Realizar a limpeza da caixa d’água é fundamental porque a sujeira que ela acumula pode levar a uma série de doenças.
Afinal, quando ela está suja, se acumulam microrganismos nocivos à saúde, que acabam contaminando as pessoas que têm acesso à água. A situação é ainda piora quando elas fazem ingestão da água contaminada.
Portanto, continue acompanhando este artigo para saber as doenças que esses microrganismos transmitem e entender a importância da limpeza para preservar a saúde de quem utiliza a água.
Doenças transmitidas pela água
Há uma série de doenças cuja transmissão se dá pelo contato ou pela ingestão da água suja. Elas são mais, ou menos graves e acabam contaminando a caixa d’água quando a limpeza regular não é realizada.
Além disso, os microrganismos nocivos podem se desenvolver a água por causa de mosquitos que entram na caixa d’água por frestas imperceptíveis.
Ainda, pragas urbanas como ratos ou pombos podem encontrar seu caminho até a caixa d’água e transmitir uma série de doenças.
Essa situação é ainda pior quando os bichos morrem na caixa d’água e os moradores ou pessoas que convivem no local seguem fazendo o uso da água.
Por isso, separamos uma lista com alguns exemplos das doenças que as pessoas pegam nessas situações. Acompanhe:
Cólera
A cólera é uma doença que provoca diarreia aguda, gerando sintomas como dor excessiva no abdômen e desidratação grave. Além disso, em alguns casos, a doença leva à morte.
Febre tifoide
Esta doença é transmitida pela bactéria Salmonella typhi através da água ou alimentos contaminados. Por isso, lavar alimentos com a água suja também pode levar à transmissão da doença, ainda que de forma indireta.
As pessoas com febre tifoide manifestam sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor abdominal e erupções cutâneas.
Hepatite
A Hepatite A é uma infecção que afeta o fígado, provocando sintomas como febre, fadiga, náuseas, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e dor abdominal.
Amebíase
O parasita que causa a amebíase tem o nome de Entamoeba histolytica. A doença se trata de uma infecção intestinal cujos sintomas incluem diarreia, cólicas abdominais e perda de peso.
Diarreia
Não apenas o parasita que transmite a amebíase pode provocar diarreia. Existe uma série de microrganismos nocivos que podem provocá-la, como bactérias, vírus e parasitas.
Geralmente os sintomas incluem fezes líquidas, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Entretanto, em muitos casos, a diarreia pode levar à desidratação grave, especialmente se afetar idosos ou crianças.
As doenças gastrointestinais são as mais comuns, em se tratando da ingestão de água contaminada.
Quando realizar a limpeza da caixa d’água
Considerando todas as doenças que água contaminada pode provocar, é fácil entender por que a limpeza da caixa d’água é fundamental. Mas quando fazê-la? É isso que explicaremos, abaixo.
Instalação de encanamentos novos
Quando há instalação de encanamentos novos, é possível que alguns detritos se acumulem nos encanamentos. Eles podem provocar doenças, se ingeridos. Por isso, é muito importante realizar a limpeza da caixa d’água nessas ocasiões.
Água com características diferentes
A água mostra se ela está suja por suas características. Quando está normal, limpa e é própria para o consumo, ela é transparente, sem cheiro e sem gosto.
Portanto, se ela está suja, com qualquer tipo de coloração, cheiro estranho ou gosto diferente, esse é um sinal de que a limpeza da caixa d’água é necessária.
Interrupções prolongadas no abastecimento de água
Essas interrupções costumam acontecer quando, por exemplo, há obras na rede de distribuição de água, e elas comprometem a qualidade da água. Por isso, a limpeza é fundamental nesses casos.
Por fim, fora essas situações, é preciso realizar a limpeza sempre que o tempo de manutenção vencer, a cada seis meses.