Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Controle de Pragas no Combate ao COVID-19 |AJAX Sanitizadora

Controle de Pragas no Combate ao COVID-19 |AJAX Sanitizadora

Descubra quais são as medidas tomadas pela AJAX Dedetizadora a respeito do combate ao COVID-19. E entenda como o Controle de Pragas é um forte aliado na contenção da pandemia.

Semana passada publicamos um artigo falando sobre o Combate a Pandemia, que por sua vez, tem sido um assunto de grande preocupação para nós, cujo objetivo é garantir a segurança e o conforto da população, sobretudo, evitando prejuízos à saúde de nossas comunidades.

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou como sendo oficial a pandemia do novo vírus, o mundo todo ficou em estado de alerta – e com razão. Portanto, é preciso elaborar planos de contenção, a fim de evitar a proliferação do vírus.

Pensando nisso, decidimos apresentar as medidas que estão sendo adotadas por nossa empresa, com a finalidade de exercer nosso papel com responsabilidade e respeito a todos os nossos clientes.

Mas, antes de tudo, vamos esclarecer alguns dados relevantes sobre como o Controle de Pragas é essencial no Combate ao COVID-19.

O que dizem os Órgãos Reguladores

A FEPRAG – Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas, protocolou junto ao Ministério da Saúde um ofício, com o intuito de que haja um reconhecimento da atividade como sendo essencial para a manutenção da saúde pública e privada.

Portanto, o ofício visa reconhecer que, empresas especializadas e licenciadas atuem durante o período de quarentena obrigatória.

O objetivo é enfatizar a importância de nossos serviços perante às Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, fazendo com que divulguem à população a lista de empresas licenciadas conforme RDC 52/2009 da ANVISA, atendendo a Lei de Transparência.

Em função disso, será colocado em evidência que, pragas urbanas como formigas e baratas, podem dar brecha para o contágio do novo vírus.

NOTA TÉCNICA APRAG – Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

A APRAG também soltou uma nota a respeito da importância do Controle de Pragas no Combate ao COVID-19:

A APRAG diante da situação emergencial frente a presença no Novo vírus* e consequentemente a COVID- 19, e diante do Decreto 64.881 de 22/03/2020 do Governo do estado de São Paulo e do Decreto federal no 10.282, de 20 de março de 2020, que respectivamente dispõe do período de quarentena no estado de São Paulo e das atividades consideradas como essenciais, esclarece que: 

A atividade de empresas controladoras de vetores e pragas urbanas licenciadas nas autoridades sanitárias e ou ambientais competentes, estão devidamente inclusas como atividade essencial para garantia do funcionamento de outras atividades fundamentais. 

Muitos são os problemas que podem ser ocasionados pela presença de vetores e pragas urbanas nos mais diversos ambientes e de acordo com a própria RDC 52 / 09 da ANVISA que define: 

“VII – pragas urbanas: animais que infestam ambientes urbanos podendo causar agravos à saúde, prejuízos econômicos, ou ambos;” 

“XII – vetores: artrópodes ou outros invertebrados que podem transmitir infecções, por meio de carreamento externo (transmissão passiva ou mecânica) ou interno (transmissão biológica) de microrganismos.” 

Portanto é nítido que a atividade de Controle de Vetores e Pragas Urbanas é essencial para a diminuição do risco de transmissão de diversos agentes patogênicos incluindo o novo vírus*. 

Por que o Controle de Pragas é importante no Combate ao COVID-19?

Inegavelmente, a contaminação não acontece apenas pela boca ou nariz.

De acordo com diversos infectologistas, é totalmente possível contrair o vírus por meio das mãos, olhos e roupa. Ou seja, gotículas de saliva e outras secreções que ficam alojadas na roupa do indivíduo contaminado podem contaminar outras pessoas.

Isso por sua vez, aumenta as chances de outros vetores transmitirem o vírus, afinal, o vírus pode ser facilmente carregado por pragas urbanas que estão infestadas de micro-organismos e bactérias nocivas à saúde humana.

Pense no efeito cascata, como exemplo: Um ambiente sujo, repleto de uniformes e outras roupas de trabalho que estejam contaminadas com o vírus. Pode atrair baratas e outros insetos, que por sua vez, poderão transitar livremente com o vírus impregnado em seus corpos.

Sem contar que, ambientes hospitalares podem sofrer com a presença de formigas, que ao entrarem em contato com o vírus, também podem transmitir para outros indivíduos.

ajax desentupidora e dedetizadora
Informativo Oficial da Insetimax – Indústria Química

Como a AJAX Dedetizadora está agindo nesse momento de Combate ao COVID-19?

Mas, o que a AJAX Dedetizadora está fazendo pela comunidade?

Desde a nossa abertura, firmamos um acordo com a sociedade e através de ações eficazes e regulamentadas por lei, levamos conforto, bem-estar e tranquilidade para todos os nossos clientes.

Nesse sentido, a fim de contribuir com nossas comunidades que vivem em todo o Estado de São Paulo. Agimos por meio de um conjunto de procedimentos higiênicos-sanitários, que visam garantir aos ambientes, equipamentos e superfícies, uma baixa carga microbiana residual.

Ou seja, por meio de medidas de sanitização, estamos trabalhando no combate de agentes patogênicos que porventura, possam causar transtornos e prejuízos à saúde de todos nós.

Como funciona a Sanitização de ambientes da AJAX Dedetizadora?

A sanitização de ambientes da AJAX prevê benefícios à saúde da população. Onde por meio do controle de pragas conseguimos impedir o acúmulo de bactérias, vírus e outros pequenos organismos.

Portanto, a sanitização da AJAX ajuda a frear a disseminação de doenças respiratórias. Sem contar que esse procedimento contribui para a conservação de alimentos e objetos presentes no local.

Quais estabelecimentos devem recorrer a esse procedimento?

É possível realizar a sanitização residencial, bem como, comercial, inclusive, recomenda-se que seja feito em ambos os casos, sobretudo, em áreas de grande circulação de pessoas.

Isso porque, umidade, suor, altas temperaturas (situação comum em locais fechados) são aspectos essenciais para a proliferação de vírus e bactérias.

Contudo, lembre-se que é preciso contratar uma empresa especializada em sanitização, a fim de garantir que os produtos utilizados serão diluídos corretamente.

Quais produtos são utilizados?

Por falar em produtos químicos essenciais para combater bactérias, temos como exemplo, os produtos que têm como base, o quaternário de amônio – utilizado por nós no controle de pragas.

Devido sua baixa toxicidade, o quaternário de amônio age na destruição das proteínas dos microrganismos, quebrando sua parede celular e inibindo sua síntese. Como resultado, ocorre sua destruição e morte.

Recomenda-se a contratação de uma empresa especializada que trabalhe com esses agentes químicos, justamente para a desinfecção de superfícies contaminadas, como mesas de trabalho, bancadas, cozinhas industriais, pisos, ralos, vaso sanitário etc.

Nesse momento tão difícil, conte com quem realmente sabe o que faz e se preocupa em agir corretamente, a fim de aumentar a segurança de toda a população! Conte com a AJAX Dedetizadora!