A descupinização é um método efetivo de combate a Isoptera – espécie de inseto – onde predominam os cupins, também chamados de termites.
Conhecidos por serem uma das mais problemáticas pragas urbanas do mundo – os cupins assolam grandes cidades. Sem contar, que invadem ambientes rurais, comercias etc.
Um dos maiores problemas dos cupins, é seu imenso potencial de destruição.
Esses pequenos animais, que raramente podem ser visíveis a olho nu, se alimentam de inúmeros materiais, sobretudo, da madeira.
Em função disso, móveis e outros objetos sofrem danos, muitas vezes, irreparáveis, o que causa muita dor de cabeça e prejuízos financeiros a população.
Contudo, os cupins possuem um papel importante no funcionamento ecológico do planeta.
Visto que, são considerados consumidores primários que auxiliam na aeração dos solos, pois distribuem os nutrientes.
Infelizmente, quando esses pequenos insetos cruzam territórios e invadem áreas urbanas, o risco de destruição é realmente grande, pois eles precisam se alimentar para cumprirem sua função.
Portanto, a qualquer sinal de sua presença, é preciso realizar a descupinização, que é feita por empresas especializadas em controle de pragas.
O que é Descupinização?
O processo de descupinização, é feito a medida que o ambiente exija o combate ou controle desses animais.
Em síntese, ele é realizado através da utilização de produtos químicos, como solventes e inseticidas.
A empresa contratada deve oferecer soluções diferenciadas, uma vez que, exista a necessidade de combater cupins de madeira, bem como, cupins subterrâneos – que são espécies distintas.
No entanto, é preciso ressaltar que esse trabalho é realizado por profissionais altamente qualificados, afinal, o manuseio desses produtos requer cuidado e técnica.
Além disso, somente profissionais qualificados saberão dosar as quantidades permitidas e necessárias, para o controle e eliminação desses insetos.
Do contrário, um erro na dosagem do produto poderá resultar em danos severos a saúde humana e de animais de estimação.
Tipos de cupins
Existem alguns tipos de cupins que são comuns em casas e estabelecimentos comerciais, todavia o mais comum, e também, mais prejudicial, é o cupim de madeira seca.
Cupim de Madeira Seca
Os cupins de madeira seca, geralmente se instalam no interior de objetos de madeira com pouca umidade. Ou seja, gostam de madeira seca (oca).
Também são comuns em batentes, móveis, esquadrias e adereços utilizados em telhados.
Comumente, as colônias do cupim de madeira não são grandes, porém, podem causar muitos prejuízos, já que agem a longo prazo. Afinal, não são facilmente detectáveis, justamente por ficarem no interior dos objetos.
Acontece que quando ocorre a detecção desses ataques, o móvel ou objeto, já está em um estado avançado de destruição – o que pode resultar em perda total.
Sem contar que a detecção só costuma ser possível, quando os ovos e fezes dos cupins começam a ser expelidos do interior da madeira, ação realizada pelos próprios animais, no intuito de realizar uma ‘limpeza na peça’.
Como agem os cupins de madeira seca
Os cupins de madeira seca podem se instalar em apenas um cômodo da casa, bem como, podem invadir o ambiente por inteiro.
Entre os meses de setembro a dezembro, esses insetos saem do abrigo e voam para outras partes da residência. Podendo criar novas colônias em outras áreas do local.
Às vezes, é possível identificar a presença de cupins, ao bater na madeira seca e notar-se um ‘som oco’.
Cupim Subterrâneo
Semelhantemente, existe o cupim subterrâneo, que por sua vez, é potencialmente mais destruidor.
Isso porque, além de se alimentar de madeira, também consomem outros materiais que possuam em sua composição a celulose.
Em função disso, os cupins subterrâneos se abrigam no solo.
Pois lá encontram a umidade necessária para a realização e manutenção do seu ciclo biológico.
Suas áreas de acesso para o solo podem ser construídas em tubulações, paredes, etc – sendo que o ‘coração da colônia’ permanece fixa no solo.
Geralmente, os tubos de lama indicam a presença de cupins na área afetada, por isso é preciso atenção a esse surgimento inesperado.
Cupim Arborícola
O cupim arborícola é uma espécie que ataca madeira seca ou úmida – sem distinção.
Ele pode aparecer em postes de madeira, mourão de cerca, ou ainda, madeira de telhado e edificações.
Embora, seja mais comum o surgimento de colônias em árvores que ficam instaladas em calçadas, próximas as residências e comércios.
Cupim de Campo
Como o próprio nome sugere, esse tipo de cupim ataca pastagens, pois vive no campo.
Os famosos ‘murundus’ são o resultado da sua presença no local.
Quais são os tipos de Descupinização?
Existem alguns métodos que são utilizados por empresas especializadas, como é o caso da AJAX Dedetizadora e Desentupidora, que garantem o controle e combate dessas pragas urbanas.
Antes de escolher qual metodologia aplicar no local, a equipe verifica a área afetada e realizada um estudo minucioso para saber qual será o tratamento mais indicado.
Métodos de Descupinização:
- Barreira Química – Nesse caso, a descupinização visa combater os cupins subterrâneos, pois ocorre a injeção de inseticidas em paredes, solos, lajes e outros locais de difícil acesso.
- Tratamento em Madeiramento – Aqui ocorre a injeção de inseticidas na madeira afetada. São feitas pequenas perfurações estratégicas, no intuito de eliminar os insetos. Feito isso, é realizada uma pulverização, na intenção de prevenir novas infestações.
- Localizada – A descupinização localizada trata dos locais atingidos de maneira independente. Dessa forma, aplica-se uma calda cupinicida, que extingue por completo a presença dos cupins.
- Tratamento de conduítes – Por fim, temos a descupinização de conduítes que através de produtos químicos, bloqueia o trânsito desses insetos no local.
Quando realizar a Descupinização?
Você poderá considerar diversos fatores ao avaliar a necessidade da descupinização na sua casa, condomínio, comércio ou fábrica.
Isso porque, como existem muitas espécies, somente um técnico especializado poderá identificar a presença dos animais, e dizer de qual espécie se trata.
Portanto, a melhor solução é contratar uma empresa especializada em Dedetização, para inspecionar o ambiente e confirmar, se há ou não a presença de cupins na área supervisionada.
Porém, ao menor sinal de infestação, você já poderá entrar em contato com uma equipe qualificada. Dentre os sinais mais comuns, temos:
• Asas de insetos pelo chão;
• Pequenos tubos de terra próximos da parede e em outras regiões da casa;
• Objetos de madeira com furos, ou ainda, madeira quebrada;
• Revestimentos de piso e azulejo afundados;
• Pequenas aberturas no gesso do teto;
• Fezes de insetos pela casa.
Precisa de ajuda para combater os cupins da sua casa? Contrate AJAX Dedetizadora e Desentupidora – são mais de 15 anos de experiência, zelando pela qualidade de vida de nossos clientes.