O número de escorpiões em Santo André e em todo o ABC aumentou e os municípios do Estado de São Paulo estão em estado de alerta!
O número de escorpiões em Santo André e em todo o ABC Paulista, inesperadamente, têm aumentando a cada ano.
A saber que de 2019 para cá, ao menos 26 casos foram registrados na cidade, sendo que muitos bairros já estão em estado de alerta.
Moradores de um condomínio residencial que fica situado no Parque das Nações, relataram o surgimento de escorpiões em áreas térreas, sobretudo, em parques infantis e estacionamentos. Contudo, algumas pessoas tiveram o desespero de se deparar com os animais dentro dos apartamentos.
Depoimentos
A vendedora Luciane Lopes de 47 anos, teve a infeliz surpresa de encontrar um escorpião sobre a cama. De acordo com a mulher, ela percebeu que o animal estava caminhando em seu braço, e rapidamente, o colocou em um pote com álcool, levando-o para o hospital mais próximo.
Luciane foi até o hospital para verificar se havia sido picada, e por meio de diferentes exames de sangue, não houve a constatação da presença do veneno do animal em seu organismo.
O comerciante Thiago Gomes de 37 anos, também mora no prédio e diz que essa não é a primeira vez que surgem escorpiões em Santo André, principalmente, no condomínio onde moram. Segundo ele, é comum ouvir relatos de moradores que encontram o animal em escombros, quintais, varandas e até mesmo, dentro das casas.
O morador, que por sua vez, tem um filho de quase 2 anos, previne tragédias, e no verão, providencia a dedetização residencial, a fim de evitar acidentes.
Moradores unidos contra os escorpiões de Santo André
A comunidade está realmente preocupada, e têm usado as redes sociais para registrar os casos e informar outros habitantes dos perigos no local.
A ideia é garantir que todos os munícipes acompanhem os casos, com o intuito de prevenir e evitar o acúmulo de entulhos e lixos na região.
Além disso, vale ressaltar a importância de vasculhar roupas e calçados antes de usá-los, bem como, fazer uma verdadeira varredura em roupas de camas, antes de dormir.
Escorpiões em Santo André: Lista com Bairros de maior incidência
- Valparaíso
- Jardim Alzira Franco
- Camilópolis
- Parque das Nações
- Parque Oratório
- Centro
- Utinga
- Vila Guiomar
- Bairro Jardim
- Vila Luzita
- Jardim Santo Antonio
- Sacadura Cabral
- Vila Aquilino
- Vila Metalúrgica
- Jardim Santo André
- Vila Guaraciaba
- Jardim Vila Rica
- Jardim Irene
NOTA da Prefeitura de Santo André:
“Esclarecemos que, das 26 ocorrências de escorpiões registradas no ano passado no Departamento de Vigilância à Saúde, apenas três foram de situações que envolveram acidentes com o animal”.
Orientações contidas no Manual de Controle de Escorpiões | Ministério da Saúde
Confira o que diz o Ministério da Saúde a respeito do controle contra escorpiões:
“O hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz.
O que também torna os escorpiões resistentes aos venenos é o fato de possuírem o hábito de permanecer em longos períodos em abrigos naturais ou artificiais que impedem que o inseticida entre em contato com o escorpião. Além disso, possuem capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período.
A aplicação de produtos químicos de higienização doméstica compostos por formaldeídos, cresóis e paracloro-benzenos e de produtos utilizados como inseticidas, raticidas, mata-baratas ou repelentes do grupo dos piretróides e organofosforados não são indicados por causarem o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação desses produtos, aumentando o risco de acidentes.
Além disso, cria-se a falsa sensação de proteção por parte dos moradores que acreditam que o problema foi resolvido, passando a negligenciar o trato com o ambiente. Por isso, é necessário que a população desses locais seja devidamente conscientizada quanto às medidas de prevenção de acidentes, previamente à aplicação destes produtos.”.
O número de Escorpiões no ABC dobrou
Apesar de existirem muitos casos em Santo André, saiba que os escorpiões não estão apenas por lá. Na verdade, todo o ABC Paulista está com a atenção redobrada devido ao surgimento do animal em áreas urbanas. Em São Caetano e São Bernardo, as prefeituras também foram notificadas.
Por isso, a Gerência de Controle de Zoonoses disponibilizou um telefone de contato para quem precisar enviar solicitações de remoção do animal, 0800-0191944 (segunda a sexta, das 8h às 17h).
Como acontece a picada de escorpião?
Ao propósito de compreender melhor como funciona a picada de escorpião, o biólogo Bocalini declarou:
“Os escorpiões agarram suas presas e injetam veneno através de seu ferrão, que por sua vez, afeta o sistema nervoso central.
O famoso soro antiescorpiônico é usado para minimizar os estragos do veneno, controlando os efeitos no organismo. Esse controle precisa ser feito por profissionais capacitados, a fim de evitar erros quanto a espécie do animal que efetuou a picada.
O que a Prefeitura está fazendo para evitar a Proliferação de Escorpiões em Santo André?
A Prefeitura Municipal de Santo André informa que está realizando a dedetização em áreas públicas, bem como, nas regiões notificadas.
Já em São Bernardo, a prefeitura garante que se houver necessidade, os agentes de controle de pragas urbanas farão uma vistoria, a fim de prevenir acidentes.
Da mesma forma, a Prefeitura de São Caetano diz que está controlando as áreas afetadas e pede aos munícipes, que entrem em contato com o Centro de Controle de Zoonoses.
Como evitar o surgimento de escorpiões em casa?
Especialistas recomendam que os moradores adotem medidas preventivas, como por exemplo:
- Eliminar qualquer tipo de material de construção, como entulho, telhas etc. nas proximidades de casa;
- Manter os jardins, quintais e terrenos limpos;
- Deixar o lixo doméstico em sacos plásticos vedados;
- Colocar tela protetora em ralos de pias e banheiros;
- Arrastar móveis, como camas, raques, guarda-roupa antes de limpar a casa;
- Verificar sapatos e roupas antes de usar;
- Realizar a limpeza da rede de esgoto e garantir a limpa fossa em dia;
- Contar com o respaldo de uma dedetizadora especializada para fazer a manutenção de prédios, residências, áreas comerciais e condomínios.
Lembre-se que os escorpiões possuem hábitos noturnos e por isso, ficam em locais úmidos. Portanto, é preciso evitar as condições ideais para sua sobrevivência.
Multas e Prejuízos
Em conclusão, as Prefeituras estão no direito de multar os proprietários de terrenos e residências que não atenderem as exigências municipais. Os valores variam entre R$500,00 a R$800,00 de acordo com o tamanho do terreno.
Para evitar esse transtorno, garanta hoje mesmo sua dedetização!
Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informar sobre o tema!