O tratamento dado à água é fundamental para a preservação da saúde humana. E faz parte dele o descarte correto de lixo e insumos, bem como os sistemas de esgoto que servem para que haja redução de doenças. Em locais nos quais não existe rede de esgoto, cria-se um tratamento primário dele, a fossa séptica. Nela há o descarte dejetos humanos para que, depois, sejam destinados a locais corretos que não prejudiquem a natureza.
Dessa forma, as fossas sépticas são essenciais para a higiene humana e elas proporcionam melhores condições de vida a pessoas que não têm acesso ao tratamento de esgoto. Entenda, no artigo abaixo, mais detalhes sobre ela e a distância necessária entre ela e o poço artesiano.
Como as fossas sépticas funcionam
Há milhões de residências no Brasil que não têm tratamento de esgoto e contam com a fossa séptica para tratar os dejetos humanos. Ela consegue realizar a separação da matéria sólida do esgoto, que é a matéria orgânica.
Esses dejetos que se acumulam, enquanto estão na fossa séptica, são tratados pelas próprias bactérias locais. Elas removem a maior parte da matéria orgânica e formam uma quantidade ainda maior de material sólido.
Essa parte se separa através da ação da própria gravidade que faz com que ela se deposite no fundo. Após o seu depósito, ela se torna um lodo e a ele deve-se dar descarte, em local correto e por empresa especializada. A parte líquida que sobra na caixa pode ser escoada para o solo mesmo, através da realização de um sumidouro.
O que é um poço artesiano
Poço artesiano é construído a partir de uma perfuração no solo pela qual jorra água. Não há necessidade de utilizar bombas para aproveitar a água deles porque a pressão da própria água já com que ela suba.
Entretanto, é necessário fazer o controle do escoamento de água e também de garantir a proteção dela com relação às fossas sépticas para que ela não receba águas residuais que contaminem o lençol subterrâneo.
A qual distância o poço artesiano deve ficar das fossas
Dada a preocupação com a contaminação das águas do poço artesiano com dejetos da fossa séptica, é fundamental observar uma distância de segurança. E para minar completamente a possibilidade da contaminação das águas do poço artesiano, a distância dele para as fossas deve ser de, no mínimo, 15 metros.
É importante lembrar que apenas a distância não é o suficiente para proteger o poço, sendo necessário também realizar sua proteção sanitária. Uma delas é a colocação de laje de concreto por cima. Outra, a implementação de uma cerca que mantenha animais longe dele. Por fim, é fundamental providenciar a vedação da superfície do poço.
Como cuidar das fossas sépticas para impedir a contaminação dos poços artesianos
Quem possui fossa séptica deve estar sempre atento aos cuidados que são essenciais com ela. Primeiro, é importante não despejar gorduras e restos de alimentos no ralo da cozinha porque eles podem entupir a fossa. Pode-se também causa saponificação do óleo caso a gordura seja despejada nela. Dessa forma, é importante ter não apenas a fossa como uma caixa de gordura.
Além disso, deve-se remover os seus resíduos de tempos em tempos porque isso permite a higienização e limpeza da água. Indica-se realizar a limpeza da fossa pelo menos uma vez ao ano.
Mas esta deve ser realizada com profissionais porque ela deve ser segura, com equipamentos adequados para não danificar a estrutura da fossa, como as tubulações que dela fazem parte. E a limpeza deve ser eficiente e estar dentro da lei, devendo ser praticado o descarte correto dos dejetos.