Os percevejos são insetos muito pequenos, que se escondem em locais como os colchões e/ou camas e outros tecidos. Eles se alimentam de sangue humano e de outros animais e sua presença, muitas vezes, passa despercebida. Por isso é importante conhecer as melhores estratégias de controle de percevejos e garantir que eles fiquem longe da sua casa!
Percevejos também aparecem em casas limpas
Há um mito de que os percevejos aparecem apenas em locais sujos. Mas isso não é verdade!
Eles gostam de ter um local para se esconder (colchões, cortinas, roupas, sofás, tapetes, sapatos; ou seja, móveis que possuam tecidos em geral). E de ficar perto do seu alimento (das pessoas e outros animais).
Em se tratando de humanos, eles são atraídos pelo calor do seu corpo e pela liberação natural do dióxido de carbono, liberado durante o sono.
Quando encontram o local com as condições perfeitas (acesso a um ser humano e esconderijo), eles ficam por ali e se reproduzem.
Portanto, eles não precisam de uma casa limpa, apenas de condições favoráveis à sua alimentação e reprodução.
A limpeza da casa é fundamental
Ainda que a casa suja não seja o único alvo dessas pragas, a limpeza é uma das estratégias de controle de percevejos que precisamos citar.
Primeiro, porque a sujeira facilita que eles se escondam nos locais. Segundo, porque a limpeza possibilita uma inspeção detalhada do local e a identificação da presença dos percevejos e de infestações.
Portanto, aspirar os locais, lavar tecidos (especialmente roupas de cama) com água quente e outras medidas são importantes para manter esses insetos longe.
Como identificar a presença de percevejos
Nem sempre é possível identificar de imediato a presença de percevejos, porque eles são muito pequenos e se escondem muito bem. Além disso, sua picada não dói e apenas gera sintomas algumas horas, ou até 10 dias depois. Por isso, é importante conhecer outros meios saber que eles estão ali.
A primeira forma de fazer isso é observar se há pequenas manchas pretas no colchão (remova os lençóis e avalie cuidadosamente). Essas manchinhas são as fezes que eles deixam quando passam pelo local.
Além disso, essas fezes também têm cheiro ruim, parecido com mofo. Portanto, outro sinal da presença de percevejos é o cheiro de mofo, sem que haja mofo visível no lugar.
Outra forma de identificar a presença dessas pragas é observar se há pequenos pontos de sangue na cama. Eles podem surgir quando uma pessoa está sendo picada e acaba matando o inseto com o peso do seu corpo.
Que perigos os percevejos representam
Percevejos são pragas urbanas que não transmitem doenças com sua picada. Entretanto, a própria picada pode levar a sintomas muito desconfortáveis. Por exemplo, coceira intensa ou pruridos.
Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar os sintomas, após avaliação e prescrição médicas. Portanto, ainda que não representem perigo, não é fácil conviver com esses insetos em casa e eles provocam incômodos intensos.
Como controlar os percevejos
A primeira forma de fazer controle de percevejos é realizar a limpeza regular do recinto, como já dissemos. Mesmo assim, é preciso se atentar aos sinais de que eles estão no local, utilizando as dicas acima para identificar sua presença.
Ao se certificar de que há percevejos no local, esperar pode não ser uma opção: os percevejos se multiplicam muito rápido e os ovos postos geram outros percevejos em até 10 dias. Portanto, formam grandes infestações em pouco tempo.
Dessa forma, não hesite em chamar uma dedetizadora especializada para combatê-los. O procedimento profissional é a forma mais eficaz de eliminar essas pragas.