Cupins Alados: Como Lidar com uma Infestação! | Ajax Dedetizadora
Cupins Alados: Como Lidar com uma Infestação! | Ajax Dedetizadora

A primavera está chegando e, com ela, as infestações de cupins alados (ou aleluias). É nessa época que eles deixam suas colônias em buscas de parceiros para se acasalar e começam sua proliferação.

Portanto, é nessa época também que os estragos que eles causam começam a aparecer em papéis, móveis e até nas estruturas do espaço.

Para que você não passe por isso, explicamos a seguir como lidar com uma infestação e quanto suspeitar dela. Continue sua leitura para acessar a essas informações!

O que são os cupins alados?

Cupins alados são cupins reprodutores, que possuem asas e que surgem de colônias maduras. Ou seja, eles surgem cerca de 3 a 5 anos após a formação da colônia e sua função é a reprodução. Para isso servem suas asas: voar em busca de parceiros para procriar e dar início a novas colônias.

Cupins alados são formigas voadoras?

As aleluias não se confundem com formigas que voam, apesar de se parecerem fisicamente.

É verdade que ambos possuem medidas físicas semelhantes, mas o corpo de um cupim alado aparenta ter apenas uma estrutura, sem divisões.

Já no caso das formigas, é fácil identificar onde começa e termina cada uma das partes de seu corpo, como a cabeça e o abdômen.

Além disso, as formigas possuem dois pares de asas, um maior, marrom, e um menor, transparente. Por sua vez, os cupins possuem dois pares de asas simétricos e transparentes.

Identificar um e o outro é importante porque o tratamento que se dá a uma infestação de cupins é diferente daquele que se dá a uma de formigas.

O que atrai os cupins com asas?

Os cupins alados encontram na primavera e início do verão a época mais propícia para sua reprodução, porque elas possuem condições climáticas favoráveis. Dessa forma, entende-se que o calor é um atrativo para eles.

Além disso, eles precisam de ambientes úmidos para se desenvolver, por isso também buscam se reproduzir perto deles.

E, é claro, se atraem por locais onde há madeira, porque dela eles tiram o seu alimento. Mas também podem encontrá-lo em papeis e alguns outros materiais, de forma que juntar entulhos também pode colaborar para uma infestação.

Como identificar infestação de cupins alados?

É possível desconfiar da presença de cupins no lugar quando há trilhas de terra que eles deixam perto de paredes, especialmente as paredes externas.

Além disso os seus excrementos também são indicativos de infestações. Eles se encontram perto de madeiras, dentro ou fora da residência ou edifício.

Por falar em madeira, ela é o elemento que o cupim é mais conhecido por destruir. Isso acontece porque ela possui celulose, alimento dos cupins alados, de forma que eles a consomem para obtê-lo.

Por isso, um dos sinais mais óbvios de infestação no local, é a presença de madeira roída.

Já falamos que os cupins alados voam em buscam de parceiros para acasalamento. Mas, após esses voos, eles acabam por perder suas asas, que ficam espalhadas perto de onde eles os encontraram.

Dessa forma, encontrar asas de cupins perto de madeira ou próximas a entrada da casa (portas e janelas), é um sinal de que ali há ou está se formando uma infestação.

O que fazer em casos de infestação?

A única forma de solucionar, de forma eficaz, uma infestação de cupins alados, é contratando uma empresa especializada para fazer a descupinização (dedetização especializada para eliminação de cupins).

Especialistas possuem estratégias de ação que já se comprovaram eficientes, equipamentos adequados e o treinamento necessário para lidar com esse tipo de problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP