A dedetização é um serviço fundamental aos cuidados com qualquer residência. Mesmo que demore, em algum momento você precisará contatar uma dedetizadora para livrar sua casa de pragas, ou mesmo prevenir. E nesses casos é preciso saber o valor da dedetização residencial para definir se você está pagando muito ou pouco e se compensa a contratação de uma empresa especializada. Portanto, continue acompanhando este artigo para tirar essa e outras dúvidas a respeito da dedetização!
Para que serve uma dedetização residencial
Morando em casa ou apartamento, não importa, há risco de pragas urbanas invadirem sua moradia. Entre elas, baratas, pernilongos e ratos, que são as mais comuns. Mesmo que você consiga se livrar de alguma quando ela aparecer, com certeza outras virão. E se um rato ou barata apareceram é porque tem mais em algum lugar que você não consegue ver.
Por isso, é importante manter a dedetização em dia. Ela não só lida com as pragas já existentes no local como previne o aparecimento de outras. Dessa forma, indica-se a realização da dedetização residencial pelo menos uma vez ao ano, podendo ser mais vezes a depender do local onde a moradia se situa.
Vale ressaltar que as pragas urbanas não apenas são nojentas e mal vistas, mas também trazem doenças para sua casa. Algumas delas, por exemplo, são Febre tifoide, a malária e a leptospirose. Portanto, a dedetização é uma forma de manter a higiene em casa e evitar problemas de saúde.
O que faz uma dedetizadora
Uma dedetizadora é uma empresa devidamente regulamentada pela vigilância sanitária que, mediante a aplicação de produtos químicos, elimina dos locais as pragas urbanas. Para realizar o seu trabalho, essa empresa utiliza de várias técnicas, a depender do motivo pelo qual a chamam no local.
Por exemplo, polvilhamento, aplicação de gel, micro pulverização ou termonebulização. Dessa forma, elas atuam no controle de pragas impedindo sua proliferação e mantendo o local limpo por diversos meses após a realização do procedimento.
Existem diversos tipos de dedetização, cada uma direcionada para um tipo de praga urbana. Por exemplo, desinsetização (procedimento para espantar insetos), desratização (procedimento para acabar com os ratos) e a descupinização (feita para livrar o local de cupins).
A empresa especializada, na hora de realizar a dedetização residencial, já está preparada com pessoal qualificado e equipamentos de ponta. Assim, a dedetização é realizada de forma rápida e segura.
Qual é o valor de uma dedetização
O valor do procedimento varia muito de local para local. Isso quer dizer que em São Paulo, ele pode não ser o mesmo que em Belo Horizonte. Entretanto, a média de valor do procedimento, no Brasil, é de R$230,00. O valor também varia de acordo com o tamanho do local a ser dedetizado e também com o grau de infestação que o acometeu. Portanto, esse valor é apenas uma média e pode ser mais alto, ou mais baixo que no local onde você, que está lendo este artigo, mora.
Compensa pagar o preço por uma dedetização?
Conforme já mencionado, a dedetização é um procedimento que é necessário pois faz parte da higiene e da preservação da saúde. Sem ela, os riscos são maiores.
E, supondo que você consiga espantar as pragas da sua casa utilizando venenos comuns, é preciso considerar quanto deles seria necessário para livrar a sua casa de vez delas. Do contrário, você apenas solucionará o problema de forma parcial.
Ao contratar uma dedetização residencial profissional, conta-se com especialização do pessoal e com um procedimento rápido e eficiente, que apenas precisará ser refeito depois de cerca de um ano. Portanto, a conclusão a que se chega é que vale, sim, a pena, contratar uma empresa dedetizadora.