Picada de inseto não é nada confortável: elas podem coçar, doer, ficarem vermelhas e até mesmo inflamar. Por isso, aqueles que foram picados precisam saber o que fazer para amenizar essas irritações na pele. Continue acompanhando este artigo para saber qual o melhor tratamento para essas picadas!
Uso de pomadas dermatológicas
Há diversas pomadas no mercado que são boas para picada de inseto. Dentre elas estão a Dexametasona e a Prometazina. Entretanto, é importante frisar que as pomadas são medicamentos e que, como todo medicamento, o médico deve avaliar a sua utilização.
Portanto, garanta ter uma opção para usar, quando alguém na sua família for picado por insetos, conversando antes com um dermatologista, que possa indicar o melhor tratamento para cada caso.
Soluções naturais
Existem diversas soluções naturais para aliviar as picada de inseto, aplicando algum frescor no local. É possível, por exemplo, utilizar gelo, para lidar com picadas vermelhas, inchadas ou inflamadas.
Além disso, pode-se aplicar sachês de chá, que ajudam a reduzir efeitos de coceira ou inchaço. Há, também, os óleos naturais, como aqueles de lavanda ou capim limão, que ajudam na desinflamação.
Nem toda picada pode ser tratada com esses métodos
Algumas picadas de inseto são mais simples de resolver, como aquelas de pernilongos, ou de algumas formigas. Entretanto, há que se atentar àquelas picada de insetos que possuem ferrões, como abelhas, vespas, marimbondos, ou até mesmo alguns tipos de formigas.
Quando os sintomas que surgirem com elas forem além daqueles locais, gerando náuseas, vômitos, cólicas e outros sintomas, é imprescindível procurar um médico.
Além disso, picadas extremamente doloridas e que geram essas sensações físicas merecem atenção, ainda que você não saiba qual foi o bicho que picou. É preciso investigar, por exemplo, se foi um animal venenoso, como um escorpião.
Todas as picadas podem ser perigosas, por isso o ideal é evitar que elas aconteçam, para não ter que lidar com ela. Existem aquelas que, inclusive, não são sentidas, mas podem transmitir doenças, como ocorre no caso da picada do mosquito-da-dengue.
Portanto, continue acompanhando este artigo para saber opções para manter os insetos longe da sua casa!
Como manter insetos longe da sua casa
Não há como ter o controle dos insetos por toda parte, mas é possível mantê-los longe dos locais nos quais se passa mais tempo, como a residência da família. Por isso, é importante conhecer medidas diversas, para se precaver. Conheça algumas:
Plantas que espantam insetos
A depender do local em quem você mora, é possível plantar, ao redor da casa, algumas plantas que são famosas por espantar insetos. Uma delas é a citronela, que além de manter insetos longe, possui um cheiro agradável.
Outras são o manjericão, o alecrim e a lavanda. Plantá-las é uma opção barata, que embeleza o jardim e ainda cumpre a função de evitar as picadas de inseto, que evitam se aproximar do local.
Repelentes de tomada
Há, atualmente, uma série de opções de repelentes no mercado, os quais inclusive, se permite o uso para casas com animais e crianças. Eles são opções que matam os insetos na hora, entretanto, não funcionam quando estão desligados. E também não se pode deixá-los ligados todo o tempo.
Sanitização
Por fim, há a opção de evitar o risco de levar picada de inseto que é a mais segura e eficaz: a sanitização. O procedimento é seguro, feito por profissionais especializados e por empresas que garantem o resultado.
Ele dá resultado porque, além de matar os insetos já adultos e que estão pondo ovos, mata também as larvas, mediante a utilização de produtos específicos. Os seus efeitos duram 6 meses, quando só então será necessário repeti-lo.