Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Como funciona a bomba de hidrojato?

Como funciona a bomba de hidrojato?

A bomba de hidrojato possui várias aplicações, e tem utilidade tanto em ambientes industriais quanto em ambientes residenciais. Além disso, ela possui um funcionamento prático, que não necessita de nada, somente água. Isso a torna a melhor escolha para várias atividades.

Dentro da indústria, pode-se utilizar a bomba de hidrojato no setor da construção civil, de petroquímica e outras. No uso doméstico, ela pode-se utilizá-la para desobstrução de canos, limpeza do sistema hídrico, incluindo caixas d’água e para limpezas de pátios e áreas comuns de prédios. Assim, é interessante saber mais como funciona essa bomba e seus benefícios.

Confira mais sobre como funciona a bomba de hidrojato no artigo abaixo!

Como funciona a bomba hidrojato

A bomba de hidrojato nada mais é que um motor capaz de liberar a água com uma pressão maior. Uma determinada quantidade de água entra na bomba. Assim, aciona-se o motor na velocidade desejada, e ele trabalha, por meio de pistões, para liberar a água com uma pressão capaz de realizar a atividade desejada.

Pode-se controlar essa pressão de forma que a água saia com uma pressão baixa, média, alta ou uma ultra alta. Utiliza-se cada uma dessas pressões para alcançar um objetivo diferente. Dessa forma, você precisa saber qual é a adequada para o que você deseja. Se você pretende realizar uma limpeza industrial, você precisará usar a alta pressão para ter o efeito necessário. Utiliza-se ela, também, para desobstrução de canos.

Contudo, usar uma pressão mais alta do que a necessária pode acabar gerando problemas. Por exemplo, aplicar a pressão ultra alta em encanamentos domésticos, pode causar rompimentos nos canos. Assim, é muito importante saber o uso correto da técnica, antes de usá-la.

Quais as vantagens dela

Faz-se a técnica de hidrojateamento usando a bomba de hidrojato, possui muitas vantagens. Ela usa um mecanismo, relativamente simples, cujo ajuste pode se dar para o uso em diferentes atividades. Assim, é bastante versátil.

Além disso, ela usa somente água, não sendo necessário usar nenhum outro componente químico. Isso é bom tanto para você e para as pessoas que estão na instalação, quanto para o meio ambiente. Não existem chances de intoxicação, pois não se utiliza nenhuma substância química, o que significa que nada irá contaminar o solo também.

Outra vantagem é que você pode ter sua bomba de hidrojateamento e utilizá-la por conta própria, já que sua utilização é fácil. Você pode comprar ou alugar uma bomba para realizar limpeza do seu terreiro, da fachada do prédio, do seu encanamento e, até mesmo, para desobstruir seus canos. Entretanto, é importante lembrar que o uso incorreto da bomba pode danificar estruturas, canos e pode causar machucados devido à pressão da água.

Por que chamar um profissional

Como vimos, apesar do mecanismo simples e de só usar água no processo, a bomba de hidrojato ainda pode causar danos, se você não souber usar. Assim, caso você deseje realizar a limpeza do seu encanamento ou precise desobstruir canos, o ideal é chamar um profissional qualificado. Ele será capaz de utilizar a bomba da forma correta e na pressão adequada. Assim, seu problema será resolvido sem que outro seja criado.

Por fim, agora que você já entendeu como funciona a bomba de hidrojato e suas possíveis aplicações, já sabe, também, que se você quiser usá-la para desentupir ou limpar o sistema hidráulico da sua casa, o ideal é contratar uma empresa especializada.

Ela possui profissionais treinados e qualificados, que vão saber utilizar a bomba da forma correta. Assim, você terá todos os benefícios dela, sem risco de danificar o seu encanamento por uso incorreto.