Quando a caixa de gordura transborda, é fundamental adotar medidas para solucionar o problema o quanto antes, uma vez que ele causa mau cheiro, vazamentos de esgoto, atrai pragas urbanas, dentre outros incômodos.
Portanto, continue acompanhando este artigo para saber o que fazer nessa situação!
Medidas preventivas
Antes de saber o que fazer quando a caixa de gordura transborda, é interessante conhecer as medidas que se pode tomar para que isso não aconteça. Algumas delas são:
- Não despejar óleo gordura na pia ou no ralo, porque o seu acúmulo pode levar ao entupimento da caixa de gordura.
- Manter a caixa de gordura sempre limpa e livre de restos de alimentos e cabelos.
- Verificar com frequência o nível de gordura na caixa de gordura e retirar o excesso, se necessário.
- Usar produtos de limpeza biodegradáveis e específicos para caixas de gordura, uma vez que os produtos comuns podem danificar as paredes da caixa e comprometer seu funcionamento.
- Adotar boas práticas na cozinha, como limpar os pratos e panelas com papel toalha antes de lavá-los, para reduzir a quantidade de gordura que vai para a pia.
- Usar uma peneira para coletar restos de comida que possam obstruir a pia e acabar na caixa de gordura.
- Instalar um filtro de gordura na pia da cozinha para reduzir a quantidade de gordura que entra na caixa de gordura.
Por fim, é necessário realizar a manutenção regular da caixa de gordura, por meio da contratação de empresa especializadas, que removerão os resíduos sólidos e garantirão seu funcionamento adequado.
Este procedimento deve ser feito com, no máximo, seis meses de espaçamento, sob pena de surgirem todos os problemas já relacionados acima.
Mas, se a caixa de gordura transborda, o que fazer?
Quando a caixa de gordura transborda, nem sempre é possível ver, ou nem sempre as pessoas estão dispostas a investigar. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais de que ela está com problemas. Por exemplo:
- Mau cheiro voltando do ralo
- Lentidão no escoamento da água pelo ralo
- Transbordamento frequente da água da pia
Se você já notou algum desses sinais, pare de usar a pia ou o ralo que estão conectados à caixa de gordura! Isso evitará que mais gordura entre no sistema e agrave o problema.
Em seguida, identifique o local exato do transbordamento e avalie a gravidade do problema. Se for uma pequena quantidade de gordura transbordando, você pode tentar limpar a caixa de gordura por conta própria.
Entretanto, se for uma grande quantidade, é melhor chamar contar com uma empresa profissional, que siga as legislações locais e recomendações de fabricantes.
É muito importante considerar, de qualquer forma, que a gordura pode ser tóxica e escorregadia. Por isso, o trabalho dos profissionais oferece mais segurança quando a sua execução.
Além disso, se você optar por fazer a limpeza da caixa de gordura sozinho, é preciso se atentar a vazamentos ou rachaduras na caixa de gordura, para realizar os reparos necessários.
No caso da contratação e profissionais, eles saberão avaliar e indicar quais são os procedimentos ideais.
O que fazer após a limpeza da caixa de gordura
Após a limpeza feita pelos profissionais, ou por você mesmo, certifique-se de que a caixa de gordura esteja vazia, antes voltar a usar a pia ou do ralo.
Além disso, é preciso limpar o encanamento antes do uso.
Por isso, coloque uma pequena quantidade de detergente na pia ou no ralo e deixe a água correr por alguns minutos. Isso removerá a gordura que ainda estiver presente dentro dos canos.
Por fim, siga as recomendações do profissional que realizar a limpeza da sua caixa de gordura.