A caixa de gordura tem a mesma função em residências e restaurantes: ser depósito de gorduras que advém da cozinha. A falta de limpeza da caixa de gordura causa diversos problemas, dentre eles, com a lei, uma vez que, em restaurantes, elas fazem parte dos cuidados sanitários que o estabelecimento deve ter.
Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre a limpeza da caixa de gordura em restaurantes!
Problemas que a falta de limpeza da caixa de gordura traz
São muitos os problemas que restaurantes podem ter, quando não limpam suas caixas de gordura de forma adequada e regular. Abaixo, conheça alguns deles:
Mau cheiro
O mau cheiro, quando a caixa de gordura não está limpa, é inevitável. E, em se tratando de restaurantes, esse problema é ainda mais sério porque espanta os clientes.
O problema também faz com que eles percebam que há algo errado com a higiene do local, podendo levar a denúncias. E, claro, se a fiscalização sanitária chegar ao local, poderá interditá-lo e aplicará multas.
Atração de pragas urbanas
As pragas são insetos ou animais que transmitem diversas doenças a seres humanos e a pets. Quando sentem o mau cheiro de locais, como a caixa de gordura suja, elas tendem a se amontoar neles.
Portanto, a falta de limpeza pode gerar problemas com o aparecimento de ratos, mosquitos, baratas e outros. E, ainda, aumentar o risco de doenças transmitidas aos clientes do local.
Doenças transmitidas pelas pragas
Como acabamos de mencionar, as pragas transmitem doenças para as pessoas. E elas o fazem porque passam por todos os locais, levando em suas patas microrganismos prejudiciais à saúde.
Dentre eles se encontram fungos, vírus e bactérias que causam desde doenças simples, como diarreia, até doenças que podem levar à morte, como a leptospirose.
Para evitar isso é melhor se prevenir e contatar uma empresa especializada na limpeza da caixa de gordura.
Perda de alimentos
A perda de produtos em um restaurante que não limpa sua caixa de gordura pode ser alta: se ratos entrarem na cozinha, eles comerão os alimentos e corroerão embalagens. Portanto, o prejuízo pode ser alto!
Entupimento
A gordura não deve passar pelo encanamento, porque ela não se mistura com a água. Assim, quando estão no mesmo local, pode haver entupimento. E, se isso acontecer, o funcionamento normal do estabelecimento fica prejudicado.
Como acontece a limpeza da caixa de gordura
O procedimento parece simples: basta abrir a caixa e remover o material sólido que ali está. Depois, é preciso limpá-la bem, esfregando com detergente.
Entretanto, a limpeza da caixa de gordura em restaurantes deve ser, sempre, feita por empresas especialistas. Isso porque é preciso treinamento para realizar o processo, deixar a caixa limpa e descartar os dejetos no local correto.
Pode ser necessário o uso de equipamentos de desentupimento, para realizar a limpeza completa. E uma limpeza superficial apenas mascarará o problema e fará com que seja necessário resolvê-lo mais tarde – por um preço maior.
Além disso, profissionais podem avaliar se a caixa já estava muito cheia e chegou a afetar o encanamento. Nessa hipótese, o estabelecimento deverá adotar outros cuidados, como desentupimento preventivo.
Em se tratando de um restaurate, cujo pleno funcionamento é necessário para o ganho de receita, não é interessante esperar alguma coisa acontecer, para agir.
Por fim, é ideal contar uma empresa especializada para dar um fim sustentável à gordura. O tratamento dado a ela é necessário para a preservação da natureza, ainda que muitos locais não levem isso a sério.
Além disso, com a constante preocupação da sociedade atual esse problema, um restaurante que adota práticas sustentáveis conquista uma grande vantagem competitiva.