A fossa séptica é muito importante em casos que não possuem tratamento de esgoto, uma vez que ela permite o tratamento seguro dos dejetos e resíduos. Mas se a fossa está cheia, os moradores podem sofrer consequências desagradáveis.
Continue acompanhando este artigo para saber como identificar se a sua fossa está precisando de limpeza!
Mau cheiro no local
Quando a fossa está cheia e acaba por vazar, o mau cheiro é inevitável. E ele não fica só perto da fossa, como começa a se espalhar pelo local, podendo chegar até dentro da residência. Quando esse cheiro aparece, é um sinal de que o estado da fossa precisa de avaliação.
Água demorando a descer pelo ralo
A lentidão para que a água desça pelo vaso sanitário ou pelos ralos não é normal. E ela pode ser ocasionada por um entupimento, mas também pela fossa muito cheia. Nesse caso, é melhor avaliar o problema antes que ele piore.
Poças de água no ralo
A formação de poças de água no ralo pode ser um sinal de que a fossa está cheia. Ela acontece quando já passou a fase da água descer lentamente pelo ralo e a situação já piorou um pouco.
Barulho no encanamento
Quando o encanamento está fazendo barulho, pode ser um sinal de que está na hora de realizar uma limpeza na fossa. Esse sinal é mais evidente sempre que se usa o encanamento, por exemplo, ao ligar torneiras ou chuveiros.
Vazamento da fossa
O vazamento da fossa é um sinal claro e óbvio de que a fossa está cheia e precisando de uma limpeza urgente. Nesse caso, não se pode mais esperar e é preciso contatar a empresa especializada para realizar a limpeza o quanto antes. O vazamento pode ser observado ao chegar perto da fossa, se o seu líquido estiver saindo de dentro dela.
Infiltração na fossa
Quando há uma infiltração na fossa, particularmente na tampa, significa que ali há o acúmulo de líquido de forma indevida. Portanto, vale a pena dar uma olhada na fossa, abrindo-a para verificar se a ela está cheia.
Grama maior e mais verde perto da fossa
Quando a fossa está cheia, chegando ao ponto do vazamento, mesmo que ele não seja notório, ela acabará por entornar resíduos nas plantas próximas.
E esses resíduos farão com que elas cresçam mais, porque são matéria orgânica que podem funcionar como uma espécie de adubo. Por isso, se há muitas plantas, ou grama mais alta perto da fossa, é preciso investigar se ela precisa de uma limpeza.
Fossa está cheia visualmente
Se tiver jeito, abra a fossa para checar se ela está cheia, mesmo que você não note os sinais acima. Quando você abre e nota que o líquido já está muito alto, então ela precisa de uma limpeza. É bom fazê-la antes de ter mais problemas.
Passaram 2 anos da limpeza
Mesmo que você não note nenhum dos sinais acima, a limpeza da fossa precisa ser frequente. E a frequência mínima é a cada dois anos. Portanto, se você não sabe se a sua fossa está cheia, mas já se passou mais tempo que isso, ela provavelmente está. Contate o serviço especializado de limpeza antes que surjam problemas.
Problemas que surgem quando a fossa está cheia
Fora os problemas já mencionados, que acontecem quando a fossa está cheia (escoamento lento da água, ou água voltando pelo ralo) há outros. Os dejetos atraem pragas urbanas, como ratos, baratas e outros, o que leva à disseminação de doenças. Além disso, eles contaminam o solo, prejudicando a natureza. Por isso, realizar a limpeza adequada é fundamental.