Antes de começar a reformar, é interessante saber como funcionam as reformas e o que é preciso para se preparar para elas. Isso porque o processo pode ser cansativo e demanda tempo e dinheiro, os quais você precisa se preparar para gastar.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a dar os primeiros passos antes da reforma. Confira!
Faça um planejamento
Antes de mais nada, planeje! A ansiedade de querer ver o local como você imaginou pode ser muita, mas isso não acontecerá se não houver organização no processo da reforma.
O ideal é ter ideias e procurar um profissional para colocá-las em um projeto, já que muitas vezes o que pensamos pode não sair exatamente como imaginamos.
Nesse sentido, o profissional saberá ver os pontos positivos e negativos e também incorporará as questões técnicas ao projeto, para que ele siga normas e para que seja eficiente, após sua concretização.
Além disso, o ideal é ter um orçamento para a execução do projeto, para saber exatamente quanto você pode gastar e adaptá-lo às suas condições. Ou mesmo para saber quanto juntar e por quanto tempo, antes de começar a reformar.
Também é interessante pensar em quando a reforma iniciará e qual o prazo máximo para o seu término, visando estimar o tempo gasto no processo.
Portanto, antes da reforma é preciso pensar nos detalhes, avaliar a viabilidade das ideias, fazer um projeto e determinar quanto será gasto e em quanto tempo ela iniciará e acabará.
Se prepare para os gastos
Já dissemos que você precisa estabelecer um teto de gastos para a obra, para saber o que poderá ou não fazer na reforma. Mas vamos além: é preciso que este teto considere os imprevistos que podem surgir em uma obra.
Por exemplo:
Mudança de preços durante a execução do projeto;
Mudanças no projeto, em regulamentações e/u licenças;
Condições climáticas adversas, que podem gerar mais gastos com mão de obra e equipamentos.
Estabeleça um cronograma
Você sabe que precisa estimar quando a obra começará e terminará, mas o ideal é saber, antes de começar a reforma, qual será o andamento do processo.
Um profissional acompanhando a construção determinará melhor o que será feito e quando, além de garantir que as datas sejam cumpridas.
Adquira bons materiais
Nem sempre encontramos bons materiais pelo menor preço, a menos que seja em alguma promoção. Mas é muito importante escolher materiais de qualidade para sua reforma.
Isso porque eles durarão e compensarão o preço, enquanto materiais de qualidade inferior exigirão reparos e trocas em pouco tempo. Ou seja, a longo prazo, o pouco gasto inicial não compensa financeiramente.
Para encontrar bons materiais a bons custo-benefício, faça muitas pesquisas de preços. Nesse momento, é preciso anotar todos, avaliar as condições de cada fornecedor e compará-las, para escolher a mais vantajosa.
Também é importante não se apressar em comprar os materiais e ficar de olho em oportunidades como parcelamentos maiores e promoções.
Entretanto, é importante definir o que você usará e onde, para saber exatamente pelo que procurar e ter uma base de comparação para suas pesquisas. O preço de um porcelanato em uma loja não pode ser comparado ao preço de uma cerâmica em outra, por exemplo.
Conte com profissionais experientes
Antes de começar a reforma, procure profissionais experientes e de renome no mercado, para fazer o seu acompanhamento. São eles que executarão o projeto e darão vida a ele, como você imaginou.
Uma execução ruim, levará à frustração com os resultados, enquanto profissionalismo e técnica aplicados farão valer o tempo e dinheiro investidos.