Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Limpeza de Caixa d’água Industrial em SP

Limpeza de Caixa d’água Industrial em SP

Entenda a importância de realizar a limpeza de caixa d’água industrial em SP. Afinal, a legislação obriga que essa manutenção seja feita corretamente. Confira!

Todos nós sabemos que é muito importante manter a qualidade da água que será consumida junto aos alimentos ou mesmo no banho. Assim como, é de suma relevância garantir que a água utilizada nos processos industriais também esteja 100% segura.

Nesse sentido, é preciso se atentar a limpeza de caixa d’água industrial, visto que, esses reservatórios armazenam grandes quantidades de água, que geralmente, são usadas no abastecimento de máquinas e no consumo individual dos funcionários.

Em São Paulo, a legislação diz que a manutenção dos reservatórios de água industriais deve ser realizada, pelo menos de 6 em 6 meses. Mas, é preciso se atentar a algumas peculiaridades, que por sua vez, podem fazer com que a periodicidade da limpeza seja ainda menor.

Você também vai gostar de saber: “Protocolo para Troca de Tubulações | AJAX Soluções

Limpeza de Caixa d'água

O que Acontece se Você Não fizer a Limpeza de Caixa d’água Industrial?

Quando você não se preocupa com a limpeza da caixa d’água da sua empresa, muitos problemas podem surgir, como por exemplo:

Formação de Lodo

O lodo é um processo natural que começa a surgir no fundo e nas laterais da caixa d’água. E isso ocorre, sobretudo, por causa da umidade do reservatório.

Além disso, o fato da empresa receber água proveniente do abastecimento público, faz com que a água se movimente dentro da caixa d’água, aumentando as chances do lodo tomar conta do recipiente, bem como, facilitando a entrada de sujeiras e microrganismos indesejáveis.

Surgimento de Mosquitos

Mosquitos são perigosos, afinal, transmitem doenças que podem até matar, como é o caso do “mosquito da dengue”, que por sua vez, transmite a dengue, o zica vírus, a febre amarela, entre outras patologias.

Quando você não faz a limpeza da caixa d’água, facilita a entrada desses insetos no local. Eles começam a procriar dentro do reservatório, aumentando as chances de contaminação da água que está lá dentro.

Rachaduras

Outro grande problema que está diretamente relacionado a falta de manutenção da caixa d’água industrial, são as rachaduras.

Quando seu reservatório começa a apresentar rachaduras e trincos, muitos animais começam a entrar no local. Sem falar da sujeira, proveniente de poeira do ar.

É comum encontrar insetos e até mesmo, roedores, em caixas d’água que ficam muitos meses (e às vezes, anos) sem limpar.

Leia também: “Vídeo Inspeção: O que é e Como é Feita?

Por que a Caixa d’água da Sua Empresa Precisa Estar Sempre Limpa?

Em primeiro lugar, porque ninguém deve consumir água contaminada, afinal, existem dezenas de Doenças Transmitidas pela Água que podem até matar.

Além disso, se você deseja estar em dia com a lei de sua cidade e estado, precisa realizar a manutenção regularmente, do contrário, multas e até mesmo a interdição do seu estabelecimento, podem ocorrer.

Ademais, quando você limpa a caixa d’água com frequência, evita que pragas urbanas interajam com a água que será consumida ou utilizada nos processos de produção de sua empresa. Como por exemplo:

  • Baratas;
  • Ratos;
  • Pombos;
  • Morcegos;
  • Insetos no geral.

Em suma, a ANVISA tem um limite de prazo recomendado para limpeza de estabelecimentos industriais. Segundo o órgão oficial, esse procedimento deve acontecer pelo menos de 6 em 6 meses, a fim de garantir o padrão de qualidade da água.

O que diz a Legislação sobre a Limpeza de Caixa d’água Industrial?

Por meio da Portaria de consolidação de Nº 5 de 28/06/2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) faz determinações sobre a manutenção e conservação da qualidade da distribuição de água de indústrias.

De acordo com as regulamentações, a limpeza de caixa d’água industrial assegura a qualidade da água utilizada para consumo humano, assim como, para abastecimento do estabelecimento.

Sendo assim, é obrigação do responsável:

  • Usar reagentes para monitorar a qualidade da água;
  • Manter o bom funcionamento das operações de distribuição da água;
  • Garantir a manutenção das instalações e reservatório.

Outro aspecto a ser considerado, é que a ANVISA fortalece o fato de que laudos deverão comprovar a qualidade da água, sendo que, precisam ser emitidos por empresas especializadas na manutenção de reservatórios.

Como Funciona a Limpeza Manual de Caixa d’água Industrial?

A empresa deverá agendar a visita técnica, pois, o registro de água deverá ser fechado com pelo menos, dois dias de antecedência. Além disso, toda a água do reservatório deverá ser retirada do recipiente.

Portanto, a caixa d’água precisará estar completamente vazia durante sua limpeza e desinfecção. Mas, para evitar desperdício, recomenda-se que essa água seja utilizada em processos de limpezas dentro da empresa, como por exemplo, na lavagem de peças, calçadas etc.

O processo de limpeza manual consiste em:

  • O técnico entrará no local, utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários;
  • Objetos como, escova, vassoura, balde, bomba submersa, panos e outros, serão usados na limpeza;
  • Produtos químicos específicos serão usados e por isso, somente profissionais capacitados podem realizar essa manutenção, a fim de evitar acidentes;
  • Esfregar, lavar e secar, fazem parte dos procedimentos de limpeza;
  • Por último, será feita a desinfecção do reservatório, onde o técnico deverá aplicar hipoclorito de sódio no local.
  • Feito isso, a caixa d’água será enchida de novo e cerca de 4 horas depois, a água já poderá ser utilizada novamente. Todavia, espera-se que somente após 48 horas, todo o abastecimento volte ao normal.

Como Funciona a Limpeza Robotizada?

Uma outra maneira de realizar essa limpeza é por meio de sistemas automatizados.

Nesse caso, a empresa responsável pelo serviço usará de equipamentos altamente tecnológicos para efetuar a limpeza.

O processo ocorre da seguinte maneira:

  • O robô é colocado dentro da caixa d’água e, nesse caso, ela não precisa ser esvaziada;
  • Desse modo, o robô faz uma aspiração do local, retirando toda a sujeira que fica no fundo do reservatório;
  • As paredes da caixa d’água também são limpas;
  • Por fim, o robô faz uma varredura em busca de impurezas, até que todas sejam devidamente retiradas.

A Desentupidora AJAX oferece o serviço de limpeza de caixa d’água industrial. Fale conosco e agende uma visita técnica gratuita!