Aprenda como acabar com ácaros, através de soluções caseiras que irão te ajudar a manter sua casa sempre limpa e seu colchão sempre higienizado!
Embora sejam invisíveis aos olhos, esses pequenos insetos podem causar verdadeiros estragos, no que diz respeito à saúde, sobretudo, ao nosso sistema respiratório.
De acordo com pesquisadores, a ciência ainda não foi capaz de identificar e catalogar toda as espécies de ácaros existentes nesse planeta. Contudo, todos concordam que esses microrganismos convivem conosco a milhões de anos.
Em função disso, é preciso estar sempre muito atento a limpeza e higienização de ambientes externos e internos, principalmente o quarto, onde muitos desses insetos vivem, colocando nossa saúde em risco.
Riscos de conviver com ácaros
Decerto é um tanto quanto desesperador saber que existem milhares de ‘pequenos animais’ dividindo o mesmo espaço que nós, sem que possam visualizar todos eles.
Ademais, quando existe a possibilidade desse convívio resultar em prejuízos a nossa saúde, esse terror é ainda pior!
Portanto, a primeira coisa a saber é como eles se desenvolvem. Comumente, vivem em ambientes úmidos, e adoram ficar onde as pessoas ficam. Como por exemplo, camas, sofás, carpetes e colchões.
Ao passo que isso tende a se estender ao longo do tempo, eles são capazes de reduzir o tempo de vida útil desses locais, como é o caso dos estofados.
Além disso, provocam doenças como, asma, rinite, sinusite, e outras associadas ao nosso sistema respiratório.
O que dizem os especialistas
Com toda a certeza, esses pequenos animais podem se transformar em grandes pesadelos. Mas segundo os pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), os números realmente são alarmantes!
Em 1 grama de poeira, pode existir até 40 mil ácaros.
Mas o que mais assusta ainda está por vir…
Um único colchão pode acumular mais de 1,5 milhões de ácaros em apenas dois anos de uso!
Além disso, especialistas da Universidade de Ohio verificaram que cerca de 10% do peso de um colchão é formado por ácaros, fezes de ácaros e resíduos de pele humana (que são sua maior fonte de alimento).
Como acabar com ácaros e poeiras
No momento em que nos damos conta de como conviver com esses insetos pode ser perigoso, além da ideia ser bastante desconfortável, é preciso procurar soluções inteligentes para se livrar deles.
Sendo assim, para descobrir como acabar com ácaros e poeiras (que muitas vezes, contribuem para o desenvolvimento desses microrganismos em nossa casa), acompanhe nossas dicas a seguir:
Bicarbonato para matar ácaros
Sem dúvida, utilizar o bicarbonato para se livrar de insetos e fazer a limpeza de determinados locais, tem sido uma prática muito comum entre as pessoas.
No entanto, devemos ressaltar que essas dicas são métodos paliativos, e em caso de alguma reação através da manipulação de soluções caseiras, nossa recomendação é que se procure imediatamente um profissional da saúde.
Além disso, lembre-se que antes de realizar qualquer procedimento descrito na internet, é preciso avaliar as situações e verificar se é viável para você e sua família, visto que a responsabilidade é inteiramente do usuário.
Nesse ínterim, seguimos com a solução do bicarbonato, onde recomenda-se polvilhar um punhado por todo o colchão.
Feito isso, basta deixá-lo agir por 2 horas. Depois é preciso aspirar o colchão e deixá-lo no sol.
Vinagre para acabar com ácaros
Limpar toda a casa com uma solução de vinagre é outro jeito inteligente de se livrar de boa parte dos ácaros.
Para prepará-la corretamente você precisa de:
- 4 litros de água;
- 200 ml de vinagre branco.
Por conseguinte, basta usar em um pano úmido para desinfetar móveis e outras superfícies. Em segundo lugar, vale usar a solução para umedecer uma escova, a fim de usá-la em carpetes e cortinas, ou no próprio colchão.
Spray contra ácaros
Por fim, temos uma outra solução poderosa conta ácaros: o spray.
Para prepará-lo é preciso:
- ½ copo de água destilada;
- ½ copo de álcool líquido;
- 30 gotas do óleo de alguma essência de sua preferência.
Uma vez que o spray esteja pronto, basta misturá-lo bem e borrifar pela casa.
Lembre-se de fazer isso quando não tiver ninguém nos locais, nem mesmo animais de estimação.
Dicas para evitar o acúmulo de ácaros em ambientes internos
Não apenas isso pode acabar com os ácaros, ou pelo menos, reduzir sua população. Mas também, existem outras medidas importantes que todos nós devemos tomar, com o intuito de se livrar deles.
Sob o mesmo ponto de vista que, são práticas paliativas, você pode conseguir deixar sua residência um tanto quanto mais higienizada.
Lembrando que para garantir que toda a casa, incluindo varandas e quintais, fique 100% limpa e livre de insetos que possam causar danos à saúde, o melhor a se fazer é contratar uma Dedetização Residencial.
Mas anote aí algumas práticas que você pode começar hoje mesmo:
- Limpar regularmente a poeira dos móveis e eletrodomésticos;
- Abrir janelas e portas, a fim de garantir que entre corrente de ar e luz natural nos ambientes;
- Trocar as roupas de cama, bem como, toalhas de banho, ao menos uma vez por semana. Isso evita que os ácaros se acumulem nelas, já que eles se alimentam de resíduos de pele humana;
- Coloque os colchões da casa, assim como, os travesseiros no sol. Os ácaros odeiam o sol, e não conseguem sobreviver as altas temperaturas;
- Dê banhos periódicos nos animais de estimação. Os ácaros também podem viver neles, e isso é ruim tanto para os bichanos, quanto para os humanos da casa.
Cuidados para aumentar o tempo de vida útil dos móveis da sua casa
Assim como os cupins podem causar muitos estragos em móveis de madeira e outros objetos de uma residência, já ficou claro que os ácaros podem fazer isso com nosso colchão e enxoval.
Portanto, para garantir que nada de ruim aconteça com suas roupas de cama e para assegurar a saúde de toda a família, você pode ainda:
- Trocar seus travesseiros a cada 6 meses;
- Virar seus colchões a cada 6 meses;
- Utilizar capas de colchão;
- Contratar uma Dedetizadora para verificar sua residência, a fim de deixar toda a área higienizada e livre de qualquer tipo de inseto e animais que causam prejuízos a saúde.
Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com os amigos e familiares, pois somente assim será possível prevenir doenças e garantir que os ambientes estejam sempre agradáveis!