A limpa fossa é uma empresa especializada na limpeza de fossa, que faz o trabalho rápido e de forma segura, sem prejuízo da eficiência. Continue acompanhando este artigo para saber como ela realiza a limpeza e quando é necessário contatá-la!
Como a fossa séptica funciona?
A fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto, que recebem os resíduos inicialmente e realizam seu tratamento inicial.
Primeiro, ela recebe os dejetos, que vêm de tubulações que se ligam ao esgoto. Esses dejetos caem em um tanque, onde se separam sólidos de líquidos, devido à sua diferença de densidade (sólidos afundam e líquidos flutuam).
Em seguida, os resíduos sólidos acumulados no fundo do tanque começam o seu processo de decomposição, o qual bactérias anaeróbias fazem (que não precisam de oxigênio).
Durante esse processo de tratamento, a água limpa (efluente tratado) cria uma camada no meio dos dejetos e líquidos sujos, gerando uma zona clarificada.
Aos poucos, a fossa libera essa água para o solo, mas também é possível aproveitá-la para realização de limpeza doméstica (nunca para beber).
Encaminha-se o restante, que permanece no tanque, para uma estação de tratamento de esgoto, pela própria limpa fossa que realizar a limpeza.
Por que contar com uma limpa fossa?
É preciso limpar a fossa, pelo menos, a cada 3 anos. Esse tempo pode ser ainda menor, a depender do seu uso e da quantidade de dejetos que ela comporta.
Depois disso, é preciso remover seus dejetos, quase totalmente, para preservar o seu funcionamento e impedir problemas, como vazamentos.
Mas para essa limpeza, ainda que pareça simples, o ideal é contar com uma limpa fossa especializada.
Isso porque seus funcionários possuem conhecimento e treinamento para realizar a limpeza, mantendo a integridade da fossa. Além disso, por possuírem experiência, eles também realizam o serviço de forma segura.
É importante frisar isso porque as fossas liberam gases tóxicos e até explosivos, o que expõe amadores na limpeza a riscos.
Ainda, a empresa especializada realiza o descarte adequado dos dejetos da fossa, cumprimento regulamentos locais e leis ambientais.
Dessa forma, a contratação de uma limpa fossa é fundamental para prevenir problemas e para obter uma limpeza rápida e eficiente.
Como uma limpa fossa funciona?
Ao contatar a limpa fossa, ela enviará seus funcionários até o local, para realizar uma inspeção visual da fossa séptica. Isso é importante para averiguar suas condições e identificar possíveis problemas, como rachaduras.
Além disso, os profissionais também determinam a quantidade de resíduos, para se prepararem adequadamente para o trabalho.
Em seguida, eles se preparam para realizar o procedimento, utilizando os devidos equipamentos de proteção individual. São esses equipamentos que evitarão a sua intoxicação pela exposição aos gases nocivos que a fossa libera.
Prontos para iniciar, eles dão início à limpeza utilizando de um caminhão limpa fossa, que funciona por meio de sucção a vácuo.
Uma mangueira com ligação tanto no caminhão, quanto na fossa, cria um vácuo e dá início a sucção dos resíduos.
Por sua vez, os resíduos se encaminham para o tanque do caminhão. Ou seja, os limpadores profissionais se utilizam de uma espécie de aspiração dos dejetos da fossa, por isso fazem o serviço rápido e com qualidade.
Por fim, os profissionais encaminham os resíduos para uma estação de tratamento de esgoto.
Lá, eles receberão tratamento adequado para o seu despejo em local apropriado, de forma a não contaminar a natureza e não expor as pessoas a riscos de saúde.
O descarte em local apropriado é importante porque ele visa o cumprimento de leis e regulamentos. Dessa forma, sua não realização pode gerar multas e até a prisão do proprietário do imóvel onde a fossa está localizada.