ajax dedetizadora e desentupidora

A Doença de Lyme é uma infecção transmitida por insetos, principalmente, o carrapato. Leia esse artigo e entenda tudo sobre o assunto.

O que Justin Bieber, Avril Lavigne e Kris Kristofferson têm em comum, além de dividir os palcos? Os três cantores, fazem parte da extensa lista de pessoas que sofrem com a temida Doença de Lyme em todo o mundo.

Sim, por incrível que pareça essa doença tem se espalhado rapidamente por todas as extremidades do globo. Sendo que, cerca de 20% das pessoas de todo o planeta são acometidas por dores fortes nas articulações provocadas por essa condição.

ajax dedetizadora e desentupidora

O que é a Doença de Lyme?

Ela é uma doença ocasionada por uma bactéria que é transmitida por carrapatos. Daí, a tamanha importância em descobrir como combater carrapatos.

Muito comum nos Estados Unidos, também tem dado as caras por aqui, deixando as autoridades brasileiras em total atenção!

Chamadas de bactérias espiroquetas, elas são capazes de infectar seres humanos que entram em contato com o carrapato transmissor.

A doença de Lyme teve sua descoberta revelada em 1976, quando surgiram muitos casos na cidade de Lyme, que fica situada em Connecticut, EUA.

Atualmente, os Estados Unidos são recordistas de casos da doença, que por sua vez, também têm grande incidência na China, Japão e Europa.

Quais as fases da Doença de Lyme?

Primeiramente, é válido dizer que quando um carrapato que está infectado pelas bactérias causadoras da doença, pica um ser humano, ele precisa ficar ao menos 36 horas no corpo da pessoa para transmitir a doença de fato, do contrário, pode ser que a pessoa não seja infectada.

Em função disso, passado o período, a bactéria se multiplica no local da picada e após 32 dias, ocorre a migração para toda a pele que rodeia a picada. A partir de então, surge um grande hematoma, também chamado de eritema migratório ou erupção cutânea.

Primeira fase

Embora aproximadamente 25% das pessoas infectadas não apresentem vermelhidão na pele, ou ainda, não percebam que existe uma vermelhidão no local, esse é o primeiro sinal da doença de lyme.

Assim que surge a mancha vermelha, ela tende a se expandir por até 50 cm de diâmetro do centro. Outro aspecto importante a se dizer sobre as manchas avermelhadas, é que ela pode surgir em diferentes aspectos, como por exemplo, em formato de anéis ao redor da picada. Além disso, o local da picada pode ficar quente e sensível ao toque.

Segunda fase

Em segundo lugar, as bactérias começam a se espalhar por todo o corpo. Isso ocorre dias depois da picada. Sintomas como:

  • Cansaço;
  • Dores musculares;
  • Febre;
  • Rigidez no pescoço;
  • Dor de garganta;
  • Vômito;
  • Enjoos;
  • Aumento no baço;
  • Articulações inchadas.

Podem ser sinais de que a doença já está se espalhando pelo organismo.

Ainda nessa fase, alguns sintomas desaparecem, contudo, cansaço e mal-estar costumam perdurar por semanas. Sem contar que, cerca de 8% das pessoas começam a desenvolver problemas cardíacos, com os seguintes sintomas:

  • Ritmo cardíaco anormal, também chamado de arritmia ou bloqueio cardíaco;
  • Inflamação do tecido cardíaco, conhecido como miocardite, ou pericardite com dor no tórax.

As arritmias, por sua vez, podem resultar em palpitações, tontura e desmaios.

Terceira fase

Já na terceira e mais grave fase da doença, pode ocorrer uma grave infecção que desenvolver artrite, inchando boa parte das articulações. Os joelhos costumam ficar bastante inchados e doloridos, bem como, podem ficar vermelhos e quentes.

Esses sintomas aparecem em pessoas que estão com a doença por muito tempo, geralmente, cerca de 6 meses após a infecção. E infelizmente, alguns indivíduos podem ter o cérebro e o sistema nervoso central comprometido. O que inclui:

  • Problemas de fala;
  • Perda de memória;
  • Insônia;
  • Mau-humor recorrente.
ajax dedetizadora e desentupidora

Como é feito o Diagnóstico da doença?

O diagnóstico é feito de acordo com os sintomas considerados típicos, como as manchas avermelhadas, dores nas articulações e claro, através de um exame de sangue, a fim de detectar anticorpos relacionados a bactéria.

Comumente, os especialistas fazem diversos testes de sangue para medir os anticorpos contra bactérias. Porquanto, os anticorpos se desenvolvem em mais de 94% das pessoas que foram infectadas dentro de um intervalo de um mês. Nesse sentido, a interpretação dos resultados é bem difícil, pois existem muitas outras doenças que geram os mesmos sintomas.

Existe Tratamento?

Com efeito de minimizar as dores ocasionadas pela doença, tal como, de evitar complicações, o tratamento é feito à base de antibióticos via oral.

Em casos mais severos, é necessário a inserção de um marca-passo temporário no paciente, com o intuito de evitar o bloqueio cardíaco.

Embora os medicamentos erradiquem as bactérias, aliviando a artrite, saiba que a inflamação continua.

Que médico trata da Doença de Lyme?

Dentre os especialistas recomendados para diagnosticar a Doença de Lyme estão:

  • Clínico geral
  • Infectologista
  • Dermatologista
  • Neurologista
  • Reumatologista.

É possível Prevenir a Doença de Lyme?

Existem alguns meios de prevenir o contato direto com o carrapato, maior transmissor da Doença de Lyme. Como por exemplo, realizando periodicamente uma dedetização residencial.

Além disso, para combater carrapatos é essencial evitar caminhadas em locais com mato alto, presença de animais silvestres, como é o caso da capivara, por exemplo. Evitar realizar trabalhos manuais, como roçar matas e moitas, sem estar devidamente protegido(a).

É imprescindível, aplicar repelentes em insetos que surgem em locais fechados, como dentro de casa e áreas comerciais.

Portanto, o melhor método preventivo é a dedetização!

Precisando acabar com carrapatos para evitar doenças graves como a doença de Lyme? Fale com a AJAX! A gente liga para você!

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP