Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Veneno caseiro para matar carrapato | AJAX Soluções

Veneno caseiro para matar carrapato | AJAX Soluções

Seu cachorro está em apuros? Saiba como ajudar seu bichano através das nossas sugestões de veneno caseiro para matar carrapato.

Antes de tudo, devemos nos lembrar da importância em procurar um especialista para solucionar qualquer questão relacionada a saúde do seu animal. Afinal, essa é a forma mais correta de lidar com problemas que podem influenciar no estilo de vida do bichano.

Contudo, combater carrapatos em cachorro é uma questão dinâmica, visto que por vezes, eles vão e voltam ao pêlo dos animas. Tanto que, é comum recorrer a soluções caseiras e fáceis de preparar.

Portanto, resolvemos abordar esse assunto de maneira leve e responsável, a fim de te ajudar a minimizar as coceiras e outros infortúnios que podem estar incomodando seu cão.

Outro adendo relevante, é que essas soluções caseiras devem ser usadas apenas em cães. Gatos e outros animais, possuem um organismo mais sensível, e por isso, deve-se evitar o uso de quaisquer veneno/remédio caseiro – para isso, procure um veterinário!

Vamos apresentar aqui apenas soluções naturais, que não são prejudiciais aos animais. Ainda assim, recomenda-se consultar um especialista antes de utilizar toda elas.

Como identificar carrapatos em cachorro?

Embora seja fácil supor que a coceira nos animais sejam provenientes de carrapatos, é preciso ressaltar que existem outras doenças que também causam esse incômodo. Por isso, é preciso saber identificar corretamente.

Os carrapatos são parasitas que se alimentam de seres vivos. Em função disso, habitam a superfície de outros animais, como cães, gatos, equinos etc.

Decerto são mais ativos durante a primavera, mas também se intensificam no outono. Sendo que, é muito comum identificar a presença desses parasitas em animais, paredes, jardins, calçadas…

Indícios de que seu cão esteja com carrapatos:

  • Inchaço;
  • Erupções;
  • Coceira;
  • Febre;
  • Vermelhidão na pele.

Perigos do carrapato

Infelizmente, apesar de serem bem pequenos, os carrapatos podem transmitir doenças severas, como por exemplo, a doença de Lyme, ou ainda, a pouco conhecida Babesiose Canina – que pode ser letal.

Além disso, os carrapatos também podem ser prejudiciais para humanos. Só no Brasil, 4 doenças estão diretamente associadas as picadas de carrapato. São elas:

  • Erliquiose Humana Nesse caso, o indivíduo sente febre, dores musculares, náuseas, calafrios, diarreia, dor abdominal e outros sintomas intensos, como tosse e confusão mental.
  • Babesiose Humana – Assim como nos animais, os humanos podem sofrer com febres, anemia, calafrios, cansaço e dores de cabeça.
  • Febre Maculosa  Na pele da pessoa picada surgem manchas avermelhadas pelo corpo.
  • Doença de Lyme – Nesse caso também ocorre o surgimento de manchas vermelhas ao redor da picada.

Qual o ciclo biológico do carrapato?

Durante o seu desenvolvimento, o carrapato apresenta 4 estágios:

  1. Ovo;
  2. Larva;
  3. Ninfa;
  4. Adulto.

Em todos eles, o carrapato passa pelo ambiente, bem como, pelo hospedeiro (onde na verdade, é aqui que ele fica por mais tempo).

Portanto, quando o carrapato está em um ambiente que não seja o hospedeiro, rapidamente busca um novo lar, podendo habitar até 3 animais diferentes durante toda sua vida.

veneno caseiro para matar carrapato

Exemplos de veneno caseiro para matar carrapato

A seguir, confira nossas sugestões de veneno caseiro para matar carrapato em cachorro.

Solução a base de camomila

Nessa lista, temos o veneno para matar carrapato de camomila. Ela é considerado um dos mais eficientes para o ofício, visto que é totalmente natural e bem simples de preparar.

Para preparar a solução, você só precisa fazer uma infusão de camomila.

Em seguida, basta deixá-la esfriar e umedecer um algodão com um pouquinho da solução. Feito isso, é só passar o algodão no pêlo do animal, de maneira delicada, a fim de garantir conforto ao cão.

Deixe a solução agir e espere até que os carrapatos comecem a morrer, até caírem secos ao chão.

Solução a base de cítricos

Utilizar frutos cítricos é outra maneira inteligente de eliminar carrapatos em animais. Isso porque, através deles pode-se preparar uma espécie de repelente caseiro. Com o repelente em mãos, basta pulverizar o animal.

Para preparar o repelente com cítricos, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de água;
  • 2 frutas cítricas.

Ferva a água e adicione as frutas. Deixe agir em fogo baixo e desligue. Quando a mistura estiver fria, borrife no pêlo do cachorro. Lembrando de proteger os olhos do animal.

Evite deixar o cão se lamber durante a aplicação. É preciso esperar secar para só então, liberá-lo.

Solução com óleo de neem

Eventualmente, o óleo de neem já é bem conhecido por sua ação, afinal, ele repele carrapatos e outros insetos rapidamente, ora em animas, ora em áreas comuns.

Nesse caso, você irá comprar o óleo de neem natural. Feito isso, dilua duas gotas em 500 ml de água fria.

Use um algodão, ou ainda, um pano para aplicar a solução no pelo do animal.

LEMBRETE: Antes de sair aplicando qualquer solução caseira em seu cachorro, consulte um veterinário! A AJAX Dedetizadora e Desentupidora se vê livre de quaisquer responsabilidades atribuídas a essa função, visto que, nosso intuito aqui, consiste em contribuir com informações que possam ser relevantes para situações pontuais e específicas.

veneno caseiro para matar carrapato

Dicas para evitar o uso de veneno caseiro para matar carrapato

Salvo que estamos aqui para te ajudar a evitar sofrimento para seu animal de estimação, trouxemos algumas dicas importantes que podem prevenir o surgimento de carrapatos:

  • Evite passear com seu cachorro em vegetações que possam abrigar colônias desses animais. Locais como praças e parques que não são monitorados pela prefeitura, sobretudo, cuja vegetação é alta.
  • Limpe frequentemente a área em que o animal vive. Evite deixar entulho acumulado nesses locais e sempre lave e seque a casinha do cachorro.
  • Ao perceber os primeiros sinais de infestação, trate o cão e se atente as recomendações do veterinário.
  • Por fim, contrate uma detetizadora para manter quintais e varandas higienizados. Somente uma equipe qualificada poderá fazer a análise do local, a fim de informar quais os melhores métodos para combater carrapatos e outras pragas urbanas, como percevejo de cama, ácaros e outros insetos.

Por fim, sempre que possível consulte um veterinário para verificar como anda a saúde do seu animalzinho.

Precisa de uma Dedetizadora especializada? Entre em contato com AJAX Dedetizadora e Desentupidora, somos lideramos o mercado e estamos sempre atentos prontos para lhe atender com a melhor solução!

Aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.