A Limpeza Caixa de Gordura precisa ser feita de maneira periódica, do contrário, muitos problemas estruturais podem surgir. Saiba como e quando fazer a sua manutenção corretamente.
A caixa de gordura é um recurso importantíssimo em uma casa ou em um ambiente comercial. Isso porque, ela evita que a gordura chegue até a tubulação, o que por sua vez, causaria entupimentos e muita dor de cabeça.
Em síntese, uma caixa de gordura é formada por uma divisória vertical interna. Isto é, a caixa é dividida em duas partes.
Nesse sentido, o líquido sujo que cai da pia não se mistura com a água e fica boiando na superfície. Sendo assim, o excesso de gordura vai se acumulando e de tempos em tempos, precisa ser retirado, a fim de evitar transbordamentos.
Quando esse excesso de gordura não é retirado a tempo, ocorre o transbordamento da caixa e assim, começam os problemas. Mas hoje você vai descobrir como e quando fazer a limpeza caixa de gordura. Continue sua leitura…
Você também vai gostar de saber: “Desentupidora 24 Horas: Emergência Não Tem Hora”
Para que serve a Caixa de Gordura?
Sempre que a gente lava a louça acontece de restos de comida, pó de café, ou até mesmo, restos de óleo de cozinha, caírem dentro da pia, certo? Embora isso não seja o correto a se fazer, é comum que aconteça.
Nesse hiato, toda gordura acumulada no interior da pia, começa a descer pela tubulação junto com a água que sai da torneira. O grande problema disso, é que essa gordura começa a endurecer dentro dos encanamentos, causando obstrução no sistema hidráulico.
Mas, para evitar que paredes e azulejos tenham que ser quebrados sempre que essa gordura desce pelo cano, existe a caixa de gordura, que retém a gordura acumulada, a fim de garantir que o descarte correto seja feito de tempos em tempos.
Portanto, a caixa de gordura serve como uma espécie de filtro, que por sua vez, aproveita que a densidade do óleo de cozinha e da água são diferentes, para “separar” de maneira, eficiente, seus resíduos.
Dessa forma, não ocorre o comprometimento de toda a rede hidráulica e os moradores da casa, ou os frequentadores de um determinado ambiente, reduzem os riscos de que toda essa gordura vá parar em rios e mananciais.
Por que é Importante Realizar a Limpeza Caixa de Gordura?
Para que o fluxo de funcionamento da rede coletora seja fluído e não se comprometa, é necessário que essa limpeza seja periódica.
Quando a higienização regular não acontece, muitos problemas começam a surgir, inclusive, problemas estruturais – onde há o comprometimento de tubulações, vazamento em paredes, pisos e azulejos e mau cheiro no local.
Tudo isso, pode acarretar danos ao imóveil e ainda, dependendo do estabelecimento comercial, pode ocasionar no fechamento temporário do local.
Portanto, perceba como isso pode ser prejudicial, sobretudo, para quem utiliza diariamente a rede hidráulica do ambiente. Afinal, quando existe mau cheiro e transbordamentos, o risco de que animais, como baratas e ratos se aproximem do lugar, é muito maior.
Além disso, no caso de estabelecimentos comerciais, existem leis e normas que obrigam o proprietário, a realizar a manutenção regular da caixa de gordura, justamente, para prevenir que esse tipo de situação acometa o recinto.
Salve para ler depois: “Como Descartar Óleo de Cozinha Corretamente?”
Qual a Frequência Ideal Para Realizar a Limpeza?
Existem alguns fatores que podem influenciar na periodicidade de limpeza da sua caixa de gordura. Como por exemplo, o tamanho dela e o volume de resíduos que caí diariamente nela.
Nesse sentido, existe uma tabela que pode servir de orientação para leigos:
- 6 em 6 meses para caixas de gordura presentes em residências;
- 3 em 3 meses para as caixas localizadas em apartamentos;
- 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte;
- Toda a semana em caso de grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras.
É preciso salientar que, recomenda-se que o proprietário do local ou o síndico responsável pelo condomínio, em caso de apartamentos, sempre siga as recomendações da norma brasileira 8160, da ABNT, onde a manutenção deve avaliar o tamanho mínimo e a capacidade de cada recipiente.
Como Limpar a Caixa de Gordura?
O correto a se fazer é contratar uma Desentupidora especializada em limpeza e manutenção de caixa de gordura, limpa fossa e rede de esgoto, mas falaremos disso mais à frente.
No caso da limpeza manual, é preciso se atentar a algumas regras e cuidados importantes, a fim de evitar problemas.
Antes de tudo, é preciso ter certeza de que sua caixa de gordura está precisando de uma limpeza (isso, se você não estiver seguindo um cronograma de limpeza).
Nesse caso, alguns sinais podem te ajudar a ter certeza de que está na hora certa de limpar. Como por exemplo:
- Mau cheiro saindo da pia;
- Escoamento da pia lento;
- Caixa de gordura transportando;
- Retorno de dejetos pelo ralo da pia.
Sabendo que, de fato, é preciso efetuar a limpeza, vamos ao passo a passo:
- Primeiro tenha em mãos, um pouco de bicarbonato de sódio, luvas, máscara, espátula, copo descartável, saco plástico ou saco de lixo;
- Abra a caixa de gordura com uma espátula ou algo que sirva para abrir a tampa;
- Em seguida, coloque as mãos (com luvas) dentro da caixa e comece a retirar todo o resíduo sólido;
- Jogue fora tudo o que for possível retirar com as mãos – use o saco de lixo para separar esse resíduo sólido;
- Quando restar apenas resíduo líquido na caixa, adicione duas colheres de bicarbonato de sódio dentro da caixa. Ele ajudará a manter a higiene do recipiente;
- Você pode aproveitar esse momento para limpar a parede da caixa de gordura (use uma esponja velha para tirar o “grosso”);
- Depois, feche a caixa de gordura e descarte o óleo retirado em um local apropriado (cada cidade possui um local específico para o descarte).
Contratando uma Desentupidora para Limpar a Caixa de Gordura
É preciso dizer que essa limpeza manual só pode ser feita em ambientes domésticos e ainda assim, recomenda-se que esse serviço seja feito por profissionais da área.
Ao contratar uma desentupidora especializada você garante que o serviço seja realizado com maior assertividade, bem como, evita que problemas estruturais ocorra no local.