Menino de 12 anos morreu na última terça-feira, vítima de Picada de Escorpião em ciclovia de Casa Branca, município próximo a cidade de São Carlos.
Com toda a certeza, não é de agora que moradores do estado de São Paulo, bem como, outras regiões populosas do Brasil, sofrem com a infestação de escorpiões.
Na última terça-feira, 29 de outubro, o garoto Vitor Daniel Borges, de apenas 12 anos, faleceu depois de ter sido picado por um escorpião – que estava em uma das ciclovias da cidade de Casa Branca – interior de São Paulo.
Entenda o caso
O menino havia tido contato com o animal dois dias antes da fatalidade. A família chegou a capturar o animal e levou à criança para o posto de pronto atendimento mais próximo.
No entanto, no local não havia o soro contra a picada de escorpião, o que resultou na transferência do menino, para a Santa Casa de São José do Rio Pardo (que fica à 32km de distância da cidade), por ser um dos pontos de referência na região, contra picada de animais peçonhentos.
Contudo, após a aplicação do soro, o estado do menino agravou e a criança chegou a ser levada para a UTI de Sertãozinho. Infelizmente, o garoto veio a óbito, o que deixou a cidade em estado de alerta!
A Prefeitura de Casa Branca soltou uma nota, lamentando a morte do menino, e reafirmando que todos os protocolos de atendimento foram aplicados corretamente, incluindo a medicação com o antídoto contra a picada de animais peçonhentos.
Casos recorrentes de Picada de Escorpião deixam população em Alerta
De fato, o país tem sido palco de diversas situações similares a essa, ocorrida na terça-feira, sobretudo em São Paulo.
Para se ter uma ideia, em janeiro desse ano, um menino de apenas 3 anos, morreu duas semanas após ter sido picado por um escorpião, em Itapetininga, cidade próxima a Sorocaba – SP.
Dia 16 de outubro, uma menina de 7 anos também faleceu, vítima de uma picada de escorpião, na cidade de Franco da Rocha, região metropolitana do estado.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde – órgão responsável pela compra e distribuição de soro, afirma que não há ausência de medicamento nos estoques das cidades.
Segundo nota, mais de 21 mil ampolas com o antídoto, foram distribuídas por todo o país, sendo que aproximadamente 4,5 mil foram destinadas para o estado paulista.
De acordo com especialistas, em quase 90% dos casos, as vítimas de picada de escorpião, não precisam tomar o soro.
Entretanto, recomenda-se que em todos os casos, a pessoa infectada procure imediatamente um atendimento de saúde.
Vale ressaltar, que além de crianças e pessoas adultas, idosos e animais de estimação estão ainda mais propensos a sofrerem com a picada. Por isso, é preciso estar sempre em alerta!
O que dizem os números
No ano passado, segundo um balanço realizado pelo próprio Ministério da Saúde, o país registrou quase 157 mil casos, sendo que 103 pessoas morreram em decorrer do veneno.
Esse número representa quase 4x mais picadas de escorpião, do que conta em registro ao ano anterior.
O estado de São Paulo, já registrou mais de 18 mil casos só esse ano, tornando-se a região com o maior número de vítimas dos últimos 30 anos.
O que atrai animais peçonhentos?
Em contraste com o que era de se esperar, animais peçonhentos, como aranhas, cobras e escorpiões, estão cada vez mais presentes em áreas urbanas.
Portanto, em suma, isso acontece devido ao crescimento desenfreado da população, que invade o habitat natural desses animais, a fim de construir casas e edifícios residenciais.
Em épocas quentes e de clima úmido, como o verão, ou mesmo, o final de primavera, acidentes relacionados a essas espécies aumentam.
Isso porque, esse é o ambiente ideal para sua proliferação.
No entanto, não é só isso que atrai escorpiões e outros animais perigosos. O acúmulo de lixo, redes de esgoto entupida ou suja, também são motivos para chamar a atenção desses animais.
Como prevenir uma picada de escorpião?
A prevenção deve ser feita por diferentes vias. Sendo que o primeiro passo é vedar frestas e buracos, seja de casa ou apartamento.
Além disso, utilizar telas em ralos de pia, tanques e ralo de banheiro, também é importante para evitar a entrada do animal.
Sem contar que, é preciso averiguar sapatos e roupas, antes de usá-las, visto que, os escorpiões podem se alojar nesses objetos.
Contudo, o meio mais eficaz de prevenir o surgimento de escorpiões em casas, apartamentos, condomínios, fábricas e áreas comerciais, é através da Dedetização.
Uma empresa especializada em dedetização saberá exatamente quais serão os melhores métodos para prevenir e combater a infestação ou o surgimento de escorpião.
Cuidados e recomendações
O Ministério da Saúde adverte sobre o uso de produtos químicos, como pesticidas.
Afinal, além de não possuírem uma eficácia comprovada, também podem elevar a chance de acidentes.
No país, a espécie de escorpião Tityus serrulatus é a que mais causa acidentes e pode ser facilmente identificada por sua coloração meio amarelada.
Portanto, ao identificar a presença desse animal em qualquer ambiente, é preciso acionar os órgãos responsáveis pelo manejo e controle de escorpiões.
Desde 2009 o Ministério da Saúde tem realizado ações para capacitar profissionais, a fim de identificar e combater com eficiência o contato direto com escorpiões.
Novamente, vale dizer que apenas uma empresa especializada em controle de pragas, poderá realizar essa ação efetiva, sob respaldo de órgãos municipais.
Como agir em caso de picada de escorpião?
O governo disponibilizou uma página especializada em acidentes com animais peçonhentos, onde consta instruções pertinentes do que fazer em caso de picada.
Decerto, a primeira recomendação é ir imediatamente até o hospital mais próximo.
Sendo que, o ideal é procurar atendimento em um hospital de referência contra picadas de animais venenosos.
O governo federal também disponibilizou uma lista com o nome de todos os hospitais do país que oferecem atendimento com soroterapia.
Por fim, lembre-se que prevenir a picada de escorpião, é sempre a melhor alternativa!
Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos do Facebook e alerte todos os familiares!