É comum surgirem odores desagradáveis na caixa de gordura, afinal ela é um dispositivo onde se depositam óleo, gordura e restos de alimentos da cozinha. Eles se acumulam ali e entram em decomposição, fazendo subir o cheiro ruim.
Mas é possível evitar que esse odor seja um incômodo e nós te contamos como, no artigo abaixo!
Garanta que a instalação se deu da forma correta
Se a caixa de gordura está gerando cheiro incômodo com muita frequência, pode ser que ela tenha sido posicionada ou instalada de maneira incorreta. Por isso, é preciso identificar, antes de mais nada, se é esse o caso, para solucionar o problema.
Telas protetoras nos ralos e na caixa
Outra forma de evitar o mau cheiro é utilizando telas ou redes de proteção nos ralos, para que os restos de comida não desçam até a caixa de gordura.
Além disso, é possível utilizar essas telas na própria caixa, para impedir que esses restos de alimentos, se passarem pelos ralos, cheguem até elas.
A caixa de gordura é um dispositivo que serve, justamente, para conter óleo, gordura e alimentos. Entretanto, ela comporta até determinada quantidade deles.
Dessa forma, se há muito desses chegando até ela, ultrapassando os limites de resíduos que ela comporta, eles gerarão entupimento da rede de esgoto. E uma das consequências desse entupimento é o mau cheiro.
Evitar despejar óleo e alimentos no ralo
Como mencionamos, o entupimento é uma das causas do mau cheiro. Por isso, para evitar odores desagradáveis na caixa de gordura, é preciso impedir que óleo, gordura e alimentos cheguem até ela, o máximo possível.
Ainda que a utilização das telas e redes de proteção ajudem, muitas vezes os alimentos acabam escapando por elas. Por isso, o ideal mesmo é não deixar que eles caiam nos ralos.
Faça inspeção regular da caixa de gordura
A caixa de gordura, para não dar mau cheiro, precisa de manutenção constante. Por isso, é preciso inspecioná-la regularmente, visando evitar que ela fique cheia e gere entupimento.
Geralmente, é preciso limpar uma caixa de gordura a cada 6 meses. Entretanto, a limpeza pode ser necessária antes desse tempo, a depender do uso da caixa e dos cuidados que se tem com ela.
Conte com profissionais para limpeza da caixa de gordura
Em duas hipóteses, é necessário chamar profissionais para limpar a caixa de gordura. A primeira delas, é quando já completaram 6 meses da última limpeza.
Nesse caso, ainda que a caixa não esteja completamente cheia, o ideal é limpá-la, para evitar que surja um entupimento por descuido.
A segunda, é quando ela está visivelmente cheia, ainda que não tenham completado 6 meses da última limpeza. O entupimento não esperará a época da limpeza chegar para a acontecer.
Se a caixa não for limpa, a consequência será a necessidade de dois serviços profissionais, um para limpá-la e outro para realizar o desentupimento.
Entenda por que contar com profissionais para limpar a caixa de gordura
Você já entendeu o que causa e como evitar odores desagradáveis na caixa de gordura. Agora precisa entender por que é necessário contar com profissionais e não realizar limpeza amadora.
A limpeza feita por amadores pode deixar restos de resíduos, que poderão trazer problemas como entupimentos. Além disso, corre-se o risco de danificar a caixa de gordura, de forma que ela não cumpra mais a sua função.
Profissionais utilizam equipamentos adequados para a limpeza, como bombas, mangueiras de alta pressão e outros dispositivos, que proporcionam uma limpeza rápida, eficiente e totalmente segura.
Além disso, profissionais realizam o descarte correto dos resíduos poluentes, mantendo a conformidade com leis as ambientais locais, evitando multas.