A dedetização é necessária e também é fundamental que ela seja feita por especialistas. Isso porque a dedetização amadora representa perigos tanto para quem realiza o procedimento, como para quem convive no ambiente de sua realização.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são os perigos da dedetização amadora!
O procedimento de dedetização é complexo
Para compreender os perigos da dedetização amadora é preciso saber, primeiro, que o procedimento de dedetização é complexo. Ao ver os profissionais batendo o veneno no local, parece um procedimento simples.
Mas na verdade, ele envolve a avaliação do local pelos profissionais, que determinarão qual a melhor técnica, de acordo com cada caso. Uma infestação de ratos, por exemplo, demanda uma técnica diferente que que uma infestação de insetos.
Além disso, os profissionais determinarão qual é o tipo de produto a ser utilizado no local, o que também varia muito. Portanto, antes mesmo da realização do procedimento, já é preciso ter conhecimento técnico de um profissional.
Durante a aplicação do produto, no procedimento de dedetização, também é necessário cuidar da forma de aplicação. Isso porque é preciso fazê-la da forma correta e de maneira segura. Para tanto, os profissionais de dedetizadoras especialistas recebem treinamento.
Tudo isso significa que a dedetização não se concentra apenas no que se vê, mas em todo o procedimento e preparo por trás. E não há possibilidade de que amadores o façam da forma correta.
Mas, além de um procedimento mal feito, corre-se o risco de ter outros problemas mais sérios com a dedetização amadora. Continue acompanhando este artigo para saber quais são eles!
A não eliminação das infestações
Um dos problemas sérios que a dedetização amadora pode causar é a não solução de infestações. E, caso isso aconteça, as pragas urbanas que estão dominando o local permanecerão da mesma forma.
Como elas transmitem uma série de doenças, sua presença é não apenas incômoda, como perigosa. Algumas das doenças cuja transmissão se dá através delas são a febre tifoide, hepatite, lepra e poliomielite.
Por isso, é preciso contar com um procedimento seguro e eficaz, que combata a propagação dos mais diversos tipos de pragas, sob pena de sérios riscos à saúde.
Intoxicação pelo contato com produto químico
Ficou claro que a dedetização é um procedimento com diversas camadas de trabalho e que precisa de conhecimento profundo. Mas as consequências da dedetização amadora vão além de não solucionar o problema das infestações.
Um procedimento mal feito pode acabar por intoxicar alguém, mediante o contato com o produto. E essa pessoa pode ser tanto aquela que o está aplicando, como alguém que está no local.
A manipulação de produtos químicos é algo sério e, caso alguém que esteja realizando a dedetização se contamine, alguém será responsável por isso. Quando o caso acontece em condomínios e leva alguém a sofrer problemas de saúde, pode até mesmo haver processo contra o condomínio e o síndico.
Portanto, os problemas que decorrem da dedetização amadora podem ser desde problemas de saúde, até problemas judiciais, ambos com impacto financeiro.
Alergias pelo contato com os produtos
Além da intoxicação, alergias de pele ou respiratórias também podem surgir com a má aplicação de produtos no local. E ela pode acontecer, igualmente, para quem faz a dedetização amadora e para quem vive no local onde o procedimento é feito.
Lide com uma dedetizadora especializada
Tudo que foi dito faz chegar à conclusão de que o ideal é a contratação de empresa especializada, conceituada no mercado e que conta com treinamento do pessoal, para a execução do procedimento. A contratação de uma boa dedetizadora previne problemas e prejuízos financeiros.