Embora o termo Dedetização seja bastante comum, atualmente, o correto é utilizar a palavra Desinsetização para referir-se ao ato de eliminar infestações de pragas urbanas. Entenda mais a seguir!
Provavelmente, você já sabe ou pelo menos imagina, como é feito o controle de pragas, não é mesmo?
Acontece que, geralmente, quando procuramos por uma empresa para acabar com infestações de baratas, ratos, insetos e/ou outros animais, logo pensamos no termo “Dedetização”.
Todavia, esse nome é considerado “obsoleto”, no que se refere a legislação, visto que, desde a década de 1970, vem utilizando o nome “Desinsetização” para se referir ao ato de eliminar pragas urbanas.
No entanto, devido a tamanha popularidade, até os dias de hoje, utilizamos a dedetização como forma de apresentar o trabalho realizado em prol das comunidades, a fim de garantir que a saúde de todos seja preservada através da eliminação de animais indesejados em áreas habitadas por seres humanos.
Você também vai gostar de saber: “Veneno caseiro para baratas: AJAX Dedetização”
Desinsetização: O que é?
Antes de tudo, precisamos dizer que o termo correto a se usar é “Desinsetizar”. E como citamos anteriormente, ele diz respeito ao ato de efetuar o controle de pragas urbanas.
Antigamente, usava-se o nome Dedetização, fazendo alusão a sigla DDT (Dicloro – Difenil – Tricloroetano), um produto inseticida bastante por famílias de todo o mundo, sobretudo nos anos 70.
Contudo, devido ao seu alto grau de toxidade, ele foi banido do mercado, deixando de fazer parte da vida de milhares de pessoas.
Em resumo, a Desinsetização é uma atividade fundamental para a preservação do meio ambiente e da saúde de todos. Afinal, ela visa garantir que os ambientes fiquem livres de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que são prejudiciais à vida humana.
Todo o processo é realizado por meio da aplicação de produtos químicos no ambiente que será contemplado. Portanto, a equipe que irá desinsetizar o local, fará uma averiguação minuciosa para descobrir o foco da infestação, a fim de eliminá-la por completo.
Nesse sentido, através dessa atividade pode-se preservar ambientes, livrando-os de contaminações e doenças infecciosas, como é o caso da COVID-19, doença que tem acometido milhões de pessoas e levado milhares delas a morte.
Onde a Desinsetização pode ser aplicada?
Entretanto, antes de escolher a empresa que irá efetuar o trabalho, é preciso averiguar se a mesma possui credenciais para tal atribuição. Visto que, a lei exige registro no conselho da classe.
Além disso, a aplicação deverá ser feita por uma empresa previamente autorizada pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Química. Sendo que, existem documentos específicos a serem apresentados aos órgãos fiscalizadores, a fim de assegurar que os produtos que serão utilizados estão dentro dos critérios estabelecidos por lei.
De acordo com o Ministério da Saúde, a desinsetização residencial, assim como, a desinsetização em estabelecimentos comerciais deverá ser realizada por profissionais altamente capacitados, bem como, todos deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no momento da atuação.
Quais são os Métodos de Desinsetização existentes no Mercado?
Em linhas gerais, há mais de um tipo de inseticida que pode ser usado durante o processo de desinsetização. Além disso, também existe mais de um método de aplicação disponível no mercado.
A escolha do método pode variar de acordo com o grau de infestação, a espécie de animal que se encontra no local, bem como, no próprio ambiente em questão.
Em síntese, a empresa responsável irá definir qual o melhor método a ser usado, juntamente, com os proprietários do local que será inspecionado.
Dentre os métodos mais utilizados temos:
- Pulverização
- Atomização
- Termonebulização
- Polvilhamento
- Iscagem com inseticidas granulados
- Iscagem com inseticidas em gel
Todos os métodos são altamente eficientes, no entanto, sua definição resultará em maior assertividade, a depender do nível de infestação e da praga que será abatida.
Lembrando ainda que, o controle de praga visa eliminar animais indesejados sem causar prejuízos materiais aos clientes. Assim como, visa preservar a saúde de todos no local desinfectado.
Como Funciona a Desinsetização?
Já que existem muitos produtos químicos que podem ser utilizados pela empresa designada a fazer a desinsetização, é preciso dizer que cada um deles serve para uma finalidade específica. Como por exemplo:
- Inseticidas Organofosfatos – Causam paralisia em insetos.
- Larvicidas e Adulticidas – Causam a morte de larvas e insetos adultos.
- Piretroides – Eliminam e inibem os insetos dos ambientes.
- Methoprene – É um hormônio sintético que causa a disfunção hormonal em insetos imaturos. Isso faz com que o inseto não consiga se reproduzir sexualmente.
Lembrando que todo e qualquer inseticida só deverá ser manuseado por profissionais capacitados. Isto é, que estão aptos por lei, a desempenharem o papel de dedetizador.
Riscos de Contaminação por Inseticidas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de extrema importância que o serviço seja realizado apenas por pessoas especializadas no ramo, visto que, existem riscos de contaminação por inseticidas que deverão ser evitados:
- Contaminação direta ou indireta (quando superfícies e; ou objetos são tocados);
- Ingestão de alimentos e/ou água contaminados pelo inseticida;
- Contaminação de animais de estimação (quando o inseticida toca objetos usados para alimentar animais e/ou fica presente no ar habitado pelos animais).
Por quanto tempo dura o efeito da Desinsetização?
Recomenda-se que a desinsetização seja realizada pelo menos de 6 em 6 meses, sobretudo, em ambientes cujo o fluxo de pessoas é alto. Ou mesmo, em ambientes comerciais que envolvem a manipulação de alimentos.
No entanto, a melhor coisa a se fazer é manter um contrato ativo com uma dedetizadora especializada, a fim de garantir que sempre haverá a manutenção preventiva dos locais, evitando riscos de contaminação.
A Dedetizadora AJAX atua em todo o Estado de São Paulo há mais de 15 anos, garantindo que toda a população seja assegurada por um controle de pragas eficiente e seguro.
Além disso, temos todas as certificações necessárias para o manuseio e aplicação dos produtos químicos usados no processo. Bem como, apenas utilizamos produtos registrados na ANVISA.
Contamos também com o respaldo de órgãos fiscalizadores, como por exemplo, a Vigilância Sanitária e a Prefeitura de São Paulo.