As pragas urbanas estão presentes todos os dias, mas pragas que o período de chuva traz são, em massa, compostas por insetos voadores. Entretanto, há várias outras que também preferem o tempo chuvoso. E isso acontece, especialmente, por causa do acúmulo de água nos lugares, o que permite a maior proliferação deles por meio das lavas. Por isso, é necessário redobrar a atenção nesses períodos.
Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre quais pragas aparecem mais durante os períodos de chuva e como acabar com elas!
Pragas que gostam do período chuvoso
Geralmente, o período no qual mais há chuva é durante o verão, quando as temperaturas são altas. Portanto, ao mesmo tempo em que há bastante umidade no ambiente, ele também está quente. E assim, pragas que o período de chuva traz se multiplicam, como os ratos, baratas, formigas e outras.
Essas são aquelas que gostam desse tipo de ambiente e já se adaptaram a ele, além de não terem predadores naturais no ambiente. Dessa forma, tudo favorece ao seu aparecimento e intensificação de sua população.
Além disso, nessa época algumas pragas urbanas costumam ter o ciclo reprodutivo reduzido, ou seja, o tempo para que elas reproduzam e façam filhotes é menor, o que faz com que sua população aumente mais rápido.
Perigos da alta proliferação de pragas
É preciso ficar de olho nas pragas que o período de chuva traz porque, com elas, as doenças também aumentam. Isso porque se conhecem as pragas urbanas, justamente, por conta da propagação de doenças.
As baratas, por exemplo, podem provocar hepatite A, tuberculose, febre tifoide. Já os ratos, podem fazer com que uma pessoa pegue a famosa leptospirose, salmonela, dentre outras. Essas são doenças cujos parasitas esses bichos carregam em suas patas, deixando-os por onde eles passam.
Assim, quando eles entram em uma casa, mesmo que não se note sua presença, acabam por sujar e contaminar o local. Eles podem, por exemplo, andar por alimentos que, mais tarde, uma família come.
Além disso, há aquelas pragas que o período de chuva traz que contaminam através da picada. Esse é o caso do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito-da-dengue, que, quando pica uma pessoa, transmite a ela a doença.
Portanto, nesse período, há maior perigo para as pessoas e é preciso redobrar a atenção com relação às pragas urbanas.
Por que é importante prevenir
Quando as infestações de pragas surgem no local, significa que elas já estão por perto há um bom tempo, por isso as pessoas já estão expostas às doenças que elas transmitem. Além disso, quando já há infestação, é muito mais difícil se livrar delas. Portanto, a melhor saída para aqueles que não querem correr riscos é a prevenção.
E essa prevenção pode se dar através do controle de pragas urbanas, que deve ser feito por empresa especializada. As ações tomadas por essas empresas fazem com que as pragas urbanas não sejam atraídas para o local, além de impedir que elas se abriguem neles, porque as mata antes que isso seja possível.
Além disso, através do controle de pragas mata-se aquelas pragas que já existem no lugar, impedindo sua proliferação. Como consequência, impede-se as infestações que elas causam, promovendo a segurança das pessoas.
Por isso, é importante ter sempre por perto o telefone de uma dedetizadora de confiança e realizar procedimentos de controle de pragas, pelo menos, cada 6 meses. E por isso, também, a melhor época para realizar esse procedimento é lodo perto da primavera e do verão, para evitar as pragas que o período de chuva traz.