que essa segurança seja de fato, correspondida, é preciso uma série de cuidados que vão desde a limpeza regular feita por colaboradores, até a contratação de uma empresa especializada.

Apesar do problema já ter sido registrado pelos maiores órgãos fiscalizadores do governo, muita gente ainda negligencia essa etapa e desconsidera suas implicações.

Todavia, principalmente a caixa de gordura, precisa ser revisada constantemente. Em alguns casos, a limpeza é feita a cada 15 dias ou semanalmente.

limpa fossa e limpeza de caixa de ordura para restaurantes

O que diz a Legislação sobre a Limpeza de Caixa de Gordura

Seja como for, é preciso estar munido de informações.

E conforme está previsto na lei Nº4991, Artº1:

Fica estabelecida a obrigatoriedade da limpeza periódica das caixas de gordura das edificações do Município do Rio de Janeiro, nos termos desta Lei.

Ademais, o código ABNT NBR 8160:199:

Estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário e caixa de gordura, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

É preciso salientar, que o descumprimento das normas pode gerar, desde multas recorrentes, até o fechamento em definitivo do restaurante!

É importante compreender que a limpeza de fossa e a limpeza de caixa de gordura para restaurantes é uma questão de saúde pública.

Sem contar, que dessa forma evita-se odores e a presença de animais, como roedores, baratas e outros insetos.

Quando limpar a caixa de gordura do restaurante?

Não existe uma regra para a limpeza da caixa de gordura, contudo, é preciso ter bom senso.

O procedimento deverá ser realizado regularmente, se possível, a cada nova quinzena.

Mas existe uma pequena tabela que pode ser tomada como base para a criação de um cronograma de limpeza:

  • De mês em mês para bares e restaurantes de pequeno e médio porte;
  • De 15 em 15 dias para restaurantes de grande porte;
  • Toda semana para restaurantes que servem comida gordurosa, como redes de fast food ou pastelarias, por exemplo.

Por que contratar uma empresa especializada em limpa fossa e limpeza de caixa de gordura para restaurantes?

Para caixa de gordura que recebem uma grande quantidade de efluentes, como é caso dos recipientes instalados em restaurantes, é essencial contar com o auxílio de uma empresa especializada.

Afinal, empresas como a AJAX Dedetizadora e Desentupidora, por exemplo, oferece um serviço de excelência, com uma equipe altamente qualificada.

A AJAX conta com uma frota de caminhões equipada com bombas de alta pressão, própria para o transporte de todo o resíduo coletado.

Além disso, o veículo possui uma bomba de vácuo, que aspira a fossa por inteiro, evitando que fiquem restos no reservatório.

Depois da remoção dos dejetos, o material coletado é levado para um local longe da comunidade, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.

Outro aspecto importante, é que apenas uma empresa especializada, saberá respeitar as normas ambientais, que visam zelar pela preservação do ambiente.

Precisa do serviço de limpa fossa e limpeza de caixa de gordura para restaurantes? Fale conosco!

2 comentários

Desentupidora em curitiba Publicado em7:12 pm - Nov 13, 2019

Muito bom, ficou bem explicado

    Kim Walachai Publicado em8:15 pm - Dez 6, 2019

    Receba nossa satisfação por te ajudar!
    Para mais informações entre em contato através do nosso telefone (11) 4114-6060 ou WhatsApp (11)94153 1856.