Você é síndico e precisa contratar uma Limpeza de Caixa d’água de Condomínio em São Paulo, mas está com dúvidas sobre como funciona a contratação? Confira algumas dicas para evitar transtornos e dores de cabeça no futuro.
Todo síndico ou administrador de condomínio tem por obrigação, garantir que os moradores recebam uma água limpa. Nesse sentido, é crucial certificar-se de que a manutenção de caixa d’água do seu prédio se encontra em dia.
Obviamente, que além de zelar pela higienização dos reservatórios de água, o síndico também precisa se atentar a outros serviços essenciais que garantem o bom funcionamento do condomínio.
Em função disso, muitas empresas prestadoras de serviço possuem combos exclusivos, que por sua vez, oferecem mais de um serviço essencial para prédios.
Um exemplo disso, é o Combo Condomínio da AJAX, que possui um pacote com 8 serviços. São eles:
- Desentupidora de pia, ralo de banheiro, vaso sanitário etc,
- Controle de Pragas em geral,
- Limpa Fossa,
- Limpeza de Caixa de Esgoto,
- Limpeza de Caixa de Inspeção,
- Caça Vazamentos,
- Hidrojateamento,
- Limpeza de Caixa d’agua.
Portanto, tenha em mente que além da limpeza de caixa d’água de condomínios, também será preciso contratar outros tipos de serviços, ok?
Leia também: “Desentupimento para Condomínios: Tudo o que Você precisa Saber”
Por que a Limpeza de Caixa d’água de Condomínios é Obrigatória?
É dito que, cada estado possui normas específicas. Em São Paulo, por exemplo, consta na lei que os condomínios precisam realizar a limpeza de reservatório ao menos 2x por ano.
Em todo caso, a legislação nacional afirma que a higienização do local de armazenamento de água de prédios, seja realizada apenas por empresas devidamente autorizadas e registradas no Ministério da Saúde.
Nesse sentido, a empresa precisa ter um técnico ou engenheiro químico responsável, sendo que, o mesmo deverá ter um registro na Vigilância Sanitária.
A saber que, de acordo com a lei municipal nº 4.783/95, fica sendo obrigatória a limpeza de caixas d’água de condomínios, o síndico ou administrador do local que não cumprir a norma, poderá responder judicialmente pelo ato.
Além disso, para checar a eficiência da manutenção que visa a limpeza, a Vigilância Sanitária exige do síndico, um laudo laboratorial comprovando a qualidade da água.
Portanto, é imprescindível que a limpeza de caixas d’água do seu condomínio esteja em dia!
Qual deve ser o Papel do Síndico com relação a essa Limpeza?
Em primeiro lugar, o síndico deverá garantir que essa limpeza seja feita de maneira periódica. Por isso, é preciso acompanhar regularmente a validade do certificado fornecido pela empresa responsável pela realização do serviço.
Em segundo lugar, o síndico precisa contactar essa empresa, antes da data de vencimento. Nesse hiato, conseguirá garantir que uma nova manutenção ocorra antes da validade vencer.
Mas, se você se adiantar e fechar um contrato com uma empresa que possui um Combo Condomínio, poderá ficar seguro e tranquilo. Afinal, com um contrato em mãos, além de gerar economias para o condomínio – pois ter um contrato sai mais barato do que contratar o serviço de maneira avulsa – você também consegue ter a tranquilidade de saber que na data prevista a empresa fará uma nova inspeção.
Dessa forma, será possível evitar transtornos e possíveis confusões entre os moradores.
Uma boa dica é:
Incluis a limpeza da caixa d’água no calendário de manutenções do condomínio.
Qual a Melhor Época do ano para a Limpeza de Caixa d’água acontecer?
Recomenda-se que a manutenção de caixa d’água seja realizada entre os meses de fevereiro a outubro. Isso porque, são os meses que antecedem o verão, onde o uso de água é mais frequente.
Além disso, com a caixa limpa nesse período, é possível garantir que durante os meses de inverno, os moradores tenham a segurança e tranquilidade de terem sua água potável em dia, sem que seja preciso se preocupar com interrupções no fornecimento.
Portanto, nem o síndico, nem mesmos os moradores, devem se arriscar a fazer a manutenção sozinhos.
Ao contratar uma desentupidora especializada em limpeza de reservatórios, os moradores terão a segurança de que o serviço será realizado com eficiência e em total segurança.
Como Escolher uma Desentupidora para Realizar a Limpeza de Caixa d’água do seu Condomínio?
Antes de tudo, cheque a procedência da empresa. Verifique quais são suas avaliações na internet.
Se preferir, vá até a sede da empresa e faça perguntas sobre o serviço e sobre a capacitação dos profissionais que realizarão a manutenção.
Além disso, existem alguns aspectos fundamentais que precisam ser seguidos à risca pela empresa que irá fazer a limpeza do reservatório. São eles:
- É preciso ter uma documentação que comprove que os funcionários possuem treinamentos específicos para a realização do serviço em altura;
- A empresa precisa fornecer os Equipamentos de Proteção Individual para seus colaboradores (EPI’s);
- Todo produto químico utilizado no procedimento de limpeza precisa ser aprovado e regularizado pela ANVISA;
- A empresa não pode impedir que o síndico acompanhe o serviço que será realizado;
- Os colaboradores da empresa precisam checar a situação estrutural do reservatório antes de começar a limpeza;
- Após o procedimento de higienização, os colaboradores precisam efetuar a análise bacteriológica. Assim, verifica-se a eficiência da desinfecção.
Como Funciona o Teste de Potabilidade da água?
O teste de potabilidade é uma análise físico-química laboratorial. Ele tem por finalidade, identificar a presença de bactérias e outros microrganismos que são nocivos a vida humana.
Aconselha-se que o teste seja feito semestralmente. E sempre depois da limpeza da caixa d’água.
E, caso a empresa realize o teste, é necessário exigir a apresentação de um alvará que assegura que existe um químico responsável pela análise.
A probabilidade de existir uma contaminação na água de condomínios é muito grande, já que o caminho percorrido pela água até as torneiras de cada apartamento é muito grande. Por isso, o teste é fundamental!