Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Cupim, como saber se o meu imóvel está infestado?

Cupim, como saber se o meu imóvel está infestado?

Se você tem móveis, pisos, painéis ou outros elementos de madeira em casa, deve aprender a identificar uma infestação de cupim em seu imóvel!

Os cupins são pequenos insetos que se alimentam, sobretudo, de madeira, por causa da celulose presente nela.

Justamente por isso, chamamos eles de “cupim de madeira”.

Apesar de serem conhecidos por se proliferarem na madeira, não se engane pensando que uma infestação de cupins não possa aparecer em paredes de drywall ou revestimentos de gesso. Então preste atenção nas informações e dicas abaixo.

COMO OS CUPINS ENTRAM NA CASA E SE PROLIFERAM?

O cupim costuma aparecer no verão, buscando abrigo do calor. Mas, nem sempre eles são percebidos por nós em nossas casas e trabalho. Como a destruição causada por eles pode demorar anos para se desenvolver, ele é considerado uma praga silenciosa.

Muitos não sabem que o cupim tem asas em sua forma adulta, e o confundem com os “insetos de luz”. Por isso, muitas vezes, não se percebe a sua entrada na residência. Uma vez dentro do imóvel, os reprodutores da espécie se alojam em pequenas aberturas na madeira. Ali começa uma nova colônia de cupins, chamada de cupinzeiro.

EXISTE MAIS DE UMA ESPÉCIE DE CUPIM?

No Brasil são comuns três espécies de cupim:

  • Cupim arbóreo. Criam colônias no topo das árvores, paredes, postes e estruturas de madeira. Tem coloração negra. Se alimentam de árvores, estruturas internas de imóveis e objetos que tenham celulose em sua composição;
  • Cupim subterrâneo. Suas colônias costumam ser no solo, pois são dependentes da umidade para seu desenvolvimento. Nesta espécie, o cupinzeiro pode chegar a milhões de indivíduos. Se alimentam de madeira em geral e estruturas internas de imóveis. Sua coloração é marrom claro; e
  • Cupim de madeira seca. É a espécie mais presente em residências e empresas urbanas. Sua infestação ocorre em estruturas de madeira com umidade abaixo de 30%. Dessa forma, eles se alimentam, principalmente, de móveis e componentes do imóvel, como rodapés, portas, janelas e até mesmo livros e papeis. Tem coloração marrom claro.

COMO SABER SE MEU IMÓVEL TEM CUPIM?

Quando os cupins começam a colônia é praticamente imperceptível notar. Porém, ao passo que a colônia se desenvolve, eles vão deixando alguns rastros.

Abaixo vamos listar os principais sinais de infestação por cupins:

  1. Asinhas soltas. Os cupins reprodutores chegam em dias de calor e ficam voando ao redor das lâmpadas. E então, quando eles encontram um local para iniciar sua colônia, eles abandonam suas asas. Portanto, se aparecerem asas de inseto na sua casa, cuidado! Ela pode estar sendo alvo de cupins!
  2. Túneis nos moveis e pisos de madeira. No decorrer da reprodução, os cupins vão se alimentando. Dessa forma, eles criam rachaduras em forma de túneis nos móveis e pisos de madeira. Então, caso encontre esse tipo de rachadura em sua casa, há indicações de que existe um cupinzeiro ali.rastro cupim
  3. Poeira de madeira. Quando os cupins vão perfurando a madeira, ela acaba soltando um pó. Assim como quando furamos a parede com a furadeira.
  4. Excrementos dos cupins. Eles deixam rastros. Pois, geralmente, nos locais onde eles se instalam são encontrados excrementos, pequenos montinhos de sujeira com aspecto granulado.
  5. Madeira oca. Conforme o desenvolvimento do cupinzeiro, e a “construção” dos túneis, o local onde está a colônia fica com a estrutura oca. Afinal, está sendo devorada pelos pequenos insetos. Esse é mais um indicativo de que seu imóvel está infestado de cupins.

Assim, com o crescimento do cupinzeiro, as estruturas onde eles estão instalados vão ficando frágeis e ficam, cada vez mais, suscetíveis a ceder. Cuidado!

COMO EVITAR O CRESCIMENTO DAS COLÔNIAS DE CUPIM?

Agora você já sabe como os cupins entram no imóvel, onde eles se instalam e como identificar a presença deles. Ainda assim, vamos te dar algumas dicas de como prevenir o crescimento dessas pragas silenciosas.

Mostramos que dois tipos de cupins gostam de locais úmidos para viver. Assim, para evitar essas espécies, verifique se o imóvel possui focos de umidade. Providencie os ajustes necessários para mantê-los limpos, secos e arejados.

Além disso, também mostramos que existe uma espécie de cupim que prefere locais secos para formar colônia. Nestes casos, observe se as superfícies de madeira estão protegidas com tintas, vernizes. E, também, se há rachaduras ou fissuras. Se necessário, corrija a vedação da madeira.

Por fim, em dias de calor tome cuidado com os insetos que entrarem no imóvel. Se possível, coloque telas em portas e janelas para impedir a entrada desses animais.

COMO ACABAR COM OS CUPINS

Mas, se não teve jeito e os cupins já se instalaram no seu imóvel, não tem problema! Essa é uma praga que pode ser exterminada.

Nos casos em que a infestação ainda esteja no início e for localizada, inseticidas domésticos especiais para esse tipo de inseto podem te ajudar a resolver o problema.

No entanto, se a infestação já está avançada ou os métodos caseiros não funcionaram, contrate uma empresa especializada. Ela fará a descupinização completa do imóvel. Garanta que não fique um cupim para trás e dê segurança para quem está no imóvel. Então ligue para a Dedetizadora Ajax!

Ademais, a Dedetizadora Ajax oferece visitas técnicas gratuitas para verificar e informar a situação real do seu imóvel. Assim, detectaremos o grau da infestação e quais procedimentos deverão ser realizados no local.

Os serviços da Dedetizadora Ajax são realizados de forma técnica e segura.

COMO CONTRATAR A DEDETIZADORA AJAX?

Então não espere o teto cair na sua cabeça ou aquele móvel. Fale com a Ajax e se livre dos cupins!

Realizamos residencial e, também, ambientes comerciais, industriais, redes de ensino, entre outras.

Atendemos todo o estado de São Paulo, incluindo as regiões litorâneas.

Ainda, temos diversos canais de atendimento: telefone (11) 4114-6060, WhatsApp (clique no botão ao lado e fale com um de nossos consultores), redes sociais e via formulário de contato.

Para isso, basta clicar no botão abaixo. Nós ligaremos gratuitamente para você!