Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Como acabar com erva daninha | AJAX Dedetização

Como acabar com erva daninha | AJAX Dedetização

Precisa descobrir como acabar com erva daninha de quintal ou jardim? Nesse artigo você conhecerá soluções incríveis que deixarão sua grama forte e bonita!

Inesperadamente, podem surgir ervas daninhas que além de causarem danos a grama, deixando o jardim ou o quintal com um aspecto empobrecido, também podem sugar a energia vital do jardim.

Entretanto, existem algumas explicações palpáveis para esse acontecimento, como por exemplo, ambientes sujos e com alta concentração de pragas urbanas, o que exige uma dedetização na área total.

O que são ervas daninhas?

Embora o nome seja bastante sugestivo, é importante dizer que as ervas daninhas são plantas, que comumente são consideradas exóticas e invasoras. Afinal, nascem em jardins floridos, pequenas hortas e até mesmo, grandes plantações – prejudicando a agricultura local.

A fim de garantir sua própria sobrevivência, as ervas daninhas se alimentam dos nutrientes e da luz natural de outras plantas – o que pode dizimar qualquer plantação.

A saber que elas podem surgir a qualquer instante e em qualquer situação, pois existem diversos fatores que contribuem para que isso ocorra, como o próprio vento que transporta sementes para outras regiões – é importante ficar em alerta quanto ao seu surgimento.

No entanto, há quem diga que nem tudo está perdido quando o assunto são ervas daninhas. Entenda mais…

Preciso acabar com erva daninha em meu quintal?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que é bastante comum se deparar com pessoas que ignoram o nascimento dessas plantas em seus quintais. Isso porque, elas são eficientes para sinalizar determinados problemas.

Por exemplo, ao mínimo indício de erva daninhas em seu jardim, faça uma checagem minuciosa do solo, pois elas podem indicar que a qualidade do terreno não está boa, o que é ruim para as demais plantas que vivem ali.

Além disso, vale dizer que as ervas daninhas servem para repovoar o solo, ou seja, elas facilitam o ‘ressurgimento’ da vida, através do semeio natural.

Uma boa alternativa para garantir que o solo esteja sempre em boas condições de cultivo, é trocar frequentemente o substrato utilizado na terra.

como acabar com erva daninha

O jeito certo de acabar com erva daninha em quintal e jardins

A seguir, confira uma lista com procedimentos para acabar com erva daninha em quintal, jardim ou grandes plantações:

Acabe com ervas daninhas na Primavera

Antes de sair arrancando as ervas daninhas, saiba que a coleta deverá ser realizada durante a Primavera, sobretudo, após os períodos de chuva. Afinal, nessa época do ano o solo está úmido, o que facilita a limpeza profunda do terreno.

Não jogue fora as ervas daninhas

Embora isso pareça estranho, entenda que a natureza é inteligente e não comete erros. Portanto, ao coletar as ervas daninhas do local, deixe-as decompor a fim de virarem adubo para outras plantas.

Apenas se atente para o fato de que não se deve deixar sementes sobre a terra. Dessa forma, você evita o nascimento de novas mudas.

Observe as plantas ao redor

Antes de tudo, observe atentamente a área afetada, pois se uma erva daninha se desenvolveu ao redor de flores e outras plantas, possivelmente você terá que removê-las também.

Sendo assim, para evitar o prejuízo tire pequenas mudas das plantas que deseja manter no local, antes de acabar com erva daninha. Em seguida, troque o substrato e replante as mudas em um terreno renovado.

como acabar com erva daninha

Soluções inteligentes para eliminar erva daninha de jardim e quintal

Agora que você já conhece os procedimentos corretos a serem tomados, vamos te apresentar algumas opções que podem te ajudar a eliminar ou reduzir esse problema:

#1 – Utilize uma Manta Orgânica

Existe uma manta específica para o solo, que por sua vez, pode ser fabricada de serragem, folhas, casca de árvore ou palha. Geralmente, são utilizadas em canteiros de flores e hortas.

A ideia é cobrir a terra com essa manta orgânica, pois ela tende a impedir a proliferação das ervas daninhas.

#2 – Bordas Ornamentais

As bordas ornamentais, muitas vezes até são confundidas com a menta orgânica. No entanto, elas servem para criar caminhos de acesso para o jardim, dificultando o crescimento de ervas daninhas no interior da plantação.

#3 – Horta Sinérgica

Essa solução na verdade é uma ideia incrível que pode ser adotada por você ai na sua casa mesmo.

Através da horta sinérgica você simplesmente se vê livre de ervas daninhas, pois ela é estrategicamente planejada, orientando o nascimento de plantas e flores no em torno dos jardins, evitando que sejam consumidas por ervas exóticas.

#4 – Use Lascas de Madeira para acabar com erva daninha

Também chamado de cavaco, é fácil de obtê-lo por meio de galhos e pedaços de madeira. Basta jogar um punhado onde você quer evitar o nascimento de ervas daninhas.

#5 – Tecidos Biodegradáveis ou Compostáveis

É possível comprar tecidos compostáveis ou biodegradáveis em lojas especializadas em cultivo de milho, agricultura no geral, ou ainda, lojas focadas em lixo orgânico.

Eles funcionam de maneira idêntica a manta orgânica.

#6 – Água e Vinagre Branco

Como de comum, o vinagre branco é um potente agente em inúmeros casos relacionados à condição natural, contudo, ele é muito mais poderoso na eliminação de erva daninha.

Para usar essa solução caseira em sua plantação, prepare uma mistura de 1/1 e pulverize sobre as raízes das ervas.

ATENÇÃO: Evite que a solução caia sobre flores e plantas próximas, do contrário, pode acabar sendo uma ação inviável.

#7 – Use Água Quente

Acredite se quiser, mas apenas a água pode te ajudar a combater erva daninha em quintais e plantações. Isso porque, quando fervente, elas matam imediatamente as raízes.

#8 – Dedetização

Por fim, mas não menos importante, você precisa fazer uma Dedetização no local afetado! Ao contratar uma empresa especializada em dedetização residencial, bem como, especializada em áreas maiores, como terrenos de até 300m² – você assegura que nenhuma dessas plantas indesejadas se alastrem em lugares indevidos. Sem contar que elimina qualquer vestígio de outras pragas urbanas.

Mas, atenção ao contratar uma dedetizadora em SP, pois esse serviço deverá ser realizado por profissionais qualificados, que saberão determinar qual produto será utilizado na área, a fim de evitar danos as demais plantações.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Precisando de dedetização? Fale com AJAX Dedetizadora e Desentupidora. Atendemos a grande São Paulo e toda região do litoral paulista!