Vazamentos de água trazem uma série de problemas. Isso porque eles provocam infiltrações, mofo nas paredes, exigem obras e, ainda, aumentam a conta de água. Por isso, o ideal é saber as principais causas de um vazamento, para atuar na prevenção delas, se for possível.
Continue acompanhando este artigo para saber por que a maioria dos vazamentos acontece!
Falhas físicas
As falhas físicas são aquelas referentes à variação da estrutura do encanamento. Elas podem acontecer por causa da alteração constante de temperatura, tanto por questões externas, como internas ao encanamento.
Uma questão externa, sobre a qual nada é possível fazer, é o aquecimento natural, que o sol faz. Já as questões internas ao encanamento, acontecem quando passa pelo cano água muito quente, seguida de água muito fria. Ou o contrário.
Além disso, elas também podem acontecer simplesmente porque a temperatura interna do encanamento estava muito diferente do líquido que foi jogado nele.
Portanto, para prevenir esse tipo de falha, é preciso tomar cuidado, especialmente, ao despejar água fervente pelo ralo, porque essa atitude pode ser prejudicial.
Corrosão
A corrosão do encanamento pode acontecer por diversos motivos. Por exemplo, ao se despejar nele substâncias que visam o desentupimento, como a soda cáustica. Ela pode nem solucionar o problema do entupimento, como causar outro, de vazamento.
Mas não apenas isso leva à corrosão: a própria água, com o passar dos anos, prejudica o encanamento, causando esse problema. Isso acontece porque o encanamento possui proteção galvânica (contra corrosão). Mas ela se perde, com o passar do tempo, gerando a sensibilidade do encanamento.
Nesse caso, é preciso reforçar a proteção, para preservá-lo e evitar uma das principais causas de um vazamento.
Atritos
Qualquer tipo de atrito pode causar danos ao encanamento, porque o leva ao rompimento. Por isso, é preciso tomar cuidado para não o expor a pancadas desnecessárias. E para não fazer algo que possa levar ao aparecimento de rachaduras.
Por exemplo, não tentar desentupir um local utilizando arames no encanamento, ou cabos de vassoura, para tentar a remoção de algo. É preciso, sempre, contar com uma empresa especializada, para cuidar desse problema.
Desgaste causado pelo tempo
Os encanamentos antigos eram feitos de ferro galvanizado. Com o passar do tempo, eles sofrem com o processo de oxidação, que leva à corrosão.
Por isso, o encanamento antigo é uma das principais causas de um vazamento. E, com relação a ela, não há muito o que se fazer, além de contar com um conserto de empresa profissional.
Como identificar um vazamento
Nem todos os vazamentos ficam visíveis e expostos. Às vezes, eles dão sinais de que estão ali, mas podem passar despercebidos por uma pessoa desatenta. Veja alguns sinais de que pode haver um vazamento na sua casa, estabelecimento ou empresa:
Infiltração
A infiltração vai aparecer na parede sempre que houver umidade nela. E essa umidade pode decorrer de fator externo, mas também pode indicar um problema no encanamento. Por isso, sempre que houver infiltração, o ideal é investigar a situação.
Mofo nas paredes
Outro dos problemas ocasionados pela umidade é o mofo. Ele também pode provocar problemas de saúde às pessoas que convivem no local. Se há mofo, a investigação é necessária.
Conta de água acima do normal
Outra das dicas que indicam a presença de um vazamento é a conta de água cara, sem aumento de gasto: ela indica que a água está vazando por algum lugar.
Agora que você já sabe as principais causas de um vazamento. E também como identificá-lo. Portanto, já sabe quando chamar empresas caça vazamento para solucionar o problema. Lide com profissionais e economize tempo, dinheiro e na realização de obras.