Fossa séptica x Fossa negra: qual a diferença?
Fossa séptica x Fossa negra: qual a diferença?

O saneamento básico é algo a que todos deveriam ter acesso. Mas, infelizmente, ele não está disponível em todos os lugares. Por isso, algumas pessoas precisam recorrer às fossas, sendo a mais famosa a fossa séptica para conseguir ter uma rede de esgoto na sua casa.

Contudo, não é somente a fossa séptica que existe. Existem outros modelos de fossa que podem ser usadas na sua casa, como a fossa negra. Entretanto, é importante saber como elas funcionam e as diferenças entre elas, para entender qual é a melhor solução para você.

Confira mais sobre a diferença entre fossa séptica e fossa negra no artigo abaixo!

O que é Fossa Séptica?

A fossa séptica é uma unidade primária de tratamento de esgoto doméstico. Embora seja uma alternativa para coletar os dejetos domésticos, ela deve ser feita como paliativo a coleta de esgoto convencional. Enquanto o esgoto não é instalado corretamente na cidade que você mora, essa acaba sendo a melhor forma de coletar os dejetos.

Contudo, mesmo sendo uma opção melhor que o “esgoto a céu aberto” a fossa séptica está longe de ser melhor que o tratamento de esgoto convencional. O principal objetivo da fossa é receber e armazenar os dejetos da casa por um determinado período de tempo.

Os sólidos se sedimentam no fundo da estrutura enquanto a gordura fica retida. Entretanto, esse material deve ser retirado de tempos em tempos, podendo causar poluição de rios e terrenos se não for corretamente descartado.

É aí que entra a contratação de uma empresa especializada na limpeza e no descarte correto do material coletado pela fossa. Além de possuir pessoal treinado na atividade, eles possuem maquinário regularizado.

Dessa forma, a limpeza e descarte tem garantia de serem feitos da melhor forma possível. Sem riscos de contaminação e evitando possíveis doenças causadas pelo contato direto ou indireto com os dejetos.

O que é Fossa Negra?

Já a fossa negra é uma forma de coletar os dejetos sem o mínimo de proteção para o ambiente, o solo e, claro, para a sua família. Ela é uma escavação, sem revestimento interno, onde os dejetos são despejados, sem nenhuma estrutura.

Esse tipo de processo não garante nenhum tipo de proteção e é, extremamente, prejudicial ao meio ambiente. Portanto, é, de longe, a forma mais primitiva e perigosa de se armazenar esgoto doméstico.

 Infelizmente, devido à precarização de algumas residências e cidades, essa acaba sendo a única forma de ter um esgoto que de muitas famílias. A desativação de uma fossa negra deve ser feita por uma empresa especializada.

Isso porque ela vai garantir que o impacto ambiental seja menor. Além disso, evita o contato direto com o material ali coletado, que, em via, de regra pode estar ali por anos. Logo, mais uma vez, é importantíssimo não desativar esse tipo de fossa por conta própria.

Qual a melhor?

Não existe duvidas que, entre esses dois tipos de fossas, a melhor é a séptica. Além disso, é necessário que a manutenção desse tipo de reservatório seja feita de maneira correta. As fossas negras, apesar de ainda serem usadas, são a forma mais perigosa e anti-higiênica de coleta de dejetos. Contudo, nenhuma dessas fossas substitui o saneamento básico, sendo assim, só devem ser usadas na falta dele.

Por fim, agora que você já entendeu a diferença entre a fossa séptica e fossa negra, faça a escolha da melhor forma. Caso exista a possibilidade de utilizar o esgoto regular o faça, sem pestanejar. Agora, se não for possível, a melhor maneira é a fossa séptica.

Lembrando, sempre, que ela precisa de manutenção regular. E essa deve ser feita, de preferência, com uma empresa especializada. Assim, você terá garantia do serviço e segurança no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP